6 de junho de 2011

"O Caso Laura", de André Vianco

oje gostaria de falar um pouco sobre "O Caso Laura", livro mais recente de André Vianco.
Falar d"O Caso Laura" é difícil, principalmente se a meta é escrever sem estragar as surpresas do livro - o que é meu caso aqui. 
Como leitor, basta dizer uma palavra: GOSTEI. 
André Vianco continua acertando a mão, escrevendo histórias que despertam a curiosidade do leitor nas primeiras páginas e conseguem manter o pique até o fim.  Ainda assim, "O Caso Laura" tem um pique diferente, quando for filmado será um filme de suspense e tensão, ao invés de terror e ação como outros do autor.  Digo "quando" porque este livro, como todos os do André, passa ao leitor aquela sensação de estar assistindo a um filme, e acredito que é só questão de tempo e verbas para que eles comecem a pipocar no cinema.
A primeira impressão do leitor, desde a capa até as primeiras páginas do livro, é de que André resolveu de aventurar em um novo gênero, o policial, com um certo quê de noir. Mas logo pequenas pistas vão indicando que há mais na história que os olhos podem ver.  As revelações vão acontecendo aos poucos, mantendo o leitor curioso e imaginando explicações, e apenas nas duas últimas páginas do livro é que o leitor fica sabendo das motivações dos personagens, e a história fecha com chave de ouro.
Ainda como leitor, vale dizer que a história leva o leitor em uma montanha-russa de emoções, especialmente ao final.  Se até certo ponto o leitor fica ora curioso, ora tenso, no final as emoções mudam de raiva, depressão e preocupação para surpresa e júbilo em uma velocidade tão grande que, confesso, não consegui conter as lágrimas. Tudo bem, confesso que sou mesmo emotivo, mas não é todo livro que me emociona assim.  O final arremata a história de maneira perfeita, deixando o leitor com um sorriso nos lábios e uma sensação de satisfação - o que é difícil tendo em vista os apuros por que passam os personagens nas duas tramas que compõe a obra!
E se estes comentários pareceram "genéricos" demais, desculpem, mas esta é a ideia. Não vou falar se o livro tem vampiros (marca registrada do André) ou não, nem sobre o que realmente é a obra, porque qualquer coisa que eu fale pode estragar as surpresas.  Fica a recomendação: Leia e divirta-se!

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: