13 de junho de 2014

IV Congresso Luso Brasileiro de Autores e Convidados de James McSill



migos do Vida de Escritor,
   Neste 31 de maio passado ocorreu em São Paulo o IV Congresso Luso Brasileiro de Autores e Convidados de James McSill, um encontro de escritores com profissionais de várias áreas do mercado editorial e cultural em geral.
   Como infelizmente não pude ir, pedi que a escritora Noscilene Santos escrevesse um breve relato sobre o evento para o Vida de Escritor.
   Com vocês, então, o texto de Noscilene.
O objetivo desse evento foi, na realidade, um carinho do James para seus autores e convidados, visando oferecer aos participantes informações literárias e network.

 
“Desde tempos imemoriais, a estória é utilizada como instrumento para ensinar, informar, entreter, reforçar crenças e dominar! Desde então, quem contou a melhor estória, provavelmente venceu”
James McSill, consultor literário internacional, assessor, cirurgião de texto (story doctor), palestrante e representante de autores.
Durante o evento, os autores já publicados ou em vias de serem publicados compartilham experiências sobre o desenvolvimento de sua obra, como apresentaram o projeto a uma editora, quais as melhores estratégias para atrair leitores, tipos de mídia a serem utilizadas, dicas para se tornar best-seller e outras.
Na visão de James, qualquer pessoa pode escrever e publicar um livro, entretanto, para ser lido é necessário cumprir regras que dão vida aos personagens e engajam o leitor.
Dia 31 de maio de 2014 foi um dia daqueles!
Como se fossem cenas do filme Meia noite em Paris, escritores, artistas, palestrantes, estudantes, empresários e profissionais das mais distintas áreas, sob a regência de um dos maiores consultores de histórias do mundo, James McSill, fizeram do IV Congresso Luso-Brasileiro de Autores e Convidados um evento inspirador.
Mais de 200 participantes estiveram presentes, e foram apresentadas quinze palestras por renomados palestrantes como: Lúcia Helena Cordeiro, Dulce Magalhães, Karin Khoury, Flora Alves, as Anti-Deusas: Marynês Pereira, Gisele Meter e Priscila de Sá, Ivania Backes, Dr. Luiz Carlos Osório, Zeli Scheibel, Robson Santarém, Cristina Schumacher, a atriz e escritora Camila Prieto, o roteirista e escritor André Schuck, a cantora e escritora Ingrid Gaspar, incluindo James McSill que contou os Seis Segredos do Romance Publicável.
Também, Marcia Luz, autora do best-seller Agora é pra Valer, da DVS Editora, fez uso da tecnologia e apresentou aos congressistas uma palestra online.
Três autores fizeram o pré-lançamento de suas obras no IV Congresso: Arnaldo Devianna – Minha turma é fogo – editora Zap Book; Dra. Maria Luiza Campos – Segredos de Mulher – Editora Zap Book e Noscilene Santos – O Sentido da Felicidade – Editora DVS.
Aconteceu, ainda, o Open House da McSill Agency: Durante os intervalos autores publicados e futuros escritores tiveram a oportunidade de apresentarem seus textos ao James. Ao fim do dia, para fechar com chave de ouro, foi realizada uma mesa redonda formada por: Zeli Scheibel, Leandro Filho, Arnaldo Devianna e James McSill, encerrando as atividades no auditório FAAP.
Para coroar a celebração houve um jantar de network, organizado por Vera Carvalho. O Open House McSill Agency continuou no restaurante e mais autores puderam conversar com James.
Foi, de fato, um dia super produtivo.
Agora, o grande desafio! Organizar o Congresso 2015 mantendo a mesma filosofia de oferecer um evento gratuito, de qualidade ímpar, em parceria com outras entidades que comungam da mesma ideologia e contar com a colaboração de voluntários na estrutura e na logística.

Sobre a autora:
Noscilene Santos é escritora, coach e conferencista internacional, representante da McSill ltda na América Latina.


O Vida de Escritor sai de férias, vai colher novas experiências de vida no Espírito Santo e retorna na primeira semana de julho!
Até lá, comente aqui suas dúvidas, que respondemos na volta!

Gostou? Tweet este post!

Nenhum comentário: