14 de junho de 2013

Filmes sobre escritores, para assistir e inspirar-se




R
oteiros de filmes e livros de ficção podem, a princípio, parecer dois mundos isolados, mas como veremos no Workshop de Escrita de Ficção, os processos de criação (definição da premissa, estruturação da história, escrita das cenas principais, preparação da resumo/ementa geral da obra, criação da lista de cenas, detalhamento das cenas...) são idênticos em quase toda sua totalidade. 
Por mais improvável que possa parecer para quem não conhece os detalhes técnicos de produção, o que diferencia um livro de um filme é simplesmente o passo final, quando pegamos a lista de cenas detalhadas e escrevemos um livro, ou  produzimos um filme.

No que nos interessa como profissionais, vale destacar que apesar de serem artes baseadas em mídias totalmente diversas, cada uma com seus recursos únicos e intransponíveis, quando falando em criação a Literatura e o Cinema são muito semelhantes.
Obviamente, o conteúdo de uma lista de cenas preparada para escrever um livro pode até ser diferente de uma que conte a mesma história, mas preparada para produzir um filme, até porque o roteirista ou escritor produz as cenas já pensando em como melhor explorar as características únicas de cada mídia. Mas o processo é - eu reforço - exatamente o mesmo."Talento é sorte. O importante na vida é ter coragem.”
Allen Stewart Konigsberg, mais conhecido como Woddy Allen, cineasta, escritor e comediante
Mas hoje quero falar sobre filmes. Inspirado pelo recente post sobre filmes de escritor do Escriba Encapuzado, resolvi reviver este artigo de 2011 com listas de filmes que creio serem úteis para qualquer escritor, incluindo uma série de filmes a mais que conheci desde então. 

