5 de junho de 2017

A turma dos quatro Fantásticos, inspirações e séries juvenis

H
á dois anos, em conversas com a Franco Editora, percebemos que eu tinha livros para alunos do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio, mas não para o Fundamental II.
Combinando com o editor a futura edição, fui procurar inspiração para escrever para esta faixa etária.
Sempre gostei de escrever coisas fantásticas, sejam místicas, mágicas ou simplesmente malucas; o que já era um bom ponto de partida.
Desde os 12 anos eu aprendi a mexer e programar computadores, e como a tecnologia continua sendo palavra de ordem para este grupo, já tinha um segundo ponto a explorar.
Faltavam os protagonistas da história.
Capa - O mistério do Facebook do FuturoLembrei das aventuras de grupos de amigos que eu lia nesta idade, e percebi com um certo saudosismo que não conhecia nada parecido nos livros de hoje em dia.
Daí para trazer para a ficção parte de minhas memórias, de minha própria "turminha" do mundo real, foi um pulo.

O primeiro livro, "A Turma dos Quatro Fantásticos em: O Mistério do Facebook do Futuro" conta a história de um grupo de quatro amigos, cuja rotina vira de cabeça para baixo quando o Facebook de um deles, após cair um raio perto de sua casa, começa a mostrar postagens de coisas que ainda não aconteceram. E a arte do Nestablo fez o livro ficar ainda mais divertido.

Obviamente que o que parece a princípio uma grande oportunidade acaba na verdade gerando muitas dores de cabeça! Não vou dar spoilers, mas vale destacar que o livro também trata, de uma forma bem interessante, a questão do bullying.

O segundo livro já está pronto, em etapa de revisão.  Enquanto ele não sai, confiram as respostas que gravei para os alunos do sétimo ano do Colégio Equipe.


Sempre que posso visito escolas para falar com alunos de turmas que leram meus livros, mas como no momento estou morando meio longe de tudo, estou respondendo as perguntas por email ou vídeo. Se você é professor(a) ou aluno(a), entre em contato, porque ler é bom, mas trocar ideias com quem também leu - ou com que escreveu - é ainda melhor!

Esta é uma lição que todo escritor deve aprender: fique sempre em contato com seu público. Esteja disponível.  "Venda" não um livro, mas uma experiência de vida.
Confie que o mestre Milton Nascimento sabia o que estava falando quando disse que "todo artista tem que ir aonde o povo está".

Visitar escolas, participar de feiras, ter canais de conversa online... E você, o que faz para conhecer seus leitores ?
Comente e compartilhe com os colegas!

E não esqueça A Bíblia do Escritor (disponível em versão impressa ou
para ler em seu Kindle
) vai além das técnicas para escrever livros e roteiros, tendo capítulos dedicados à procura de editoras e à divulgação - inclusive no mundo digital.


Gostou? este post!

Nenhum comentário: