23 de abril de 2014

Checklist - O que lembrar quando você vai publicar seu livro


M
uitas decisões precedem a publicação de seu livro: Vou oferecer para alguma editora? Como fazê-lo? Como aumentar minhas chances de ser selecionado por uma editora? Vou auto-publicar? Em papel ou digital? Quanto custa? Qual a melhor opção?
E aí, quando você finalmente decidiu que vai pagar pela sua edição, em papel, e acha que tudo está resolvido... Obviamente, aparecem mil novas questões.
Neste post da série Palavra de Profissional, Roberto Klotz, amigo escritor e até recentemente Conselheiro titular de Literatura da Secretaria de Cultura de Brasília, preparou um checklist para orientar quem está neste ponto da edição de seu livro.  Passemos a ele a palavra!

Uma obra deve ir além do conteúdo, existindo outras preocupações que o autor ou autores devem ter atenção antes de, finalmente, poder publicar a sua obra.
Uma dica importante é pegar livros recentes, de grandes editoras diferentes, e observar/comparar atentamente o que você quer (ou não) e precisa para seu livro, tais como: capa e contracapa, apresentação, ficha catalográfica, agradecimentos, fonte e tamanho, cor e textura de papel, orelhas (tamanho e conteúdo), contracapa, lombada, acabamento, sinopse, observar, ainda, que textos só começam em páginas ímpares.
A partir disso, tem-se o seguinte checklist:
"Escreva com honestidade, e conte suas histórias da melhor forma que puder. Não acho que existam outras regras - pelo menos que sejam significativas."
Neil Gaiman, construtor de sonhos
  • Texto para as duas orelhas – se houver
  • Sinopse ou texto para a contracapa
  • Texto de agradecimentos – se houver
  • Texto de apresentação – se houver
  • Texto com índice
  • Prepare também a lombada (Segundo a ABNT legível do alto para o pé da lombada)
  • Observe o que corretor ortográfico do seu processador de textos assinala em todos os textos
  • Procure usar o Analisador estatístico para encontrar palavras repetidas: http://linguistica.insite.com.br/corpus.php
  • Envie todos os textos, conteúdo, capa, contracapa, banner, marca-páginas e o que mais houver, a um revisor profissional
  • Preparar a foto do Autor, se houver
  • Solicite o ISBN (código de barras) para o livro e para o autor (prazo: 20 dias) – na Biblioteca Demonstrativa de Brasília ou http://isbn.bn.br/solicitacao-de-numero-isbn 
  • Solicite o registro (autor e editor) na Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28  (prazo: 20 dias)
  • Solicite a ficha catalográfica – procure na Biblioteca Demonstrativa - imediato
  • Defina a capa
  • Marcador de página (que, dependendo do tamanho da capa do livro, pode ser produzido no mesmo papel, saindo a "custo zero")
Procure um diagramador e programador visual – ele vai definir com você o visual do seu livro (fonte, títulos, índice, acabamento, tipo de papel) e preparar o arquivo para enviar para a impressão – procure conferir com cuidado o trabalho depois de pronto: palavras em itálico, disposição dos poemas,
Mais uma dica: o livro ideal, para o gráfico, tem número de páginas múltiplas de oito.

Sobre o autor:
Roberto Klotz é autor de vários textos publicados nos maiores periódicos de Brasília, conta com duas dezenas de prêmios literários. É palestrante disputado quando o assunto são as short stories. Publicou três livros com contos e crônicas bem-humoradas. Pepino e farofa, são aventuras culinárias resultantes de 50 anos de inexperiência no fogão. Quase pisei!, onde o mundo começa a girar quando o protagonista calça o tênis para caminhar. Cara de crachá, onde um funcionário carimba há 35 anos na mesma repartição.
Klotz é membro do Conselho de Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e um entusiasmado participante do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados.
Saiba mais e acompanhe os trabalhos recentes do Klotz em: http://robertoklotz.blogspot.com

E você, é autor, capista, ilustrador, trabalha no mercado livreiro? Compartilhe sua experiência e aproveite para divulgar seu trabalho! 

Gostou? Tweet este post!

2 comentários:

Blog do Ronperlim disse...

As observações feitas por Klotz serve de advertência para os que se aventuram neste mundo sem conhecer as particularidades na publicação de um livro.

Alexandre Lobão disse...

Com certeza, Ronperlim!
E ele só arranha a superfície, quem quer realmente se profissionalizar como escritor precisa conhecer um pouco de tudo, especialmente no início da carreira!
[]s