25 de janeiro de 2017

Como construir uma carreira de Escritor

C
aros, sei que estou sumido aqui do Vida de Escritor, mas a meu favor devo dizer que estou vivendo um período sabático, de reestruturação de minha vida e meus rumos, de redescoberta de meu amor e de minha família, depois de um período muito grave de perda e dor.

Hoje, acredito que cada um deva descobrir seu próprio caminho para o sucesso, até porque o sucesso é algo que deve ser definido por cada um. "Fama" e "Dinheiro" não apenas não são equivalentes a sucesso, como também não representam o que a maioria das pessoas, inconscientemente, acredita ser o sucesso. São, quando muito, consequências, mas nem todo sucesso vem seguido de fama ou de fortuna.

Sucesso, para mim, é fazer o que acredita, o que gosta. É acreditar do fundo do coração que você está dando o melhor de si para tornar o mundo um lugar melhor. É lutar contra qualquer tipo de preconceito, é batalhar para que todos tenham as mesmas oportunidades, é expor e lutar contra as maldades do mundo, contra aqueles que só se realizam ganhando dinheiro ou rebaixando os outros para que se sintam maiores ou mais importantes.

Em um mundo em que cada vez mais parece haver uma reação contra os direitos daqueles que têm cores diferentes, ou que rezam de forma diferente para o mesmo Deus (até porque acredito que haja um só...), contra aqueles que têm orientações sexuais diferentes ou que, simplesmente, pensam diferente, é obrigação de todos os que têm a mente mais aberta de lutar por um mundo mais justo.

Quando digo "lutar", não quero dizer que seja levar isso ao extremo da luta armada - embora esta por vezes se torne inevitável - mas sim dizer que devemos usar nossas armas: as palavras.

Paus e pedras quebram ossos, mas apenas palavras transformam pessoas.

Se você quer construir uma carreira como escritor, no meu estado atual de maturidade, só posso lhe dar dois conselhos:

1) Estude e pratique, muito. Aqui no Vida de Escritor dou muitas dicas de como se profissionalizar como escritor, e no livro A Biblia do Escritor dou um passo a passo, com exercícios, para aqueles que desejam levar a sério esta profissão.  E qualquer dúvida estou sempre disponível por comentários aqui no blog ou e-mail.

2) Seja verdadeiro. Escreva sobre o que você acredita, com todo seu coração, toda sua alma. Você pode estar escrevendo Ficção Científica, Fantasia, Romances com cunho histórico ou Comédia; mas se você for verdadeiro, suas palavras irão trasnformar as pessoas e ajudar a criar um mundo melhor.

Contra o fogo, só a água ajuda. Contra a ânsia de dominação e de busca pela superioridade (racial, social, sexual ou o que quer que seja), só o exemplo de respeito e igualdade ajudam.
Porque não é só questão de respeitar o diferente.
É questão de entender que PRECISAMOS do diferente, de louvar o diferente, pois a riqueza de qualquer sociedade está justamente nas diferenças que ela abriga.


Vale reforçar que apesar de estar publicando pouco por aqui, tenho respondido a todas as dúvidas, sejam em comentários no blog ou por email. Não se calem! ;)








4 comentários:

Renata disse...

Belas palavras, Alexandre!

Boa sorte nesta nova fase de sua vida! Que seu período sabático renda bons frutos! Muita luz no seu caminho!
Um abraço.

Lyan disse...

Texto sucinto, mas fantástico!

Que este período que está tendo possa trazer tudo de bom a seu coração.

Suas palavras finais são um incentivo inestimável. <3

Alexandre Lobão disse...

Caros Renata e Lyan,

Obrigado pela força e carinho de suas palavras. :)

Forte Abraço!

Unknown disse...

Alexandre, parabéns pelo seu blog!
Transformar a vida de pessoas é maravilhoso.
Não se cale também....
Vai passar!