30 de março de 2020

O Bloqueio do escritor e a falta de confiança

Q
Quem nunca sofreu de bloqueio de escritor?

Uma das mais comuns formas de bloqueio é a falta de confiança: achar que "não consegue", medo de que o que escreverá não vai ser bom o suficiente, não saber nem por onde começar, ou como continuar.
Também já passei por isso, e a sensação é terrível: você quer escrever, sente que precisa fazer isso para colocar para fora a angústia que traz no coração, mas simplesmente se sente paralisado.  Lembrei agora de uma frase de Gustave Flaubert, escritor francês autor do famoso "Madame Bovary": 

"Escrever é uma vida de cão, mas é a única vida que vale a pena ser vivida"


Se você tem esta necessidade presa no peito, não tenha dúvida: você é um(a) escritor(a), mesmo que nunca tenha escrito nada.

E se você é um escritor, só há uma forma de resolver esta questão: escrevendo.
 
Para combater a falta de confiança, há algumas técnicas que podem lhe ajudar, mas hoje vamos nos ater a três: o "aquecimento mental", a corrida de velocidade para vencer o "gorila crítico" e o planejamento.

O aquecimento mental é uma técnica bem simples, e pode ser utilizada toda vez que você for começar a escrever. Para "aquecer" e ativar seu modo criativo:
  1. Sente à frente de seu instrumento de escrita (computador, papel e caneta, celular, máquina de escrever...);
  2. Coloque um relógio para despertar em 5 minutos;
  3. Escreva! Escreva sem pensar, sem parar, até que o alarme toque. Se você não souber o que escrever, comece escrevendo "Não sei o que escrever, nada me vem à mente..." e coisas do gênero. Não importa se está escrito certo ou errado, não precisa ter coerência, as ideias não precisam estar conectadas, não é sobre seu livro, nem uma história: apenas escreva. 
Após este exercício (cujo tempo pode sem ampliado, caso você queira), você vai sentir que seu cérebro está já "aquecido mentalmente", pronto para escrever. É hora, então, de começar a corrida de velocidade!

Todos nós temos um "macaquinho crítico" mental que fica empoleirado em nosso ombro, olhando o que escrevemos e dizendo: "Isto não está bom". Muitos de nós (eu, por exemplo) temos um "gorila crítico", muito mais pesado, muito mais crítico.  Se deixarmos nosso símio particular tomar as rédeas de nossa vontade, não vamos escrever nunca.

É aí que entra a corrida de velocidade. Esta técnica é ainda mais simples: Sabendo onde você está em sua história, ou onde quer começar, simplesmente escreva. Escreva sem pensar se está bom ou não, continue a história mesmo que por caminhos que você não esperava. Deixe que os personagens interajam, que as situações aconteçam.

"Mas" - você deve estar pensando - "e se não ficar bom? E se a história não der em lugar nenhum?".
Ora, primeiro, que há muitas técnicas que o ajudam a definir personagens e a estrutura da trama, como já falei anteriormente e falo em detalhes n'A Bíblia do Escritor. Preparando uma base sólida para construir sua história e definindo os rumos principais, o risco de "não dar em nada" é praticamente nulo. O planejamento é essencial para evitar estes bloqueios, então, podem ter certeza de que voltarei a falar dele em futuros posts!

Mas, para este momento, o que você precisa saber realmente é que TUDO o que você escrever vai precisar ser revisado depois. É impossível escrever perfeitamente "de primeira". Trechos serão inevitavelmente melhorados, substituídos por outros ou mesmo cortados.
Se é assim, e realmente é, então não há motivos para perder tempo deixando seu gorila criticar tudo o que você escreve.
Coloque-o para dormir, e acorde-o na hora de revisar seu texto. Saber que ele continua ali, pronto para melhorar seu texto ao final, quando você tiver uma primeira versão e conhecer melhot sua história, é tudo o que você precisa saber para escrever tranquilo, rapidamente.

Há também muitas técnicas para o ajudar a vencer a procrastinação, mas vamos deixar isso para uma futura oportunidade!
Até lá, fique à vontade para perguntar sobre qualquer ponto que não ficou claro, ou completar com suas dicas para outros escritores!

Saiba mais em meu vídeo sobre este assunto no YouTube


E assine meu canal por lá, para não perder as novidades!
INSCREVA-SE NO MEU CANAL: https://bit.ly/AlexandreLobao 

DIGA OLÁ PARA MIM EM MINHAS REDES SOCIAIS: 
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/alexandre.lobao.oficial
FACEBOOK - https://www.facebook.com/AlexandreLobao/ 
TWITTER - https://twitter.com/alexandrelobao


Gostou? este post!

Nenhum comentário: