Inspirada em uma coluna “7 Things I’ve Learned So Far” da revista americana Writer’s Digest, esta iniciativa surgiu para "saciar os sedentos pelas misteriosas águas da criação literária", segundo o amigo T. K. Pereira, autor da ideia. No decorrer de pouco mais dois anos, o projeto acumulou muitas dezenas de contribuições de escritores - um acervo notável, sem dúvida, enriquecido não só pela sabedoria de profissionais publicados, mas também pela perspicácia de aspirantes desconhecidos.
Esta semana temos duas novas publicações da série:
No Escriba Encapuzado temos a participação de Danielle Ronald de Carvalho, poeta com uma veia simbolista e existencialista e que está escrevendo o seu primeiro livro. Danielle Estuda Biomedicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de trabalhar como designer e modelo. Blog Oficial: Poética Existencial
Aqui no Vida de Escritor, apresentamos as 7 coisas de Tarciso Filgueiras, escritor que tem aquele raro talento de fazer o leitor se interessar pelos personagens, independente da situação que estejam vivendo. São dicas sintéticas, mas altamente valiosas, para ler com cuidado e meditar!
- Respeite o leitor. Ele raciocina e tem acesso a uma gama de informações ao toque de uma tecla.
- Escreva sobre coisas que lhe interessam. Somente assim o que você escreve soará verdadeiro.
- Estude a língua portuguesa, ela é seu instrumento de trabalho, portanto acerque-se de gramáticas e dicionários. Se você conhecer bem a norma culta, você poderá ajustá-la a seus objetivos, pisando em solo firme.
- Sinta o que escreve. Ou seja, não escreva da boca pra fora. O leitor atento percebe a diferença.
- Depois do texto "pronto", deixe-o maturar por um tempo razoável.
- RReveja seu texto.
- Reveja seu texto.
Tarciso Filgueiras é pesquisador em botânica e professor. Autor de "Botânica para quem gosta de plantas", Ed. Livro Pronto, 2a. ed. (divulgação científica); "Ensaio sobre Jesus: Revelando o homem", Ed. Livro Pronto, 2a. ed., (abordagem científica sobre o Jesus histórico, sem afiliação religiosa sectária); "Tempo de Tarumã", Ed. Outrasletras (romance), e "O roseiral de Henriqueta", Ed. Outrasletras (contos).
Gostou? Quer aprender mais com a experiência de outros 58 escritores? Baixe agora o eBook gratuito da série 7 coisas que aprendi
E você, o que está esperando para compartilhar experiência? Participe desta série no
Vida de Escritor
ou no
Escriba Encapuzado!
Gostou?
Tweet este post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário