25 de janeiro de 2013

Metas para escritores em 2013 - e entrevista de Alexandre Lobão para o Ligados FM

J
á é mais ou menos tradicional que eu publique, no início de cada ano, um post sobre metas de início de ano para escritores.
Este ano, devido a um acidente, fiquei com o braço engessado e com dificuldades para digitar, pelo que este post demorou.  E como ainda não estou 100% recuperado, ele vai ser curto mas, espero, informativo.
Antes de falar das metas, gostaria apenas de divulgar uma entrevista que saiu hoje pelo Ligados FM, e disponível neste link. Na entrevista falo sobre meu início de carreira e respondo questões variadas, que vão desde minha participação como jurado de concursos literários até como vejo o relacionamento das histórias em quadrinhos com a literatura. 
E para quem ainda não conhece o blog, que agrega muitas informações culturais e divertidas, vale um passeio por outros artigos.
"Não se preocupe em ser um gênio. Não se preocupe sobre ser esperto. Confie no trabalho duro, perseverança e determinação."
Sir Frederick Treves, autor e cirurgião inglês da era Vitoriana e Eduardiana
Quanto às metas, acho essencial que nos organizemos para conseguir atingir nossos objetivos.  Chega de dizer "um dia quero escrever um livro" ou "gostaria de terminar meu livro, mas não tenho tempo".  Tempo é questão de prioridade, todos temos 24 horas todos os dias; então mude sua forma de pensar, defina suas metas e se organize para atingi-las!
Mas o que seriam as metas para um escritor, e como atingi-las? Gostaria de partilhar com vocês algumas de minhas metas de 2012, e algumas idéias para você aplicar quando escrevendo suas metas para 2013. Minhas metas:

  • Terminar a primeira versão de meu novo romance infanto-juvenil baseado na Divina Comédia:  Meta atingida.  Em 2013 minha meta é chegar à versão final deste livro
  • Conseguir editora para meu romance anterior, terminado no início de 2012: Meta não atingida, ficou para 2013.
  • Participar como convidado da 1a Bienal Brasil do Livro e da IV Flipiri, Feira Literária de Pirenópolis: Meta atingida, além de outros convites para eventos.
  • Publicar artigos sobre literatura em uma revista ou jornal: Meta atingida. Em 2012 publiquei seis artigos nas revistas Conhecimento Prático - Literatura e Conhecimento Prático - Língua Portuguesa.
  • Conseguir um agente literário que me represente nos Estados Unidos: Ainda não cheguei lá,  o que não é de se espantar pois fiz contato apenas com três agentes americanos, e só ofereci minha obra a um deles. Ficou para 2013.
Metas para 2013 na área de literatura
Versão simplificada de mapa mental com minhas metas para 2013
No correr dos anos, fui aprendendo que algumas coisas funcionam e outras coisas não funcionam (pelo menos para mim) em se tratando de definir metas para um ano; apresento a seguir cinco pequenas "regras" que sigo na definição e acompanhamento das metas, quem sabe elas também podem ser úteis a vocês:
  • Defina poucas metas.  Este ponto é importantíssimo! Em 2009 cheguei a definir cinquenta metas em diferentes áreas, desde profissionais até pessoais.  Não cheguei a fazer metade!  Em 2013, tenho uma lista de 3 metas principais, e pouco mais de uma dúzia de metas menores.  Com poucas metas, você consegue concentrar muito mais seus esforços, e ter muito mais sucesso.
  • Escreva suas metas! Esta dica é fundamental - quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra. Há 5 anos que uso um mapa mental para organizar minhas metas, separadas por "grandes áreas": Livros, Estudo, Projetos e Outros.  Já falei sobre mapas mentais, e dei dicas de como utilizá-los para criar personagens melhores, neste antigo post.  A ferramenta que uso é o FreeMind, gratuita para download neste site
  • Destaque as metas prioritárias: Temos a tendência de escrever metas demais, e no final diluir nossos esforços entre elas. Coloque em destaque o que realmente deseja atingir neste ano, e deixe em um cantinho as metas "extras", que serão priorizadas apenas se houver oportunidade. Definir poucas e realísticas metas, e concentrar-se nelas, é essencial para conseguir atingi-las!
  • Pendure suas metas em um local visível: De minha parte, imprimo duas cópias do mapa mental com as metas do ano, uma eu penduro em minha mesa de trabalho, outra deixo na parte de dentro de meu armário. De vez em quando, dou uma relida para ver se estou deixando de trabalhar em prol de alguma meta.
  • Defina "pontos de controle" e datas: A meta "escrever um livro" é muito ampla. Anote o que quer terminar em cada mês (por exemplo, em janeiro vou terminar a pesquisa e a estrutura básica de meu próximo livro, em fevereiro espero escrever 1/3 das cenas, o resto em março e abril, depois produzir o texto nos próximos 4 meses, e depois "turbinar" o texto com subtextos e melhorias diversas até novembro.  Defina estas metas intermediárias e anote em sua agenda (de papel ou virtual) as metas até o final do ano, para que você seja constantemente "cobrado" por você mesmo.  Acredite, com isso você com certeza terá mais chances de atingir suas metas!
Dicas simples como estas ajudam-nos a manter a rotina de produzir um pouco a cada dia - persistência é o coração das realizações. Estas pequenas mudanças na rotina provocam grandes resultados, mas muitas vezes são difíceis de fazer - busque qual "mecanismo de auto-cobrança" funciona melhor com você, e mãos à obra! E se você ainda não escreveu suas metas para 2013, lembre-se que ainda há tempo de escrever um livro de 140 páginas este ano, com uma média de apenas doze páginas por mês! 
É fácil, se você se organizar... E você, como faz para definir e garantir que as metas do ano são seguidas? Contribuam com suas dicas!
Gostou?  este post!

8 comentários:

DevanilJunior disse...

Ótimas dicas, farei-as.

Alexandre Lobão disse...

Obrigado pela força, Devanil! Depois contribua dizendo o que deu certo, e o que pode ser melhorado!

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de saber se e´certo alguns personagens nao terem outro nome alem do primeiro .

Cacau disse...

Muito obrigado pelas dicas senhor Alexandre

Anônimo disse...

Esse é um ano que vou fazer isso.
Ter metas u.ú
Estabeleci algumas mentalmente, mas vou escrevê-las, como você disse.
E vou me esforçar bastante nelas.

/Esse post foi uma injeção de "Cria vergonha na cara, menina!" e eu tava precisando. Obrigada.n.n'

Wendy H.

Alexandre Lobão disse...

É isso aí, Wendy!

E não esqueça de deixar tudo bem à vista, para que esta injeção de ânimo não perca a força, abatida pela rotina diária!

Alexandre Lobão disse...

Oi "Anônimo",
Não há problema em um personagem ter apenas um nome, tudo depende de sua história. A regra básica para tudo é: se não soar estranho para os leitores, então não está errado! :)
Neste momento, por exemplo, estou lendo "Deuses Americanos" do Neil Gaiman, e o personagem principal só tem um nome - e nem é exatamente um nome, ele se chama "Shadow", "Sombra" em português...

Alexandre Lobão disse...

Oi Cacau!
Obrigado pelo interesse, depois compartilhe conosco suas metas e seu sucesso em atingi-las!