Sobre o autor

        Alexandre Lobão, nascido no Rio de Janeiro, é um dos escritores do Instituto Casa de Autores (www.CasaDeAutores.org), ONG criada para estimular a leitura no Brasil.
         Com uma produção eclética, tem 11 livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo um romance (“O Nome da Águia” – http://www.ONomeDaAguia.com), um livro de contos (“A Caixa de Pandora e outras histórias”), um infanto-juvenil (“Uhuru”) e um livro infantil (“A Verdadeira História de Papai Noel”), além de participar em diversas coletâneas.
         Seus contos foram premiados no concurso "Monteiro Lobato", em 2004, no concurso “Machado de Assis”, de 2006, e no concurso “FC do B”, de contos de Ficção Científica, nas edições de 2006/2007, 2008/2009 e 2010/2011.  Além destas premiações, o autor tem atuado como jurado em diversos concursos literários desde 2009.
         Além de literatura, Alexandre transita em outras mídias, tendo produzido diversos roteiros para quadrinhos, desenhados por artistas de diversas partes do país, e roteiros para cinema e animação. Um de seus roteiros, “X”, ficou em primeiro lugar na V Mostra Competitiva de Vídeos do Interior São Paulo.
         Seus trabalhos, incluindo informações para imprensa e sobre livros em produção, podem ser conferidos em http://www.alexandrelobao.com, e em seu blog, Facebook )(http://www.facebook.com/AlexandreLobao.Oficial) e Twitter (http://Twitter.com/AlexandreLobao).

Livros e Publicações

Livros Publicados - Literatura
  • ““Uhuru”, infanto-juvenil, 100 pp, LGE Editora, 2009
  • “A Verdadeira História de Papai Noel”, infantil, Franco Editora
  • “O Nome da Águia”, 320 pp, 2008, Novo Século Editora, Romance
  • “A Caixa de Pandora e Outras Histórias”, 144 pp, 2000, Thesaurus Editora, Contos
Livros Publicados - Criação de Jogos Eletrônicos
  • Programação de jogos com XNA 3.0, 400 pp, Brasport Editora, 2009
  • Nos Estados Unidos: XNA 3.0 Game Programming (2008), Game Programming with XNA 2.0 (2007), Game Programming with XNA (2006),  .Net Game Programming with DirectX (2005), Beginning .NET Game Programming in C# (2004), Beginning .NET Game Programming in Visual Basic .Net (2002),  A!Press Publishers
Premiações:
  • 1o lugar na V Mostra Competitiva de Vídeos do Interior São Paulo, com o roteiro de animação “X”, produzido Ricardo Arroyo
  • FC do B – Ficção Científica Brasileira, 2010/2011, com o conto “Asas”
  • FC do B – Ficção Científica Brasileira, 2008/2009, com o conto “Betes!”
  • FC do B – Ficção Científica Brasileira, 2006/2007, com o conto “Sete dias”
  • Concurso SESC - Machado de Assis, 2006, com o conto “Cila”
  • Concurso SESC - Monteiro Lobato, 2004, com o conto “A Verdadeira História de Papai Noel”
Inéditos:
  • “As Incríveis Memórias de Samael Duncan”, romance com a transcrição dos diários do aventureiro Samael Duncan.
  •  “Como Escrever um Romance de Sucesso”, análise de fatores comuns de romances de sucesso

Participação em eventos literários como autor convidado

  • V Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis, maio de 2013
  • 1ª Bienal Brasil do Livro, Brasília, abril de 2012
  • IV Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis, maio de 2012
  • III Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis, 2011
  • II Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis, 2010
  • Feira do Livro de Brasília, 2010
  • I Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis, 2009
  • I Feira Literária de Unaí, 2009
  • I Feira Literária de Valparaíso de Goiás, 2009
  • Feira do Livro de Brasília, 2009
  • projeto BIA-DF, de formação de educadores e tutores, 2008
  • Feira do Livro de Brasília, 2008
  • Feira do Livro de Brasília, 2006

Atuação como jurado

  • Concurso “Brasília é uma festa” de contos adultos, 2012
  • Concurso SESC-DF de contos adultos, 2012
  • “1º Desafio para Escritores de 2012” da Câmara Federal dos Deputados
  • Etapa do DF do concurso “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo, 2011
  • Concurso SESC-DF de contos adultos, 2011
  • Concurso SESC-DF de contos infantis, 2010
  • Concurso SESC-DF de contos infantis, 2009

Oficinas e Palestras

  • “Workshop de Escrita de Ficção”, curso de 3 dias para profissionalização de escritores, apresentando técnicas de uso internacional para apoio à criação literária
    • Público alvo: escritores, roteiristas e interessados na teoria da produção literária
  • "Desmistificando o uso da tecnologia em sala de aula", sobre uso de Facebook, Twitter, Wikipedia, YouTube e outros recursos para aumentar o interesse dos alunos e aprofundar o estudo de diversas matérias.
    • Público alvo: professores, pedagogos, pais e estudantes
  • “Educando futuros escritores”, sobre como estimular as crianças a lerem mais, a partir de atividades de criação de histórias
    • Público alvo: professores e monitores
  • “Escrever é mais divertido que desenhar”, sobre a organização da estrutura das histórias e criação de personagens
    • Público alvo: Estudantes da primeira à quinta séria
  •  “A Arte de Escrever”, sobre limites entre técnica e arte de escrever
    • Público alvo: Público em geral, em especial estudantes de letras, jovens e adultos interessados em literatura
  • “Leitura crítica”, sobre como realizar uma leitura crítica completa de um original
    • Público alvo: estudantes de letras, jovens e adultos interessados em literatur
  •  “Como Escrever um Romance de Sucesso”, palestra mostrando pontos em comum de romances best-sellers
    • Público alvo: Público em geral, em especial estudantes de letras, jovens e adultos interessados em literatura
  • “Roteiros de quadrinhos: da criação à publicação”, sobre criação e comercialização de roteiros de quadrinhos
    • Público alvo: estudantes de letras, jovens e adultos interessados em produção de histórias em quadrinhos