21 de novembro de 2011

Dicas para escrever de Stephen King - Parte 1


uanto mais eu estudo sobre técnicas de escrita, mais percebo o quanto há para aprender. 

Antes de continuar, um recado muito sério: cuidado para não se tornar mais um "escravo da arte", perdendo tempo com mil estudos técnicos e nunca tendo tempo para escrever.  A menos, é claro, que ao invés de escritor você queira fazer uma carreira como pesquisador, crítico literário, editor ou agente literário.

Ressalvas feitas, vamos à minha mais recente "descoberta", o livro "On Writing" de Stephen King.
Não vou entrar profundamente no conteúdo do livro, mas apenas dar algumas pinceladas a partir das anotações que fiz dos pontos que julguei mais interessantes.  Neste post, vou falar sobre algumas ideias gerais, que completam o que sempre tenho falado aqui, talvez de uma forma mais "solta".  No próximo post abordarei a diferença mais polêmica entre a forma de trabalho do Rei e a dos estruturalistas, que usualmente defendo aqui.Cuidado para não ser mais uma "vítima da arte"!
Estudar sobre técnicas de escrita é importante, mas h
á apenas um verdadeiro jeito de aprender a escrever: escrevendo!
Em seu livro, Stephen King sugere que o escritor organize ferramentas de forma a estar sempre ciente de que elas existem, e possa sacá-las nos momentos necessários. 
Precisamos entender estes elementos da escrita, e quais só melhoramos nosso domínio sobre eles exercitando - ou seja, escrevendo:
  • Ortografia e Gramática: São as ferramentas mais básicas de qualquer escritor.  O escritor precisa conhecer profundamente sua língua, não no sentido de saber o nome de cada termo da frase em suas análises sintática e semântica, mas sim no sentido se saber usar sua língua sem cometer erros.  Obviamente revisores existem para corrigir deslizes, mas a qualidade do texto precisa se sustentar por si só, antes da revisão.
  • Narração:  É a simples habilidade de contar como a trama evolui do ponto "A" para o ponto "B", e do "B" até o "C", seguindo até o "Z", no fim do livro, sem perder o encadeamento.
  • Descrição: É a habilidade de dar "senso de realidade" à história, a capacidade de incluir pequenos detalhes aqui e ali, sem exagerar nem deixar faltar.
  • Diálogos: escrever diálogos é uma arte difícil de dominar, e que só se aprende observando como as pessoas falam, escrevendo, revisando e escrevendo de novo. Parecer natural é o maior desafio.
Outra dica importante: Use sua experiência pessoal no livro, isto enriquece muito o resultado final.  Os livros de John Grisham ("A Firma", "O Cliente", etc) são interessantes não só porque ele escreve bem, mas porque ele escreve sobre o que conhece (ele é um advogado), e por incrível que pareça pessoas gostam de ler sobre o trabalho de outras pessoas.  Assim, e você é um encanador, mas gosta de escrever Ficção Científica, que tal escrever uma história de um encanador que atua em naves espaciais?  Parece absurdo, mas este mix de realidade com ficção pode ser justamente o que sua história precisa para decolar.
E não esqueça que sua "experiência" não se limita à sua profissão:  inclua aqui suas viagens, leituras, estudos, filmes, e tudo o que compõe a sua bagagem pessoal!

Lembre-se também que o escritor é um "curioso profissional". Tudo pode ser aprendido por observação: diálogos, hábitos, detalhes de locais e pessoas.  Preste atenção em seus sentidos!  Que cheiro tem seu trabalho ou sua escola?  Que barulhos você ouve de sua janela, à noite?  Qual o gosto da comida do bandejão da universidade? E o gosto da vitória? Como é a carícia das folhas de grama em seus pés descalços, depois de uma chuva?

Última e importantíssima dica deste post: Estabeleça uma rotina de trabalho!  Stephen King sugere que iniciantes devem reservar um espaço para escrever, onde possam se concentrar sem serem perturbados, e ali se sentem até que escrevam 1.000 palavras, todo dia.  Ele completa dizendo: "como estou me sentindo bonzinho, pode tirar um dia por semana para descansar; mas NUNCA levante antes terminar as 1000 palavras."

No próximo post, daqui a poucos dias, a segunda parte, com as dicas mais "bombásticas"!

Gostou?  este post!

5 comentários:

Ronperlim disse...

Bela são as dicas, dignas de serem partilhadas.

Em breve irei adicioná-los ao meu blog.

Convido-o para participar do blog http://indigitar.blogspot.com/ que estar em fase de construção com uma nota biográfica com foto, uma descrição do seu blog e envie para ronperlim@bol.com.br. O objetivo é divulgar autores e blogs de qualidade.

Abraço!

Diário de uma mulher despeitada disse...

Conheci teu blog através do blog da Vânia e gostei muito. Estou enveredando pelos caminhos da escrita há um ano e tenho gostado muito. Acompanhar você vai me ajudar nessa caminhada. Abraços. http://diariodeumamulherdespeitada.wordpress.com/2011/11/26/eu-sou-chata/ Ida Lenir

Alexandre Lobão disse...

Valeu, Ida. Conheci seu blog e seus escritos contundentes, parabéns!

E se eu puder ajudar em algo de verdade, é só falar! :)

[]s

Alexandre Lobão disse...

Grato pelas palavras e pelo convite, Ronaldo. Encaminhei um e-mail com as informações solicitadas!
[]s

Mirian Fidelis Guimarães disse...

Uau adorei a parte das 1000 palavras... Preciso me policiar e fazer isso todos os dias... Excelentes dicas não?