13 de dezembro de 2012

Auto-Publicação - nasce uma nova editora

Um dos maiores desafios com que os autores se deparam é a busca de uma editora que aceite publicar seus livros. Lentidão, burocracia editorial, métodos arcaicos de prestação de contas são fatores que ajudam a sentenciar o livro ao fracasso antes mesmo da publicação.Apostar em um novo autor é algo muito raro vindo de uma editora tradicional. Muitos autores best-sellers também tiveram um início difícil, recebendo infindáveis cartas de recusa, e vários começaram pela auto-publicação como forma de abrir espaço até que se tornaram conhecidos e conseguiram ingressar com sucesso no mercado.
Nesta linha, foi aberta há pouco tempo uma nova editora, a Lura Editorial, e seu editor entrou em contato comigo apresentando sua proposta de trabalho - que lhes apresento a seguir.

Surge no mercado a Lura Editorial, com um novo conceito de editora, inspirada num modelo cada vez mais presente nos Estados Unidos e Europa: a auto-publicação. Ou seja, o próprio autor é quem arca com a publicação do livro.
Como funciona
O objetivo da Lura é dar total suporte para estes novos autores, como também para autores já experientes, para ingressarem profissionalmente no mundo dos livros. A Lura trabalha com um método que veio diversificar a forma como o livro é editado, tratando sua obra como um best-seller desde o início da diagramação. Para facilitar ainda mais este processo, ela oferece pacotes fechados de publicação e divulgação, cada um de acordo com as prioridades do autor.
Você irá escrevendo, irá escrevendo, se aperfeiçoando, progredindo, progredindo aos poucos: um belo dia (se você aguentar o tranco) os outros percebem que existe um grande escritor.”
 Mário de Andrade, escritor modernista, poeta, musicólogo, historiador, crítico de arte, fotógrafo....
O pacote mais completo terá direito à edição profissional, auxílio no marketing (incluindo reuniões online ou pessoal com o autor), propaganda e distribuição do livro impresso e digital. Já o pacote mais compacto poderá ser a opção mais vantajosa para aquele autor que deseja atingir um pequeno nicho, e por isso não queira arcar com muitos custos na publicação.

A Lura também oferece como recurso adicional a criação de uma loja virtual para o autor, onde ele poderá divulgar, comercializar seu livro e administrar o site, obtendo 80% do lucro da venda.
Como parceiros da Lura, dentre revisores, diagramadores e capistas, estão colaboradores de editoras renomadas, como Ediouro, Gente, Senai, Rocco, etc.
Novo mercado editorial
O mercado está sendo dividido em nichos e o livro tem ganhado espaço como ferramenta de apoio e suporte para todas as atividades profissionais. Livros sob demanda e em pequenas tiragens, em muitos casos, proporcionam ao criador de obra intelectual, resultados positivos, e com mais rentabilidade, que o tradicional contrato de publicação com editoras comerciais.
Engajada também nas novidades do livro digital (e-book) e de sua expansão no mercado, a Lura reserva uma distribuição e comercialização diferenciada unindo o tradicional e o novo.
Em suma, a Internet e os avanços tecnológicos possibilitaram muito a comercialização e divulgação do livro, seja ele impresso ou digital. Mas para se destacar neste mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível priorizar na qualidade do texto, no design do livro, no marketing e distribuição. Esta é uma tarefa complexa, que pode ser alcançada com parceria de profissionais experientes.
A proposta de trabalho da Lura Editorial pode ser uma grande oportunidade para que novos autores consigam publicar suas obras voltadas a todos os gêneros.
Saiba mais sobre a Lura e suas propostas para publicação de livros e até orçamentos, entrando em contato através do e-mail contato@luraeditorial.com.br. O site www.luraeditorial.com.br está disponível para consulta.

Em tempo: Não estou aqui afiançando o trabalho da Lura Editorial, apenas dando uma força e divulgando o que parece ser um bom começo do trabalho deles, e que pode ser uma boa oportunidade para aqueles que estão buscando o caminho da auto-publicação. 
E vocês, tem alguma experiência (boa ou ruim) com auto-publicação?  Que tal divulgar aqui para ajudar os colegas?  Comente!

Gostou?  este post!

5 comentários:

Alda Inácio disse...

Estamos querendo discutir sobre o escritor da futuro. Gostaria muito de sua opinião sobre o assunto. Acho que interessa a todos nós. Vi que vc está lidando com nova editora. Também pretendo divulgar trabalhos, é tudo um começo.

http://escritor-do-futuro.blogspot.com

fun disse...

Finalmente alguém está se interessando pelos novos editores

Anônimo disse...

É preciso inovar e não ficar sempre na mesma.
É bom ver novas oportunidades surgindo...

Alexandre Lobão disse...

Oi Alda,
O link que você passou não funciona, deve ter algum erro de digitação, confira aí!
[]s e parabéns pela iniciativa!

Alexandre Lobão disse...

É isso aí, Fun e Giovanne! Se souberem de outras iniciativas, divulguem aqui!
[]s e um Ótimo 2013 para vocês!