2 de maio de 2015

Seis passos para a criação de personagens únicos

O
 que faz um personagem ser inesquecível?
As respostas são muitas, tanto que há livros inteiros sobre criação de personagens, a maioria - infelizmente - em inglês.
Mas, a mesmo tempo, há uma resposta simples, única, que pode ser resumida em uma palavra: Empatia.

O leitor precisa se identificar, precisa ser capaz de se enxergar na pele do personagem ou, no mínimo, aceitar em um nível profundo, subconsciente, que uma pessoa poderia agir exatamente daquela forma - uma pessoa com quem ele se preocupa.  Bons personagens deixam o leitor perceber, nas entrelinhas, sua personalidade, pequenas manias, gostos e passatempos. Além disso, estes personagens fogem dos estereótipos e agem como pessoas reais ou, em outras palavras, não são homogêneos, evoluem dentro da trama e, em situações diferentes daquelas de sua rotina, mostram que são mais profundos e são capazes de tomar decisões que vão além do seu perfil básico.

Mas como conseguir esta "mágica" de criar personagens que importam? O que marca a individualidade destes personagens, de forma que o leitor não vê clichês (mesmo que eles existam...), se angustia quando o personagem está em perigo, se preocupa quando ele inicia uma nova jornada, se emociona quando ele supera obstáculos ou a si mesmo? "Boas histórias acontecem porque seus personagens são bons, e não o oposto. Pense bem nisso!"

Hoje gostaria de trazer a contribuição da escritora Linda Seger, que em seu livro “Creating Unforgettable Characters” (“Criando Personagens Inesquecíveis”, em tradução livre), apresenta uma técnica simples, em seis passos, que considero excepcionalmente feliz em sua amplitude e profundidade ao responder estas questões:

  1. Forme uma ideia geral do que será o personagem, através de observação e experiência.
  2. Adicione a esta ideia geral os primeiros detalhes que definirão o personagem (objetivo de vida e meta na história, principalmente).
  3. Dê consistência ao seu personagem, incluindo passado, capacidades, etc; de forma a criar um personagem que “faça sentido”.
  4. Adicione pequenas falhas, detalhes paradoxais ou ilógicos, de forma a tornar o personagem mais interessante.
  5. Aprofunde o personagem trabalhando na qualidade de suas emoções, valores e atitudes.
  6. Adicione pequenos detalhes que tornem o personagem único e especial.
Para complementar o assunto e dar margem a mais reflexões, confira alguns dos posts onde já falei sobre este assunto: Criando personagens melhores Como criar personagens inesquecíveis e Como dar vida a seu personagem.

Quer saber mais? Há dois eventos absolutamente imperdíveis para quem deseja conhecer mais sobre este mundo e se profissionalizar como escritor:
  • Dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, centenas de escritores se reunião no Congresso 2015 para escritores da agência McSill para assistir a palestras dedicadas à profissão de escrever. O evento é gratuito, e ao se inscrever, não esqueça que soube a respeito aqui, no Vida de Escritor.  Eu, Alexandre Lobão, estarei apresentando uma breve palestra no dia 23 sobre técnicas avançadas para melhorar sua obra.
  • Dias 13 e 14 de junho, em Brasília, uma imersão de dois dias que vai mudar sua visão sobre o que é escrever profissionalmente, ensinando técnicas que ajudam a guiar o trabalho do escritor desde a ideia inicial até aquelas revisões que dão o toque final e necessário para apaixonar os leitores. É a sexta edição do Workshop de Escrita de Ficção, promovido pelo Vida de Escritor. Saiba mais detalhes no site do evento.

E você, utiliza alguma técnica em especial para criar seus personagens? Comente e compartilhe com os colegas de profissão!!!

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: