27 de julho de 2017

O que você REALMENTE precisa para ser um escritor?


J
á ouvi isto muitas vezes, de diversos escritores: "Todo mundo pode ser escritor".
Eu mesmo acredito nisso, em uma certa medida.
Todos já experimentamos o prazer de contar histórias que empolgam quem está em volta, sejam momentos interessantes por que passamos ou que presenciamos, histórias inventadas, piadas ou mesmo sucessos ou insucessos no trabalho.
Viver é contar histórias, é assim que as tradições sempre foram perpetuadas e o conhecimento passado entre gerações, desde antes de a língua escrita ser inventada.
Sim, todos contamos histórias.
Todos temos a capacidade, em um maior ou menor grau, de escrever contos e histórias curtas. Esta capacidade, como qualquer outra, pode ser melhorada com treino.
Acredito que qualquer um que deseja ser escritor precisa começar pela escrita de contos ou crônicas.
Este exercício ajuda a aprender a dominar as técnicas narrativas básicas, a começar a entender o que funciona e o que não funciona quando convertendo uma história da voz para o papel.
Afinal, ninguém aprende a andar sem antes engatinhar e se segurar nos móveis.
Todos somos escritores. Só que uns escrevem, outros não.
José Saramago, único escritor da língua portuguesa a ganhar um Nobel de Literatura
Como falei, acredito que todos temos a capacidade de escrever histórias. Mas... e quanto a fazer carreira como escritor?
Trabalhar como escritor demanda mais do que escrever uma história curtas: demanda escrever continuamente, escrever múltiplas histórias curtas ou longas, investir um tempo do dia, todos os dias, em sua carreira.
Eu adoro desenhar. Até acredito que faço alguns desenhos muito bons, no nível de alguns artistas gráficos. Mas não me vejo, nesta vida, aceitando que mereço o título de artista visual.
Da mesma forma, acredito que todo aquele que deseja ser um escritor precisa ter, no mínimo, três "características essenciais":

  • Ser um leitor: É através da leitura que apreendemos os mecanismos básicos da arte de contar histórias. Há excelentes escritores que nunca leram um livro sobre técnicas de escrita, mas não conheço nenhum escritor que não tenha sido, em algum momento da vida, um leitor voraz. Já li, sim, livros de autores cuja base é a cultura pop dos quadrinhos e televisões, e devo dizer: não funcionam. Não é preconceito contra o tema: ADORO cultura pop. Mas escrever um livro sobre o super-homem é diferente de escrever um roteiro de quadrinhos, que é diferente de escrever um roteiro de filme, que é diferente de escrever um roteiro de uma série de TV. Cada formato tem suas regras próprias, e o escritor precisa saber transitar em todos aqueles em que quiser trabalhar.
  • Vontade, ou melhor, Ansiedade para escrever. A vontade é algo passageiro, que vem e vai; a
    Civilizações, de Wallace Horta

    ansiedade é algo que não lhe deixa, que mesmo quando você não está pensando, ela está lá, em seu subconsciente. Quem já se apaixonou sabe exatamente do que estou falando! Para testar esta característica, tente (ou imagine) ficar um mês sem escrever nada, sem levar seu projeto de produzir um livro para frente. Se o pensamento não te incomodar muito, então provavelmente você tem outras prioridades, e escrever um livro provavelmente é um projeto entre muitos, não uma carreira a ser seguida.
  • Persistência: Já conheci e aconselhei muitas pessoas que procuram apoio para escrever um livro, mas pouquíssimos são aqueles que efetivamente levam seu projeto até o fim. Vale, inclusive, o destaque para o colega escritor Wallace Horta, que recentemente lançou o livro "Civilizações". O Wallace é a mais recente exceção à regra que derruba a maioria dos candidatos a escritores: A de que não adianta ter vontade e sonhar, é obrigatório trabalhar duro para escrever um livro. Se você acha que não está pronto dedicar meses (quiçá anos...) de sua vida trabalhando e revisando um livro, burilando a sua joia até o máximo de sua capacidade, então provavelmente sua arte é outra.
  • Eu sei que falei que ia parar em três, mas acredito que há mais uma característica essencial: Humildade. Parece até engraçado de falar, porque os escritores (como a classe artística em geral...) têm a fama de ter um ego gigante. Ok, é tão difícil escrever e publicar um livro, e ainda mais fazer com que ele chegue aos possíveis leitores, que é realmente necessário ter um ego imenso para acreditar que você está à altura da tarefa. Mas nada desagrada mais os leitores do que ler (ou conhecer) um escritor que transparece um ar de superioridade, que tem um ar de "sou muito importante". E se isso não bastar, a humildade é ainda mais importante no início de carreira, para aceitar críticas construtivas e utilizá-las para melhorar seu trabalho, ao invés de pensar (como muitos o fazem...) "na minha arte ninguém mexe", como se cada palavra que escrevesse fosse a expressão da perfeição. A humildade é, provavelmente, a característica mais difícil das três, pois depende de mudarmos algo inerente a todos : Quando criticam algo que fizemos, sentimos que a crítica é para nós, e automaticamente passamos a nos defender, ao invés de avaliar objetivamente o que foi falado.
Então... Todos, sim, temos o potencial de escrever histórias.
Mas nem todos foram talhados para serem escritores.
Nada mais óbvio: As pessoas são iguais para a dor, mas são distintas para o prazer. O que faz o coração de cada um bater mais rápido é único e pessoal. Há quem ame escrever, há quem ame cozinhar, há quem ame organizar, há quem ame dedicar-se a outros...

Descubra o que você realmente ama, e invista nisso como profissão, ou dentro de sua profissão, ou em seu tempo livre. Não interessa quando nem onde, mas não deixe de investir nisso, pois nada fere mais uma alma criativa do que lhe ser negado a capacidade de se expressar.

E se você ama escrever... Não precisa de regras: você já é um escritor! Desbrave seus caminhos, e se precisar de ajuda, já sabe onde procurar!

E você, o que acha que é necessário para ser um escritor? Comente e compartilhe!

E não esqueça que você encontra este e muitos outros assuntos em 'A Bíblia do Escritor, em versão impressa ou
para ler em seu Kindle



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2 comentários:

Unknown disse...

Alexandre, seus post foram para mim bálsamo. Amo escrever, sou escritora, pois não me imagino dois dias sem escrever, quanto mais um mês.
Na verdade sou GhostWriter, amo o que faço, é minha paixão.
Mas sinto que preciso ser treinada como você diz.
Iniciei esta profissão após escrever um livro para outra pessoa.
Mas preciso de aprimoramento, o que sugere? Poderia me indicar um bom curso sobre se tornar escritora, ter um bom português, contar histórias corretamente, mas com a linguagem de sedução que menciona em seu livro?
Estou com seu exemplar, que por sinal é maravilhoso. A bíblia do Escritor.

Alexandre Lobão disse...

Oi Daiane,
Por algum problema técnico não fui avisado pelo Blogger sobre seu comentário, e só hoje o vi, por acaso.
Hoje no Brasil há alguns cursos superiores sobre Storytelling, na última vez que vi havia um na USP, um na URGS e um na UFPE, salvo engano. Mas as oficinas de escrita criativa são uma excelente solução para "formação" de escritores, até porque você tem resultados mais a curto prazo, e sem um compromisso de agenda por um longo prazo. Outra alternativa, sempre válida, são os "clubes de autores": Reúna alguns amigos escritores e combinem algumas "regras de convivência", com uma reunião (no mínimo) por mês para trocas de experiência, comentar o que acharam dos livros dos outros (sem rasgação de seda, a ideia é apontar problemas e soluções) e outras atividades do gênero.
Já fiz diversos cursos no Brasil, o que mais me impressionou foi o do James McSill (que oferece cursos de tempos em tempos no Brasil, e fala português perfeito apesar do nome); e o meu Workshop de Escrita de Ficção retorna ao Brasil a partir de setembro de 2018 - basta reunir (pelo menos) 10 autores em sua cidade e entrar em contato comigo, que organizamos uma turma.
E Obrigado pelo elogio, espero que o Bíblia do Escritor seja bem útil. Caso precise, estou sempre à disposição para esclarecimentos!