8 de agosto de 2011

FAC 2011 abre inscrições, Serenata de Natal e pausa para organizar o Workshop

Caro(a)s colegas que acompanham o blog:
Nas próximas semanas estarei dedicado 100% aos últimos detalhes da organização do Workshop de Escrita de Ficção, pelo que só retomarei o blog em setembro.  Conforme solicitado em comentários diversos, estou "devendo" falar sobre dificuldade de definir a "voz" de uma obra; dificuldade de mudar entre primeira pessoa e terceira pessoa no correr da obra; dificuldade em levar a obra para frente (em contraposição com revisar e melhorar o que já está pronto); e por fim sobre a dificuldade em manter um ritmo e deixar a coisa fluir, chegando a uma conclusão.  Voltarei a estes tópicos no próximo mês.
Até lá, e seguem algumas notícias importantes.  Atenção para os prazos!

Publicados os editais do FAC DF
A Secretaria de Cultura do DF lançou o editou para o FAC 2011.  Aproveitem, os projetos devem ser submetidos até o fim do mês!  Os editais e formulários para inscrição de projetos culturais estão no site da secretaria; e aproveitem a visita ao site para ler sobre o novo Plano do DF do Livro e da Leitura, a ser lançado nesta quarta, e outros notícias sobre o I Fórum do Livro e da Leitura do DF.

Abertas as inscrições para a Serenata de Natal
Nas noites que antecedem o Natal, a Serenata se apresenta pelas quadras de Brasília, executando músicas natalinas ora alegres e descontraídas, ora singelas e bucólicas. O coral também cumpre um papel social, levando sua mensagem de amor e alegria a hospitais e instituições de caridade. Nos asilos e creches, além da música, a doação chega na forma de alimentos e outros itens de primeira necessidade, recolhidos entre os próprios coralistas e em campanhas comunitárias.
Surgido em 1981 a partir de estudantes e professores da UnB, é hoje formado por amantes da música de todas as idades, com ou sem experiência musical. Para ser um Serenateiro, basta se inscrever gratuitamente de 1º de agosto a 2 de setembro pelo site http://www.serenatadenatal.org/ ou diretamente na UnB (entrada sul do ICC), nos períodos de 8 a 12 e 15 a 19 de agosto, das 8h às 22h30.
Os ensaios começam no dia 20 de agosto e as apresentações vão até 22 de dezembro. Os inscritos podem optar entre praticar aos sábados das 15h às 18h ou durante a semana, às segundas ou quartas (dependendo do timbre de voz) e sextas de 12h15 às 13h45, ou ainda segundas e quartas (apenas ensaios gerais) das 19h15 às 20h45.
A inscrição é efetivada mediante a doação de 1 kg de alimento, que é recolhido durante as primeiras semanas de ensaio.

Curso "Elaboração de Projetos Culturais"
O curso oferece uma metodologia simples de planejamento para eleboração de projetos no setor cultural, que tenham como objetivo a captação de recursos de terceiros no setor público e privado. O roteiro de planejamento se baseia na metodologia de diagramas de discussão tornando o processo dinâmico, visual e de fácil interpretação. O planejamento tem foco nos processos e na gestão de processos e custos, mas vai buscar influências do ZOOP gerando subsídios para a elaboração de termos de referência e outros modelos de formulários existentes no mercado.
Instrutor: Thiago Mendonça, profissional da área de Administração que tem se dedicado nos últimos oito (8) anos a gestão de projetos e organizações com finalidade social e cultural. No decorrer de suas ações tem desenvolvido um conjunto de ferramentas com o objetivo de atender as necessidades das organizações que desenvolvem projetos que gerem resultados de interesse social.
Carga-horária – 12h/a. Investimento: R$ 300,00 por pessoa. Promoção para os 20 primeiros inscritos. Local: QSA 10 Lote 02 Ed. Prestacon Taguatinga Sul – Rua da Loja Americanas. Dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, das 19h00 às 22h00.
Informações e Inscrições: (61) 3322-0575 (das 9h00 às 12h00, de 14h00 às 16h00).

Workshop de Escrita de Ficção
Um último lembrete: Temos ainda 3 vagas para o Workshop de Escrita de Ficção, promovido por mim e pelo experiente oficineiro Oswaldo Pullen.  Se você quer mais sobre o evento, pode me incluir no MSN (aslobao@hotmail.com) ou ligar-me no telefone (61) 8112.2415, que retorno a ligação para qualquer lugar do Brasil.  O evento acontece no fim de agosto; visite o site Escrita Criativa para conhecer a ementa e o aprazível local do curso, e para realizar sua inscrição!  

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: