6 de novembro de 2020

Quanto tempo demora para escrever um livro? E qual o tamanho ideal?

E

ste assunto merece ser iniciado por um trecho do (maravilhoso) livro "A Verdade sobre o caso Harry Quebert", de Joël Dicker:

"- Harry, de quanto tempo precisamos para escrever um livro?

- Depende.

- Depende de quê?

- De tudo."

Para simplificar, vamos limitar um pouco este universo: falemos sobre romances para jovens adultos e adultos, ou roteiros de audiovisuais de longa metragem. Escrever livros infantis, por exemplo, é uma arte totalmente diferente, e com tempos totalmente diferentes - basta dizer que o incrível escritor e ser humano Jonas Ribeiro já passou dos 200 livros escritos, e ainda com muitos a anos de escrita pela frente.

E para simplificar ainda mais, vamos falar especificamente sobre o ato de escrever em si, em oposição ao ato de terminar o livro, que envolve todo o tempo e esforço para pensar na ideia, pesquisar, organizar a trama, criar os personagens etc., antes de começar a escrita; e a parte de realizar as múltiplas revisões direcionadas que precisam ser realizadas após o término da primeira versão. 

Apenas para dar alguma ideia sobre estas etapas, a maioria dos escritores com quem conversei gasta mais tempo antes e depois de escrever do que efetivamente escrevendo. E aqui vão as primeiras dicas: 

  • Estabeleça prazos e metas para suas pesquisas e organização, para não correr o risco de ficar na etapa preparatória para sempre. Pesquisar é viciante, planejar as tramas e aprofundar os personagem idem, e o escritor desavisado muitas vezes gasta muito mais tempo que precisaria nisto.
  • Crie uma lista de revisões a serem realizadas, uma de cada vez ("Cortar descrições / informações desnecessárias", "Revisar diálogos do protagonista", "Incluir participação do personagem de alívio cômico após momentos mais tensos", "Incluir sentidos (tato, olfato, paladar...) nos momentos que demandam maior imersão do leitor") e se atenha a ela. Escritores muitas vezes relutam em dar sua obra por concluída, adiando este momento indefinidamente, e definir esta lista ajuda a evitar isso.
Sobre esta questão da duração antes e durante a escrita, vale a pena conhecermos uma frase de John Irving, romancista e roteirista "oscarizado":

"Há muita ignorância sobre quanto demora para escrever um romance. Há muita ignorância sobre quanto tempo o romance fica na sua cabeça antes de você começar a escrevê-la" 


Tirando-se da conta os tempos de planejamento e revisão - estes, sim, dependem de "tudo" - o que resta é uma questão simples, como explicado por Neil Gaiman :

"Você senta na frente do teclado e coloca uma palavra depois da outra, até terminar. Simples assim, difícil assim" 


Mas... Se escrever um livro é "só" isso, como posso (antes de escrevê-lo) medir seu tamanho e saber quanto tempo demorarei para terminá-lo? 

Como medir o tamanho do livro

Para dar alguns exemplos concretos, vou mostrar alguns números de alguns de meus livros:

Livro

Páginas

Palavras

no Word

no livro impresso

O Nome da Águia 

(ed. Novo Século)

287

319

73.500

O Nome da Águia

(ed. Franco)

287

283

73.500

As Incríveis Memórias de Samael Duncan

(ed. Bagaço)

140

229

46.500

Uhuru

(ed. LGE)

43

98

15.500

Uhuru

(ed. Franco)

43

76

15.500

Veja bem: Fazendo as contas dos exemplos acima, os livros após editados variaram entre 158 e 260 palavras por página. Além disso, o mesmo livro publicado por editoras diferentes acaba saindo com uma grande variação do número de páginas (mais de 20% em alguns casos).

Disso tiramos umas primeira lição importante: você não deve avaliar o tamanho de seu livro pelo número de páginas, mas pelo número de palavras

Qual o tamanho ideal para um romance?

A partir da tabela podemos também ter uma noção aproximada do tamanho dos livros: um livro com 73.500 palavras terá algo em torno de 300 páginas (ou seja, um livro grande, que pode assustar possíveis editoras porque será mais caro); portanto se seu livro passar de 50.000 palavras, pode contar que uma das demandas iniciais da editora será cortar uma boa parte dele. O que é ótimo, porque sempre que você corta, o que resta é a essência da história, mais interessante e impactante.

Não é que exista um "tamanho ideal", mas esta noção de tamanho é muito importante, porque muitos escritores chegam a mim com livros de 100.000 palavras ou mais e não têm noção de que é demais, para um autor que esteja em início de carreira e procurando editoras.  

E quanto tempo demora para escrever um romance?

Sobre este assunto, vale muito a pena ver o que diz o escritor de ficção científica estadunidense Walter Jon Williams:

"O tempo que se demora para escrever um livro depende de seu tamanho" 


Parece simples demais? Sim, parece. Mas é verdade. Se você se organiza para escrever, já tem os personagens bem definidos, a trama bem elaborada, todas as cenas definidas, é tudo questão de lembrar a matemática do primeiro grau e calcular o tempo que se leva para terminar o livro a partir da sua produtividade e da quantidade média de palavras de cada cena.  

Para isso, digamos que após organizar as tramas do livro você chegou a um total de 100 cenas. Com sua rotina de trabalho bem definida (outro requisito importante para quem ser escritor profissional), escreva algumas cenas, entre 5 e 10, e a partir daí verifique o número de palavras total e o tempo que você levou para escrevê-las.  A partir disso, é possível extrapolar o tempo que você irá levar para concluir a primeira versão do livro.  

Por exemplo, se você escreveu 10 cenas (de um total de 100) em 15 dias, e o total de palavras chegou a 7.000 palavras, então você deverá demorar  15 x 10 = 150 dias para terminar seu livro, e ele ficará com aproximadamente 70.000 palavras.

Se você acha que isso é "viagem", digo que não é: faço isso com todos meus livros, e todas as vezes que consegui entregar livros no prazo (já são 24 no total, sendo pelo menos 10 encomendados com prazo por alguma editora) é justamente porque fui capaz de calcular o tempo e tamanho aproximados do livro.

Caso você não planeje, "saia escrevendo" após definir personagens. ambiente e conflito (e você não está só: Stephen King e outros nomes de sucesso têm um processo similar a este), ainda assim você conseguirá ter uma boa ideia do tempo total que vai levar para terminar seu livro de acordo com sua evolução diária e a ideia (ainda que vaga) do tamanho que seu livro terá.

Sabendo projetar tempo e tamanho do livro, o que fazer agora?

Ainda melhor do que saber o tamanho e o tempo para terminar um livro seria saber como, e quanto tempo demora, para se escrever um bom livro. 

Sobre isso, podemos nos fiar no sábio conselho do escritor franco-britânico W. Somerset Maugham:   


"Existem três regras para escrever ficção. Infelizmente, ninguém sabe quais elas são" 


Brincadeiras à parte, o que posso dizer quanto à qualidade do que se escreve é que, como em toda profissão, nada substitui o estudo e a prática. 

Estude, pratique sempre, persista. Um dia você irá perceber que as coisas começam a fluir mais fácil, os caminhos parecem mais claros, as portas se abrem para você.

Neste momento, faça como eu: ajude quem está começando, porque você já vai ter a correta dimensão do tanto que coisas simples como estas têm o potencial de atormentar quem está no início da carreira.

Mantenha a corrente do bem! 

E você, como faz para se organizar ao escrever um livro? Compartilhe!



Acompanhe minhas dicas para escritores no YouTube, e assine meu canal lá para não perder as novidades: https://bit.ly/AlexandreLobao 

Dúvidas, comentários, sugestões? Comente aqui, ou fale comigo em minhas redes sociais: 

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: