18 de setembro de 2013

Encontrar com outros autores: Além de útil, divertido!


A
ntes de mais nada, gostaria de alertá-los sobre um problema aqui no Blogspot: houve algum tipo de fusão da Blogger com a Google, e agora os comentários aqui no blog são realizados através dos Círculos do Google Plus. O problema é que esta integração ainda não funciona bem, e todos os posts aparecem com zero comentários, e eu mesmo fico sem saber se houve comentários ou não.  Tenho tentado responder a todos os comentários, mas se você ficou sem resposta, fique à vontade para entrar em contato direto comigo, pelo meu email.  Espero que em breve este problema esteja resolvido!

E já que estou falando de trocas de experiências entre escritores, vou contar um pouquinho sobre o grupo de escritores de que participo, a Casa de Autores.
O grupo foi criado há uns cinco ou seis anos, e inicialmente a gente (cerca de 20 autores) apenas agendou uma reunião mensal para conversarmos sobre nossas carreiras e livros, contando a cada mês o que havíamos produzido nestas áreas; além de trocarmos ideias sobre eventos que se aproximavam e outros assuntos de interesse.
Aos poucos, o grupo foi se organizando. Começamos a realizar reuniões anuais, que chamamos de “imersão”, onde o grupo todo ia para um hotel fazenda ou algum local isolado e passava dois dias discutindo o que o grupo poderia fazer como grupo, unindo forças, além de cada um tentar ajudar a divulgar os trabalhos dos outros nas ações que realizava.
O 'Vida de Escritor' adverte: encontrar com outros autores pode evitar bloqueios, estimular a criatividade e estabelecer laços de amizade duradouros
 A partir destas imersões e das reuniões mensais apareceram diversas ações concretas:
  • O grupo organizou ou apoiou a organização de feiras literárias em cidades vizinhas Brasília como Formosa, Unaí, Sobradinho, Valparaíso e, especialmente, a Flipiri, Feira Literária de Pirenópolis, que já teve cinco edições e entrou no calendário cultural oficial da cidade.
  • Além destas feiras literárias, o grupo teve participação ativa em dezenas de eventos na cidade de Brasília, desde feiras literárias e Bienais até pequenos eventos em escolas públicas e particulares. Nesta linha, a visitação às escolas ajudou em muito a venda de livros de autores da Casa, que atualmente têm seus livros adotados em muitas escolas da cidade, todos os anos.
  • O grupo resolveu contratar uma secretária para cuidar da parte, digamos, “burocrática” da carreira de cada um e ajudar na organização de eventos. Para tanto, foi necessário estabelecer uma contribuição financeira de cada autor para custear o salário da secretária e outras despesas do grupo. Pelas nossas contas, vinte é o número ideal de autores, pois a mensalidade é suficiente para estes custos, sem ser alta demais, e o trabalho é possível de ser realizado por apenas uma secretária (até por isso o grupo só recebe mais autores quando alguém sai do grupo).
  • Criamos um processo de envio de livros para editoras padronizados, que passa pela indicação das editoras mais interessantes pelos autores que têm mais contatos nas editoras, envio dos originais de maneira padronizada, com logotipo e informações da Casa de Autores, e acompanhamento do trabalho até sua eventual recusa ou assinatura de contrato para publicação. Este controle foi registrado em uma pequena base de dados para permitir o acompanhamento dos diversos livros enviados para as diversas editoras, além do status de cada um (produzido, revisado pelo leitor crítico que apoia o grupo, enviado à editora, etc)
  • Fizemos um levantamento de todas as oficinas e palestras que os autores oferecem (você sabe bem que é necessário que o autor faça este tipo de coisas para alavancar as vendas...), e além de disponibilizarmos no web site com informações sobre o grupo e seus autores (www.CasadeAutores.org.br), criamos uma “Biblioteca da Casa de Autores”, um livreto impresso com biografia de cada autor, seus livros e a lista de todas as oficinas e palestras que ministra.
  • Além disso, contratamos um designer para montar o que chamamos de “Lâminas”, com informações específicas do autor, e imprimimos também uma pasta com o logotipo da Casa de Autores. Assim, quando um autor visita uma editora ou participa de algum evento de divulgação, ele tanto pode utilizar sua lâmina quanto entregar uma pasta com a “Biblioteca da Casa de Autores” e as lâminas de todos os autores, para divulgar o trabalho de todos. Minha lâmina (preciso atualizar, saiu uma nova no mês passado, com mais um livro e algumas atualizações nas oficinas) está em http://www.casadeautores.org.br/Laminas/Alexandre_Lobao.pdf
  • Como os gastos com secretária, designer, e outros precisam ser bem controlados e divididos, montamos uma estrutura bem organizada, com presidência, conselho fiscal e outros detalhes definidos em um estatuto de funcionamento devidamente registrado, de forma que hoje somos oficialmente uma ONG, o "Instituto Casa de Autores". Esta característica também nos permite realizar algumas ações como pessoa jurídica, abrindo novos horizontes para o grupo.
Obviamente, nem todo grupo de escritores vai (ou deve) evoluir nesta direção, tudo depende da vontade dos participantes.
O que posso dizer é que, no fundo, o mais importante é compartilhar experiências, conhecer pessoas, trocar ideas. Socializar-se. 
Afinal, escrevemos com palavras, mas sobre pessoas.

E você, já organizou ou participou de alguma reunião de escritores? Alguma curiosidade sobre o funcionamento da Casa de Autores? Comente e compartilhe suas experiências!

Gostou? ?  este post!

Nenhum comentário: