4 de setembro de 2013

Tenho um amigo escritor: Manual do Proprietário


F
ugindo um pouco de nosso padrão, neste post vamos publicar um texto do colega escritor Clinton Davisson, que achei não apenas divertido, com um humor por vezes ácido, mas sempre informativo, com vários "toques" para aqueles amigos sem noção que todo escritor tem (e, de quebra, para alguns escritores também sem noção...)!

Clinton Davisson é formado em jornalismo pela UFJF, tem pós-graduação em Cultura Africana e Indígena pela FEMASS. Além de jornalista, é músico, roteirista e cartunista. Em 1999, lançou o romance Fáfia – A Copa do Mundo de 2022 juntando ficção científica e futebol com boas doses de humor. Em 2000, escreveu a novela Hegemonia que venceria o Prêmio Nautilus da revista Scifi News Contos.  Desde 2011 é presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil.
Então, vamos ao texto!

Você acabou de descobrir que seu amigo é um escritor e não sabe como agir e o que fazer? Seus problemas acabaram!

A primeira coisa a fazer é saber se ele publica regularmente suas obras através de uma editora séria ou se ele sempre paga para publicar livros. Se for a segunda opção, fique tranquilo, você não tem um amigo escritor. Mas se ele submete suas obras a uma seleção, siga esta lista de ações simples para lidar com este espécime raro.
Você tem um amigo escritor? Cuidado!
1. O escritor de verdade não vai tentar te vender o livro toda vez que você se aproximar dele ou de seu livro. Na verdade, se você pedir para comprar, ele vai te indicar uma loja. Portanto, perca o medo. Escritor de verdade não tenta te empurrar livro.


2. Escritores gostam de ser lidos, principalmente por seus amigos, mas nunca peça o livro “de brinde”. Peça emprestado que ele vai dar um jeito. Se você ler e gostar, provavelmente ele vai te dar de presente depois. Mas lembre-se, pedir “de brinde” pode provocar reações violentas, mesmo se for como brincadeira.

3. Só peça para “virar personagem” de alguma história se você for do sexo oposto e solteira(o). Nossa imaginação não tem limites morais e éticos.

4. Se convidado para um coquetel de lançamento, vá tranquilo. Comprar o livro não é obrigatório, mas se você resolver convidar todos os seus amigos e todos os membros de sua família avisando que é para uma boca livre, não se espante se nunca mais for convidado ou se o escritor nunca mais falar com você.

5. O escritor tem dezenas de outras pessoas para dar autógrafo e fazer dedicatórias, portanto, comparar as dedicatórias com as de outros não vai revelar se ele é mais ou menos seu amigo.

6. Se você trabalha há mais de seis meses com um escritor e nunca perguntou nada sobre a obra dele, ele sabe que você tem medo de perguntar e vai usar isso contra você.

7. Nunca dê livros de presente para um escritor. Ele tem um monte em casa e tem a ordem certa de leitura.

8. Se você der um livro de presente para qualquer pessoa e não for o dele, ele vai ficar chateado, mas nunca vai admitir isso abertamente.

9. Se você convive com ele diariamente, o escritor vai roubar piadas, diálogos e até expressões suas e não vai te contar. Aliás, ele mesmo nem vai perceber.

10. Antes de dizer que escrever é maluquice, lembre que ele escutou atentamente sobre os micos que você pagou por ter medo de palhaços ou de gafanhotos e vai usar isso num livro.

E você que é escritor, já passou por situações embaraçosas com amigos? Aproveite e compartilhe com os colegas suas 'dicas para amigos'!  :)

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: