30 de maio de 2014

Premissa, livros com continuação, curso universitários para escritores e mais outras dúvidas...


S
abe aquela duvidazinha que fica ali, incomodando, e você não sabe para quem perguntar?
Seus problemas acabaram!  Envie suas dúvidas para o Vida de Escritor, por email ou comentando aqui no blog, e terei prazer em responder - e ainda mais prazer em descobrir a resposta, caso eu não saiba!
Vamos, então, a mais uma compilação de perguntas e respostas neste post da série Dúvidas de Escritor.

Pergunta: A premissa atrairia leitores do mesmo jeito se fossem deixadas lacunas ao invés de perguntas?  (Sobre o post: Primeirascoisas primeiro: por onde começar a escrever um romance?)
Resposta: A premissa é escrita para o escritor, TEORICAMENTE ninguém vai vê-la, então não deixe lacunas. O objetivo dela é ajudar você a organizar as ideias, ou melhor, estruturar sua ideia melhor antes de começar a escrever seu livro.
É claro que, a partir da premissa, você pode criar perguntas instigantes para os leitores; aí sim as lacunas são bem-vindas. As "chamadas" para o livro devem sempre despertar curiosidade, nunca entregar o outro ao bandido, ou, no caso, o final ao leitor! :)
Pergunta: Será que o fato de meu primeiro livro ter uma continuação pode dificultar a publicação por uma editora?
Resposta: Na verdade, um livro com continuação pode até ajudar a venda para uma editora, pois s eo primeiro vender bem, já há a expectativa de um segundo.
Agora, o final primeiro livro não pode ser aberto demais, a história precisa ter uma conclusão bem feita, ainda que deixando a porta aberta para um segundo round...
Pergunta: O que acontece se eu chegar a um ponto do livro que não saiba como continuar?
Resposta: Minha dica é bem simples: só comece a escrever um livro se você souber como ele vai terminar!

Pergunta: Como você soube que queria seguir essa profissão de escritor?

23 de maio de 2014

7 coisas que aprendi: 58 escritores + 3 profissionais em eBook, e Renata Soltanovitch aqui!

Asérie 7 coisas que aprendi é o uma iniciativa conjunta dos blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, onde T. K. Pereira e eu, Alexandre Lobão, convidamos escritores e profissionais do mercado editorial para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje.

Inspirada em uma coluna “7 Things I’ve Learned So Far” da revista americana Writer’s Digest, esta iniciativa surgiu para "saciar os sedentos pelas misteriosas águas da criação literária", segundo o amigo T. K. Pereira, autor da ideia. No decorrer de pouco mais dois anos, o projeto acumulou 51 contribuições de escritores que aceitaram compartilhar suas experiências com o mundo todo. Um acervo notável, sem dúvida, enriquecido não só pela sabedoria de profissionais publicados, mas também pela perspicácia de aspirantes desconhecidos.

Para celebrar um trabalho tão valioso, o Vida de Escritor e o Escriba Encapuzado preparam um presente especial para seus leitores: uma coletânea em eBook das contribuições angariadas por nós. Mais do que isso, este volume reúne 14 depoimentos inéditos de escritores incríveis, além de conselhos extras de três profissionais do mercado editorial: o consultor, coach e agente literário James McSill, da parecerista Kyanja Lee e do editor Victor Tagore, totalizando 61 dicas indispensáveis para quem deseja conhecer mais sobre o processo de criação literária e o mercado editorial.
Baixe o eBook 7 coisas que aprendi  (sim, é grátis!)
Baixou, leu e gostou? Comente, curta, divulgue no seu Facebook, compartilhe com outros amigos de profissão, iniciantes ou veteranos. Ajude a espalhar as boas palavras!
E para encerrar, um convite: seja você um escritor iniciante ou veterano, autor de poesias, contos, romances ou biografias, capista, ilustrador, agente literário, revisor ou editor, envie as 7 coisas que você aprendeu e ajude-nos a enriquecer ainda mais esta série, e faça parte do futuro segundo volume!

 E agora, iniciando a nova fase desta série, apresentamos as 7 coisas de Renata Soltanovitch,  advogada especializada na área de direitos autorais e escritora, que nos brinda com uma série de dicas de duplo sentido, que tanto servem para advogados quanto para escritores. Preste atenção!
  1. Na profissão de advogado, aprendi que aprendemos sempre. Cada cabeça uma sentença!
  2. O advogado não precisa de publicidade. O marketing boca a boca é o que mais funciona. Lembre-se, a relação é de confiança.
  3. Seja honesto com seu cliente e não prometa algo que sabe que não tem como cumprir.
  4. Dê o melhor de si, pois se o seu cliente não for vencedor, o trabalho foi realizado da melhor forma.
  5. Lembre-se, o advogado precisa ser bem remunerado.
  6. Não esqueça de cuidar da sua espiritualidade, pois sem ela, não há como seguir em frente.
  7.  Por fim, estudar, vigiar e orar.
Sobre a autora:
Renata Soltanovitch. Advogada. Presidente da Quinta Turma Disciplinar da OAB/SP (gestão 2013/2015) e aprendiz de escritora.

Veja outros artigos da série no  Vida de Escritor e no Escriba Encapuzado.

Gostou? este post!

16 de maio de 2014

Novo curso em São Paulo: Book Publishing: Os Bastidores do Livro

M ais um post-relâmpago sobre um curso imperdível para escritores em São Paulo. Desta vez é um curso do Carlo Carrenho, profissional com incomparável experiência de mercado e fundador do PublishNews
Aliás, quem não conhece, o PublishNews oferece um serviço de clipping gratuito que diariamente envia por e-mail novidades sobre o mercado livreiro e editorial.
Segue o convite do Carlo - aproveitem!

Na última semana deste mês de maio, estarei ministrando o curso Book Publishing: Os Bastidores do Livro no CEMEC, em São Paulo. Estou bastante animado com o curso, onde pretendo dar uma visão geral das editoras e do negócio editorial.

O curso é voltado tanto quem quer ter um primeiro contato com a indústria editorial como para quem já tem uma certa experiência no mercado, mas limitada a alguma área específica, e busca uma visão mais geral do negócio. Na prática, vou fazer um resumo do mercado do livro, das práticas editoriais, das mudanças digitais e do papel do Publisher.

E escrevo este e-mail para pedir seu apoio em indicar o curso para sua rede de amigos, colegas e profissionais da área cultural. Talvez você mesmo tenha interesse em conhecer mais os bastidores desta indústria fascinante ou supervisiona funcionários que poderiam se beneficiar das aulas. E o melhor é que, graças ao modelo de atuação do CEMEC, o curso tem um custo bastante acessível.

Mais informações e inscrições neste link.

Agradeço desde já seu apoio!

Um abraço,

Carlo Carrenho
Fundador
PublishNews 


E semana que vem retornamos, com mais uma contribuição da série 7 Coisas que Aprendi.

14 de maio de 2014

Curso de Escrita Criativa da Fábrica de Textos - especial para mulheres

A
migos!
      
Neste post-relâmpago quero divulgar uma edição especial para mulheres do curso da Fábrica de Textos, que acontecerá em São Paulo.
Neste curso, as mulheres são não apenas escritoras, mas também personagens principais que descobrirão seus próximos passos para ter sucesso na vida! Quem irá ministrar o curso é a própria Sonia Belloto, fundadora da Fábrica de Textos que já ministrou mais de cinquenta oficinas de escrita criativa.

Seguem mais algumas informações sobre o curso:

Data: de 10/06 a 08/07
Horário: terças e quintas-feiras - das 19h às 22h
Local: Rua Vergueiro, 2087 - 1º andar -Vila Mariana -SP (ao lado do metrô Ana Rosa)

Mais informações: www.fabricadetextos.com.br
Página do evento no Facebook: http://goo.gl/W0zAr5