8 de janeiro de 2014

Metas para escritores em 2014 - pequeno manual de uso



Ano novo, vida nova.
A frase é obviamente um clichê, coisa que você deve evitar a todo custo em seus textos, mas nem por isso menos verdadeira.
Pensando racionalmente, o amanhecer do primeiro dia do ano é apenas mais em uma infinidade de amanheceres que a humanidade já vivenciou, e a tão falada "virada de ano" infelizmente (ou, quem sabe, felizmente) não tem nenhum efeito mágico sobre a realidade que enfrentamos (e desfrutamos) no dia anterior.
No entanto, é inegável que a cada início de ano somos levados pelo clima geral de renovação a repensar nossos rumos, definir novas metas, buscar novos horizontes físicos, virtuais, profissionais, mentais e/ou espirituais.
Classicamente, todo ano começo falando um pouco das minhas metas do ano anterior, aproveitando o blog para levar alguma reflexão sobre o que fiz e o que pretendo fazer, na expectativa de que isso anime cada um de vocês a fazer o mesmo: definir objetivos e rumos, e fazer planos para atingi-los.
Ano passado atingi muitas de minhas metas, e consegui coisas que nem tinha como divisar no início do ano.  2014 promete, com grandes expectativas de crescimento como escritor.
Este ano, no entanto, vou fazer um post diferente. Ao invés de falar de minhas metas passadas e futuras, vou falar um pouco sobre o processo de criar metas, que é essencial para que você efetivamente consiga atingi-las.
"Além das metas de realidade, defina metas de sonho: se as primeiras nos mantém vivos, as últimas é que fazem a vida valer a pena"
Nada complexo, mas como sempre acreditei que a verdade está nas coisas simples, até porque é mais fácil de mantê-las, acho que este é o caminho certo. Ou pelo menos um deles.  Vamos, então, às minhas dicas para que você defina suas metas deste ano, na área de escrita ou outra qualquer:

  1. Escrever as metas é essencial. Nada de preguiça, de dizer "já sei o que eu quero".  Escrever dá substância às suas metas, é a forma de você realizar um pacto consigo mesmo para atingi-las.
  2. Deixe suas metas visíveis. Sempre. Abrir o armário ou sentar à mesa do trabalho todo dia e se deparar com suas metas lembra você de seus objetivos, e o ajuda a tirar a cabeça da rotina que enterrada todas as metas, se você não tomar cuidado.
  3. Defina poucas metas.  A primeira vez que escrevi minhas metas, décadas atrás, eu tinha uma lista de dezenas de coisas que eu queria atingir. Isso não funciona, pode acreditar em mim!  Mantenha um caderninho com todas suas ideias, tudo o que você deseja realizar; mas as metas precisam ser poucas, o suficiente para incentivarem você a continuar se esforçando, mas nunca tantas que o/a desanimem por saber que nunca atingirá todas.
  4. Defina metas possíveis, quantitativas, e que dependam de seu esforço. Não coloque metas do tipo "ganhar na loteria", mas sim "terminar meu livro" ou "passar no vestibular".  Ao invés de "conseguir uma grande editora para meu livro", por exemplo, sua meta deve ser "Preparar meu livro para envio, entrar em contato e enviá-lo a doze grandes editoras, fazendo o posterior acompanhamento".
  5. Defina datas e pontos intermediários para cada meta. Se você não fizer isso, nunca saberá se está chegando perto de sua meta ou não. Por exemplo, divida o que falta para terminar seu livro em doze partes, bem definidas, e conclua cada uma destas partes ao fim de cada mês como ponto intermediário.
  6. Reavalie suas metas anteriores, descubra os problemas que o impediram de atingi-las, e faça planos para resolver estes problemas. Se você não conseguiu uma editora para publicar seu livro, o problema está no livro, ou na forma de envio para as editoras? Posso melhorar meu livro com uma leitura crítica e o apoio de um coach? Posso melhorar a forma como envio, fazendo contatos em eventos ou por telefone, buscando saber como cada editora espera receber o original, preparando uma carta de apresentação, um plano de divulgação ou algo mais que possa convencer as editoras?
  7. Efetivamente repense suas metas.  Aproveite este momento para redefinir os rumos de sua vida e os próximos passos de sua carreira, seja ela qual for. Se está difícil conseguir uma editora , que começar publicando por conta própria (hoje em dia fazemos isso até de graça, virtualmente...)? Ao invés de publicar, que tal começar criando uma plataforma, uma base de leitores, através de blogs ou redes sociais? Pergunte-se, sinceramente: "Escrever realmente é algo prazeroso para mim, ou estou querendo ser escritor pelos motivos errados?"
  8. Faça isso AGORA. Não deixe para escrever suas metas depois, porque isso sempre dá em nada. Saque um papel e uma caneta e comece a esboçar suas metas; e deixe este par no bolso até que você tenha uma visão bem clara do que você deseja atingir este ano.
  9. Saiba o COMO você vai atingir suas metas.  Se você não sabe como atingir uma meta, não a inclua em seu plano. Pense em outra meta, algo que você saiba como atingir, e que será um primeiro passo para aquela primeira meta, mais ambiciosa.
  10. Comece hoje. Atingir metas é um trabalho longo, de meses de esforço - e meses começam que precisam começar hoje, e continuar a cada dia, sob a pena de não atingi-las ao fim do ano. Todos os dias você precisa fazer algo, efetivamente, para chegar mais perto de suas metas. Apenas pensar nas metas não vai levá-lo a lugar nenhum, exceto à frustração.
Para concluir, o conselho mais importante de todos: Metas são pessoais. Nunca defina uma meta apenas para agradar alguém - mas também não se esqueça de investir tanto no sonho quanto na realidade.
As metas baseadas em nossos anseios, em nossos sonhos, são as que nos animam a viver, as que colocam um sorriso maior em nosso rosto todos os dias.
No entanto, as metas baseadas na realidade, as metas de melhorar no emprego atual ou de passar em um concurso ou para uma universidade, são aquelas que garantirão o pão em nossa mesa para sobrevivermos até atingirmos nossos sonhos!
E podem acreditar: Há muitos sorrisos, também, escondidos nestas metas da realidade!

E você, quais são suas metas para 2014? Tem alguma dica para ajudar os colegas escritores a definirem - e realizarem - suas metas?

Gostou? Tweet este post!

Nenhum comentário: