12 de janeiro de 2015

5o Workshop de Escrita de Ficção do Vida de Escritor!

A
migos Escritores,
Saramago, escritor português ganhador do Nobel, disse certa vez que “somos todos escritores, só que uns escrevem, outros não”.
Samuel Johnson, escritor inglês do século 18, já dizia que “O que é escrito sem esforço, geralmente é lido sem prazer”.
Que tal, então, exercitar seu lado de escritor e expandir tanto seu lado artístico quanto profissional?

Este post é para convidá-lo(a) a participar e, ao mesmo tempo, pedir sua ajuda para divulgar o “5º WEF - Workshop de Escrita de Ficção”, quinta edição de meu evento que ensina as técnicas profissionais que são usadas para produção de romances e roteiros e que buscam unir estas duas dimensões da escrita, e com as quais muitos de vocês já tiveram um primeiro contato aqui no "Vida de Escritor"

No Brasil, se você quer ser músico, artista plástico ou ator, você encontra universidades de Música, Artes Plásticas e Artes Cênicas... Mas e se você quer ser escritor? Enquanto nos Estados Unidos e Inglaterra os primeiros cursos acadêmicos de storytelling apareceram nos anos 50, no Brasil temos ainda poucos destes cursos, ainda sem uma grande tradição. O resultado disso é que há no mundo anglo-saxão centenas de livros e cursos sistematizando técnicas para organizar e orientar o trabalho do escritor, sem que ele precise abrir mão de sua criatividade, mas muito pouco disso chega ao Brasil.

Pois este workshop é justamente uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre estas técnicas, incluindo teoria e exercícios práticos que levam desde e ideia inicial até a estruturação das tramas da obra, passando por pontos essenciais como a criação de personagens e técnicas sofisticadas para aumentar a imersão do leitor no livro. O evento inclui apresentações e atividades práticas para fixar os conceitos, e todos que participaram das edições anteriores foram unânimes em dizer que o evento abriu-lhes os olhos para todo um novo mundo na profissão de escritor, que eles não sonhavam existir – consulte os depoimentos no site do evento.
         
O workshop vai acontecer dias 7 e 8 de março, no CCB, 601 Norte, em Brasília.  
Veja mais informações a seguir, e mais detalhes, inclusive valor da inscrição e como se inscrever no site: http://alexandrelobao.com/workshop
             
Agradeço desde já pelo interesse e qualquer apoio que possam dar na divulgação, e qualquer dúvida basta escrever um comentário no post, ou entrar em contato direto comigo via e-mail.

5o Workshop de Escrita de Ficção


O que é o Workshop de Escrita de Ficção:
Quando nos deparamos com algum mega-sucesso de vendas, em sua esmagadora maioria de autores estrangeiros, nos perguntamos o que é que estes autores têm que torna seus livros algo excepcional. Seguramente seu caminho não foi fácil, e o sucesso só foi conquistado com muito esforço e talento. Mas, a não ser em casos excepcionais, o talento e a persistência não foram os únicos ingredientes na receita de sua escrita.

Nos trabalhos de J. K. Rowling, Dan Brown, Stieg Larsson, James Patterson e outros, que venderam milhões de exemplares de seus best-sellers, é possível identificar a utilização de técnicas bem determinadas que tornam a obra coesa e a leitura ágil.

Estas técnicas, que incluem ferramentas para a construção de premissas, desenvolvimento e sustentação da trama, definição dos personagens e construção das cenas, entre outras, são ensinadas fora do Brasil em cursos de graduação em Storytelling - e com certeza foram praticadas intensamente por estes autores, que as dominaram e se aperfeiçoaram em seu uso.

Apesar dos cursos acadêmicos e independentes existirem e estarem em contínua melhoria há décadas no exterior, somente agora os autores brasileiros vêm acordando para a importância de aplicá-las em seu trabalho. Mais importante ainda, os editores nacionais cada vez mais buscam autores que tenham absorvido estas técnicas, que aumentam as chances de suas obras tornarem-se sucesso de vendas.

Para atender aos autores que estejam à procura de aperfeiçoar seu trabalho, o Workshop de Escrita de Ficção apresenta estes conceitos de forma clara e objetiva, aliando palestras teóricas com exercícios para reforçar as técnicas apresentadas. Além disso, a experiência dos facilitadores como escritores, palestrantes e condutores de oficinas de escrita criativa é agregada à experiência de cada aluno, criando um ambiente criativo de alta sinergia e intenso aproveitamento do aprendizado.

O conteúdo:
O workshop apresenta técnicas para estruturar o trabalho do escritor desde a ideia inicial até o planejamento das cenas, dos pontos de virada e do clímax da estória, oferecendo uma organização que orienta seu trabalho e evita os temíveis “bloqueios de escritor”. Nos dois dias serão vistas técnicas para estruturação da trama, desenvolvimento de personagens, artifícios para prender a atenção dos leitores e dicas sobre o mercado editorial.

Como acontece o workshop:

Nós acreditamos que somente a prática pode levar ao aprendizado e é este o enfoque didático que damos ao treinamento. Assim, o peso das oficinas equivale ao das palestras, e todos os tópicos abordados são objeto de exercícios individuais ou em grupo.

O que o WEF tem de diferente:
Os escritores latinos em geral têm sua capacidade literária mais desenvolvida do que seu lado técnico, aquele que seria voltado para o storytelling. Isto não é nenhuma característica diferenciada de nossa parte, mas sim porque as universidades e as academias no Brasil estão muito mais voltadas para o aspecto literário do que para a eficiência do contar.
A não ser em raros casos, os workshops realizados no Brasil não envolvem as técnicas de escrita de ficção, sendo muito mais voltados para o lado da estética da escrita, ou seja, seu lado literário. O foco deste workshop é em prover ferramentas práticas, úteis e simples para organizar o trabalho de produção de um livro.

Nenhum comentário: