20 de agosto de 2010

Como estruturar suas histórias - e duas oportunidades para escritores em Brasília


uas oportunidades únicas para escritores de Brasília! Apesar de parecer anacrônico, é verdade: No fim de setembro, Sonia Belloto, da Fábrica de Textos, vem à cidade apresentar seu curso de formação de escritores (que já teve 70 edições em São Paulo). Qualquer elogio que eu fizer será pouco para fazer jus ao curso da Sonia, que com certeza é um dos mais completos e estruturados do país. Veja mais informações neste post, e inscrições direto no site da Fábrica de Textos. Ao fim de outubro, James McSill, escritor e coach literário, virá a Brasília para um retiro com escritores onde, além de dicas essenciais para escrita de romances, conheceremos mais sobre como ingressar no mercado literário anglo-saxão. Detalhe: Tudo em português - saiba mais neste post e no site do evento, http://www.writeinbrasilia.com/.

oltando às dicas...
Afinal, existem realmente regras para escrever?
Não, a se acreditar em W. Somerset Maugham, escritor inglês nascido no século XIX, "Existem três regras para escrever ficção. Infelizmente ninguém sabe quais são elas.".
Entendendo "regra" como um processo inflexível a ser seguido, um conjunto de passos que garante um resultado - neste caso, uma história bem escrita - acredito que Maugham estava certo. Como o escritor mais bem pago de sua era, ele com certeza sabia o que estava falando.
Mas se entendermos "regras" como um conjunto de boas práticas, que ajudam o escritor a orientar seu trabalho e tirar o máximo de sua capacidade criativa, fazendo quem sabe a diferença entre uma obra boa e uma obra excepcional... Aí, sim, existem muitas "regras" (sempre entre aspas, não esqueçam) para uma boa escrita."Existem três regras para escrever ficção. Infelizmente ninguém sabe quais são elas." W. Somerset Maugham, autor mais bem pago dos anos 30
Nesta linha de "boas práticas", estruturar seu texto para melhor organizar as idéias é essencial para qualquer trabalho de mais fôlego. Vamos comentar algumas das formas de se conduzir esta organização:
  • "Pegadas na neve": para mim, este estilo significa simplesmente "não organizar".  O foco é totalmente nos personagens e suas metas; e o autor simplesmente os coloca para interagir e espera para ver como a história se conduz. Quando os personagens se afastam de mais de suas metas, ou quando a história não se direciona para o final esperado - isso mesmo: normalmente o autor sabe o final antes de começar a escrever - o escritor olha para trás, retorna sobre as pegadas marcadas na neve por onde passou, e busca outro caminho. O resultado? Dezenas, centenas de páginas jogadas fora. Mas, segundo quem segue este método, uma história mais fortemente calcada nos personagens, com potencial de ser mais profunda.
  • "Estruturalismo": nome genérico (e feio, infelizmente) para diversos métodos que sugerem que você deve organizar sua história, definir sua estrutura antes de começar a escrever. A maioria dos cursos de escrita que conheço ensinam um ou mais métodos estruturalistas. As vantagens deste método, a meu ver, são óbvias: Você gasta menos tempo escrevendo, não perde centenas de páginas (no máximo, algumas dezenas...) e entrega um resultado mais rápido e mais consistente, o que é essencial para quem quer ganhar a vida como escritor.
  • O caminho do meio: Estou terminando mais um romance, e mais como experimentalismo do que por qualquer coisa, resolvi explorar o caminho do meio: define frouxamente a estrutura, criando uma tabela que tinha, apenas, o sentimento que eu queria explorar em cada capítulo e uma ou duas idéias sobre a trama a ser desenvolvida. Com base nesta estrutura simplificada, comecei a escrever, buscando rumos para a história e reescrevendo a estrutura à medida em que os capítulos iam saindo.
Sinceramente? Se você quer ser realmente um escritor, aprender a organizar seu trabalho é essencial, e conhecer e testar diversos métodos, para então desenvolver sua forma única de escrever é obrigatório.
O que nos remete de volta às oportunidades que mencionei no início deste post. Estarei em ambos os cursos - e espero podermos trocar experiências por lá!
Gostou?  este post!

3 comentários:

Sueli disse...

Gostaria que escrevesses a respeito do freio moral a que somos submetidos sempre que escrevemos. Sofro muito com isso, pois imagino meus filhos lendo meus devaneios e meus desejos inconfessados. As mulheres que são mães, são eternamente virgens no imaginário dos filhos, concordas? Obrigada...

Alexandre Lobão disse...

Oi Sueli!
Obrigado pela idéia, também sou pai e acho que este ponto é uma preocupação que deve passar pela cabeça de muita gente!
Em breve um post sobre isso, então!
[]s

Sueli disse...

Gosto da sua presteza. Aguardarei... Obrigada