Primeiro, a lista de filmes com personagens significativos (nem sempre protagonistas) que são escritores.  Você anda desanimado com a profissão, precisando de uma injeção de motivação?  Assista estes filmes, sempre funciona comigo!
  • Meia-noite em Paris - O filme tem diversos níveis de profundidade, e se você conhece um pouco da história dos escritores mostrados, é bem mais interessante pois, apesar de caricaturados, eles aparecem exatamente como você esperaria.  Aproveitem que ainda está passando e assistam!
  • Adaptação, com Nicholas Cage, falando sobre bloqueios, arte e mercado
  • Mais Estranho que a Ficção, excepcional brincadeira de metarrealidade envolvendo autor, personagem e obra
  • Joga a mamãe do trem, com um professor de escrita e tutor de autores
  • Encontrando Forrester - Com um escritor depressivo que ensina técnicas a um menino
  • Janela Secreta, com Johnny Depp. É mais um filme de terror que de escritor, mas ainda assim bem significativo.
  • O Escritor Fantasma, que é mais um filme de ação que de escrita, mas de repente vale incluir na lista, sobre um escritor que é contratado como Ghost Writer para escrever a biografia de um ex-ministro britânico.
  • Ela vai ter um bebê, filme de 1988 onde Kevin Bacon é um escritor que tem uma vida, digamos, "mediana". O fato de ele ser escritor pouco contribui para a trama, mas o filme vale a pena pelas metáforas visuais - os sentimentos são mostrados como cenas à parte.
  • Crimes de autor (Roman de Gare), filme de suspense que brinca com o poder do autor de dar veracidade a uma história (sugestão de Camila Mello)
  • Capote, filme que conta a vida de Truman Capote, escritor americano (sugestão de Lucas Vitoriano)
  • As Horas, filme que mostra Virginia Woolf e outras mulheres influenciadas por seus livros (sugestão de Lucas Vitoriano)
  • Pergunte ao pó, filme que relata os conflitos de um aspirante a escritor que vive entre sua paixão com uma garçonete e os sonhos de ser um grande escritor (sugestão de Lucas Vitoriano)
  • Misery, filme adaptado do livro de Stephen King que conta a história de um escritor que sofre um acidente e é ajudado por uma fã, que depois se mostra uma maníaca.
  • O Retorno, com o excelente Morgan Freeman, contando a história de um escritor que após a morte da esposa não consegue mais escrever e se torna alcoólatra, até passar um verão em uma casa emprestada e conhecer uma família que muda sua vida.
  • As Palavras, que conta a história de um escritor que publica um trabalho que não é seu, mas à medida que o sucesso da publicação cresce a mentira fica mais e mais difícil de manter.
  • Ruby Sparks, comédia romântica onde uma personagem criada por um escritor literalmente "cria vida" e se torna sua namorada. O problema dele é o mesmo de todo o escritor: quanto mais o personagem cria vida, mais se torna independente de seu criador...
  • Escritores da Liberdade, onde uma professora estimula seus alunos carentes a rescreverem suas histórias, expondo dramas e mudando vidas.
  • Mistérios e Paixões, sobre um aspirante a escritor que trabalha como desinsetizador e que, levado pela esposa, acaba usando o inseticida como droga, o que gera cenas, digamos, bastante curiosas.
  • Diário de um Jornalista Bêbado, que conta a história do jornalista e pretenso escritor Paul Kemp, ao conseguir emprego como colunista em um jornal na ilha de Porto Rico.
  • Armadilha Mortal, que conta a história de um escritor de peças em decadência que, ao conhecer o trabalho genial de um novato, planeja matá-lo para se apossar de sua peça.
  • Dentro de casa, que conta a história de um estudante de literatura que escreve sobre a casa de um amigo e, pela sua genialidade, revive a paixão pela literatura de seu professor.  No entanto, os textos do estudante provocam repercussões inesperadas e incontroláveis. 
  • Protegida por um anjo, filme de suspense sobre uma escritora que não consegue mais escrever após a morte do filho e, ao viajar para uma praia distante em busca de isolamento, acaba se deparando com algo sobrenatural.
  • Cortinas Fechadas (Pardé), um filme que mostra um escritor iraniano que se tranca em casa, com cortinas fechadas, mas cujo isolamente é interrompido por pessoas, ou fantasias, ou facetas de sua personalidade, em uma trama que é tão metafórica em alguns momentos que chega a ser difícil de entender.  
A segunda lista é de filmes que tem, digamos, narrativas sofisticadas.  Como vocês já estão animados pelos filmes da primeira lista, agora vou propor o exercício que eu faço ao ver os filmes a seguir: assista-os e pense como você poderia transpor as técnicas narrativas usadas por eles para um livro.
  • Magnólia: Diversas histórias são contadas em fragmentos, e se unem ao fim.
  • Amnésia: História contada "de trás para frente", em fragmentos, com uma trama paralela que anda em tempo normal.
  • O Labirinto do Fauno (sugestão de Rodrigo Rahmati): filme que brinca com imaginação e realidade, sem deixar claro se o que vemos é verdadeiro ou não.
  • A Esposa do Viajante do Tempo, Donnie Darko, A Origem, A Viagem ("Cloud Atlas"), Efeito Borboleta, Primer (provavelmente o mais sofisticado destes): filmes com viagens no tempo ou similares, que provocam "viradas" na narrativa
  • A vida em preto-e-branco, Matrix (o primeiro da série), O 13o Andar, Ink, Dark City (o de 1998, não o mais recente), Quero ser John Malkovich, O Show de Truman: filmes que contestam a realidade em que vivemos, com diversas propostas diferentes
  • Identidade, filme que conta duas histórias que se unem em um final surpreendente (sugestão do leitor Lucas Vitoriano)
Por fim, uma lista com apenas três filmes que para mim significam muito, pois despertaram um sentimento muito específico, tão específico que deveria ter um nome: a sensação de ter visto apenas um pedaço de uma história maravilhosa, a sensação de ter gostado muito de algo mas saber que este algo é parte de um todo muito maior, e ficar com vontade de ver mais.
  • Peixe Grande: Onde um filho revive as histórias de vida de seu pai, em que ele nunca acreditou, apenas para descobrir que, no fundo, toda história tem um quê de verdade.
  • O Incrível Caso de Benjamin Button: De novo, uma história de uma vida incomum, revivida por alguém que tem acesso a fragmentos desta vida a partir da narração de outra pessoa.
  • Lições para toda a vida (Second Hand Lions): Um garoto vai viver com dois tios no interior, e descobre aos poucos a vida extraordinária que viveram antes de pararem por ali.
E você conhece outros filmes protagonizados, ou quase, por escritores?
Conhece filmes com narrativas incomuns?
E filmes que te tocaram de um jeito profundo, a ponto de você querer escrever um livro? 
Comente, pois eu realmente gostaria de ampliar estas listas!

E, lembrando mais uma vez, as inscrições para o Workshop de Escrita de Ficção são limitadas, garanta já sua vaga!  


Gostou?  este post!

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótima postagem. Obrigado verdadeiramente pelas dicas.

Alexandre Lobão disse...

Valeu, 'Anônimo'! :)

Lembro que este post é "vivo", quem tiver sugestões de filmes pode encaminhar!

Nara disse...

Gostaria de saber mais informações sobre o workshop de escrita de ficção...datas, se é on line etc. Moro em POA.
Adorei o post sobre os filmes.

Nara disse...

Gostaria de saber mais informações sobre o workshop de oficina de criação. Adorei o post dos filmes.
Nara - POA

Denise disse...

Sugiro:Protegida por um anjo

Alexandre Lobão disse...

Oi Nara,

Deixe seu e-mail ou telefone em um comentário para que eu possa entrar em contato; vai haver uma nova turma do WEF - Workshop de Escrita de Ficção nos dias 9 e 10 de julho (2016). Veja detalhes em http://www.AlexandreLobao.com/Workshop

Alexandre Lobão disse...

Oi Denise,
Vou procurar este filme para assistir, aí coloco aqui. Se puder comentar um pouco sobre ele, de repente coloco logo na lista!
Valeu!