7 de agosto de 2012

Dúvidas de Escritores: Por onde começar? Preciso registrar? Como divulgar? E outras dúvidas comuns...

Adicionar legenda
inalmente terminei o primeiro tratamento do livro paradidático que me foi encomendado! 
Foram três meses de intenso trabalho, onde pude exercitar vários dos conceitos que defendo aqui no blog, em especial o da importância do planejamento ao escrever um livro. Passei o primeiro mês e meio organizando o que iria escrever e realizando pesquisas a respeito, e quando efetivamente comecei a escrever, consegui manter uma média de aproximadamente 2.000 palavras por hora, e com pouco mais de uma hora de trabalho por dia terminei o livro com quinze dias de antecedência em relação ao prazo acordado com a editora.
Comemorações à parte, retornei hoje ao meu projeto original, um romance infanto-juvenil onde a média têm sido bem mais baixa, cerca de 800 palavras por dia - mas, ainda assim, uma média boa. O mais difícil é estabelecer a rotina de escrever todos os dias, o que tenho conseguido fazer nos últimos 5 meses.
É o que sempre digo: planeje o que fazer e persista no planejado, que os resultados logo aparecem!Mas neste primeiro post de retorno às atividades normais eu gostaria de apresentar uma bateria de perguntas frequentes, que sempre retornam nos comentários aqui do blog, com links para as respostas que já postei. 
Dê-me seis horas para cortar uma árvore, e passarei as primeiras quatro afiando meu machado
Abraham Lincoln, primeiro presidente americano e que (segundo o escritor Seth Grahame-Smith) também era caçador de vampiros, falando sobre a importância de planejar.
Vamos, então, a elas:

Questão: Quero escrever um livro, tenho uma excelente ideia, mas não sei por onde começar...
Resposta
:   Posts da série "Seis passos mágicos para escrever seu livro", começando na definição da premissa e chegando até às dicas para revisão.
Questão: Terminei meu livro, deu um trabalhão, mas não sei como enviar a uma editora; ou já enviei para várias e nem me respondem...
Resposta: Você precisa saber, primeiro, como escolher bem sua futura editora, e em segundo lugar é preciso apresentar seu livro de maneira profissional, com uma proposta editorial.

Questão: Tenho alguma dificuldade para definir meus personagens... Alguma dica?
Resposta: Aprenda como criar personagens inesquecíveis, e trabalhe bem seus diálogos.

Questão: Finalmente consegui publicar meu livro, mas não está dando retorno financeiro!  A editora não faz nada para divulgar meu livro, o que faço?
Resposta: Não espere por ações da editora, pois embora ela seja uma grande aliada, (infelizmente) depende de você tomar as ações de divulgação e pedir o apoio dela, e não o contrário.

Questão: Já ouvi falar de Leitura Crítica, mas não sei o que é nem se preciso disso...
Resposta: Há muito o que falar, e muitas controvérsias sobre o assunto. Uma possível visão sobre o assunto está neste post.

Questão: Quero enviar meu livro a uma editora, preciso registrá-lo? Preciso fazer parte de alguma associação de classe para ser escritor "oficialmente"?
Resposta: Não e não. Mas saiba mais detalhes aqui.

Questão: Cara, depois que li seu blog percebi que escrever dá muito trabalho... preciso mesmo conhecer o mercado, estudar e fazer cursos, correr atrás de informações?...
Resposta: O diferencial de quem faz sucesso é, sempre, sua capacidade de agir profissionalmente em sua área de atuação. Mas não desanime:  O sucesso ainda é uma questão de escrever boas histórias...

Dica de hoje: O Nome da Águia ainda está mais barato no Submarino que nas livrarias, aproveitem!

Gostou?  este post!

11 comentários:

davidson disse...

Lobão, quanto tempo você demorou para que seu blog se tornasse algo que tivesse uma boa visualização? Eu estou no começo ainda e me frusto aom os poucos pageviews...

Andrea disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
fun disse...

Olá, hoje comecei a escrever meu livro e pesquisei algum blog que me ajudasse a ser um bom escritor, e achei o seu!

Eu tenho algumas duvidas...

1- Quando for enviar meu livro para um editora, devo enviar apenas um resumo ou o livro inteiro?

2- Caso a editora aceite publicar meu livro, precisarei pagar algo? E se sim, quanto?

3- Quanto, mais ou menos, um livro pode render?

4- Como fazer publicidade para meu livro quando ele estiver publicado?

5- Seu, por exemplo, citar algum trecho em que se passe nos EUA, terei de escrever os diálogos de um personagem americano em inglês?

6- Eu posso citar algum outro livro, um filme, ou até mesmo marcas (de carro, ração, sei lá) sem pagar direitos autorais?

7- Vejo muito sobre o "background" no blog, o que seria isso?

8- Se eu conseguir uma editora para publicar o livro, eu mesmo precisarei fazer a capa ou eles pagarão para um profissional fazer? E se um profissional fazer a capa, eu precisarei pagar para isso?





Bom, essas são as minhas perguntas, espero que as responda!

Unknown disse...

Quando poderemos ter acesso ao seu livro sobre como escrever???

Unknown disse...

Muito obrigada pelas dicas. Seu blog é ótimo e vai ajudar muitas pessoas inexperientes como eu.

Alexandre Lobão disse...

Oi Rayden,
O livro está pronto faz algum tempo, mas assim que acabei pedi uma leitura crítica e com o feedback percebi que preciso melhorá-lo para ser mais completo e didático. Como engatei dois projetos seguidos (devo terminar o segundo em novembro), este livro ficou meio de lado, mas pretendo retornar a ele na sequência e terminá-lo antes de março do ano que vem.
DEPOIS disso, vem a parte difícil: achar quem se interesse em publicar, pois como o livro é técnico o público é razoavelmente restrito, e achar editoras acaba sendo mais difícil.

Obrigado pelo interesse!

Alexandre Lobão disse...

Oi Daniela,
Obrigado pelo interesse, tendo qualquer dúvida específica pode perguntar!

Alexandre Lobão disse...

Davidson e Fun:
Colocarei em um futuro post as respostas às suas questões, ok? Aqui ficaria muito longo...

Alexandre Lobão disse...

Oi Andrea,
Mexi aqui em algumas configurações, espero que melhore!
[]s

Alexandre Lobão disse...

Oi Aydee,
Publiquei aqui sua divulgação, que tal você participar de nossa seção de "Sete coisas que aprendi"? Entre em contato com seu currículo em um parágrafo e as sete coisas que você aprendeu como escritora, que publicaremos aqui no blog.
[]s

Alexandre Lobão disse...

Oi Davidson!
Desculpe a demora em responder, com muitas mensagens aqui acabei "passando batido" em seu comentário!
As estatísticas de visita demoram muito a crescer, mesmo; no início é bem frustante - a menos que você escreva sobre algum assunto que tenha um alto apelo frente ao grande público, como humor, sexo ou vampiros - ok, estou sendo um pouco sarcástico, mas nem por isso menos verdadeiro.

Apenas para te dar uma base, levei uns dois anos para atingir a média de 200 visualizações por dia, a muito custo!
[]s!