12 de março de 2010

Tudo o que você queria saber sobre como escrever um livro!

emana complicada... Algumas horas de exames em hospitais, e três palestras para dar amanhã na Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis. Explica, mas não justifica a demora nos posts! ;)
Para evitar um silêncio mais prolongado, vou postar algumas sugestões de leitura, em resposta a uma pergunta que me enviaram por e-mail por "meta-literatura" - literatura que ensine a produzir literatura.
Muitos livros já foram escritos sobre o processo criativo, com diferentes abordagens para apoiar a criação literária, e alguns outros sobre o mercado editorial, e outros ainda concentrados em determinadas partes da produção de um romance, como a criação de personagens ou a estruturação do enredo. A lista a seguir, longe de ser exaustiva, é pelo menos um ponto de partida interessante para quem deseja se aprofundar no assunto.
  • “Os segredos da ficção”, Raimundo Carrero
  • “Cartas a um jovem escritor”, Mario Vargas Llosa
  • “Cartas a um jovem escritor”, Fernando Sabino
  • “Breve manual de estilo e romance”, Autran Dourado
  • “Não perca a prosa”, Antonio Fernando Borges
  • “Guia prático para a criatividade”, Julia Cameron
  • “A arte da ficção”, John Gardner
  • “Laboratório do escritor”, Ricardo Piglia
  • “O Herói de Mil Faces”, Joseph Campbell - Editora Cultrix/Pensamento, 1995.
  • ”A Jornada do Escritor”, Christopher Vogler - trad. Ana Maria Machado - Editora Nova Fronteira.
  • “Escreva seu livro – Guia prático para edição e publicação”, Laura Bacellar - Editora Mercuryo
  • “A arte de ler”, Émile Faguet - Casa da palavra.
  • “A arte da ficção”, David Lodge - L&PM EDITORES
  • “Oficina de Escritores - um manual para a arte da ficção”, Stephen Kock - Martins Fontes
  • “Da criação ao roteiro” – Doc Comparato, Rocco
  • “Manual de Roteiro”, Syf Field
  • “Para ler como um Escritor”, Francine Prose
Obviamente, a esta lista vai se juntar meu livro em etapa de produção, com o título realmente provisório de "Tudo o que você gostaria de saber sobre como escrever um romance pronto para o sucesso mas não tinha para quem perguntar". :)
Outras sugestões? Postem como comentários, serão bem vindas!

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente dica! Alguns desses livro eu já li e recomendo, sobretudo "O Herói de Mil Faces" que é como uma bíblia para escritores. Em meu blogue tenho citado alguns outros livros que podem ser também de interesse àqueles que pretendem começar a escrever ou mesmo se aperfeiçoar.

ABRAÇOS!

Teólogo disse...

Boas sugestões!
Estou indo pra livraria.
_____________________________________
http://www.livroteologo.blogspot.com/

edinaldo miller disse...

Olá!sempre leio seu blog para acompanhar dicas e artigos sobre o tema.Tenho alguns rascunhos escritos, livros sobre a criação de historias-e blogs que posto de quando em vez.Tenho o seu livro O Nome da Águia e achei muito legal o final que aconteceu na casa branca.Gostaria de convida-lo para visitar meus blogs.Seria uma honra para mim e um privilegio ter o comentário de um profissional. http://menino123infantojuvenil.zip.net/ E TAMBÉM http://menino123contoserie.zip.net. Muito obrigado pela atenção e como sempre termino dizendo-digitando-em meus comentários Boa sorte para todos nós.

edinaldo miller disse...

visitar meus blogs.Seria uma honra para mim e um privilegio ter o comentário de um profissional. http://menino123infantojuvenil.zip.net/ E TAMBÉM http://menino123contoserie.zip.net. Muito obrigado pela atenção e como sempre termino dizendo-digitando-em meus comentários Boa sorte para todos nós.

Anônimo disse...

Informação relamente útil.

Francine Cruz disse...

Adorei as dicas de livros, alguns já li e outrõs vou correndo comprar!
Como dica, deixo o livro "O Último leitor" de David Toscana, que também cito no meu blog. É um ótimo romance e dá pra extrair muita coisa boa sobre o processo de escrita.
Abraços.

Escriba Encapuzado disse...

Lobão,

Gostei muito da lista e já adicionei alguns na minha lista de "livros para ler".

Se permite um pequeno jabá, eu postei no meu blog a metodologia que elaborei para mim com algumas orientações para quem quer começar a escrever. Eu gostaria muito de saber sua opinião.


Abraços
Escriba Encapuzado

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas parecem ser mto bons ...eu adoro ler um que e eu adorei foi A ordem é Amém de John Chelh é uma ficção maravilhosa o livro é super gostoso de ler tem uma história incrivel e surpreendente...então fica aqui minha dica é mto bom mesmo espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas parecem ser mto bons ...eu adoro ler um que e eu adorei foi A ordem é Amém de John Chelh é uma ficção maravilhosa o livro é super gostoso de ler tem uma história incrivel e surpreendente...então fica aqui minha dica é mto bom mesmo espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br