16 de outubro de 2009

Auto-Publicação - vale a pena?

O colega Hernani, em um comentário sobre meu post sobre a produção de diálogos, levantou a questão: Vale a pena pagar para publicar seu livro? A primeira questão é o orçamento para a publicação, que irá variar largamente dependendo do número de páginas, número e cores das ilustrações, região do país, tipo do papel, e muitos etc. Mas prepare-se para gastar algo entre 3 e 10 mil reais, para livros entre 100 e 300 páginas. O segundo ponto a levar em conta é a procura da "casa" ideal para sua obra, pois há uma série de coisas que uma editora irá fazer que uma gráfica não faz. Cuidado com isso: Existem editoras com programas de "novos autores", que arriscam seu nome em trabalhos específicos, pagos por novos autores mas avaliados antes por profissionais da casa; existem gráficas que se dizem editoras, e existem gráficas. Busque sempre as primeiras, e verifique os trabalhos anteriores da empresa para ter certeza de estar entregando sua obra a uma editora que irá garantir a qualidade que você espera e merece. Publicar seu livro desta forma é razoavelmente fácil; mas este é o menor dos problemas. Muitos escritores iniciantes acham que após a publicação o livro irá "se vender sozinho", e que eles podem partir para escrever o próximo. Ledo engano: uma das maiores dificuldades para novos autores é a distribuição. Como fazer para que seu livro chegue às livrarias? Ele será distribuído nacionalmente? Levante estas perguntas junto à editora que irá publicar seu trabalho, e se a editora for pequena, busque verificar a veracidade das respostas. Estes são apenas dois dos vários problemas da auto-publicação - podemos comentar outro futuramente... Mas e quanto à pergunta do Hernani: Vale a pena? Sim, vale a pena. Meu primeiro livro foi auto-publicado, na editora Thesaurus, de Brasília. André Vianco, hoje autor consagrado pelo público, disse-me certa vez que publicou três ou quatro livros por conta própria, até conseguir emplacar o "Sete" na Novo Século. Além da óbvia vantagem de ser visto - como alguém quer "ser descoberto" por uma grande editora sem ter nada no currículo? - ter um livro seu nas mãos dispara algo mágico: você se descobre escritor, fica motivado a publicar mais, percebe que seu sonho é possível! E depois de publicar o livro, e conseguir que ele seja distribuído nas livrarias, sua carreira de escritor já decolou, e nada pode derrubá-la, certo? Sinto dizer que não é bem assim - ainda resta muito trabalho a fazer, mesmo (ou especialmente...) se você conseguir ser publicado por uma grande editora! Mais sobre isso em um futuro post...

8 comentários:

H. R. Cenci disse...

É por isso que eu ainda aposto minhas fichas em concursos literários.
Abraços!

A Desbocada disse...

Obrigado Alexandre pelas dicas!
Abraços

Hernani disse...

Grande Alexandre, muito obrigado mesmo pela resposta detalhada, não sabia desses detalhes que você e o Vianco haviam publicado seus livros bancados do própio bolso. Vou seguir os conselhos mesmo, termino esse romance imagino que em dezembro devido as correrias do dia a dia com a faculdade e trabalho, quem sabe não posso lhe enviar ele para dar uma lida quando ficar pronto?

Um grande abraço e muito obrigado pela resposta!

Alexandre Lobão disse...

Oi Hernani!
Quando acabar seu romance, me envie que darei uma lida, sim!
E caso você queira uma opinião mais formal, estou trabalhando com um agente literário, e a gente oferece um serviço de "leitura avaliativa" que destaca pontos fortes e fracos do texto.
[]s!

Hernani disse...

Ótimo Alexandre, farei isso sim, estou escrevendo um pouco devagar devido a falta de tempo, mas imagino que em breve estará pronto e lhe envio e seria uma maravilha se tambem puder passar para esse agente, poderia me dar mais detalhes, como é o serviço a forma de pagamento, etc... E mais uma vez obrigado pelas dicas e pelo apoio lobão, grande abraço e bom fim de semana.

Alexandre Lobão disse...

Oi Hernani!
O agente de que falei é o Andrey do Amaral. Você pode saber mais sobre ele em http://www.andreydoamaral.com/

[]s!

Roberto Pereira-Saito disse...

Auto-publicação é uma merda porque o autor amador mal sabe escrever.
Quanto mais fazer produção gráfica, diagramação, estudo de logo, capa...
Pode ver que todos os livros amadores são pessimamente produzidos, exatamente porque o autor não tem formação nessa área.
Além do que, um texto ruim fica pior numa produção ruim. E com certeza o autor se queima perante o leitor.

Por isso que é preciso que tenhamos uma formação ampla e não apenas limitada ao texto.

Concurso literário é outra furada porque não leva a lugar nenhum, não dá nada e a corrupção sempre coloca o mano deles na vantagem.

O Vianco deu sorte.
Mas para cada 1 Andre Vianco existem bilhões de autores sem sorte, que precisam batalhar mesmo.

(e o Vianco escreve mal prá caramba, cá entre nós)

Alexandre Lobão disse...

O assunto com certeza é controverso.
Acredito que não podemos generalizar - por exemplo, não dá para dizer que todos que se auto-publicam são ruins ou não são, ou que não querem ser profissionais.
E lembro que a auto-publicação não significa que o autor faz tudo. Meu primeiro livro, auto-publicado (e que julgo ser um bom livro até hoje...) teve um revisor pago, um capista contratado para fazer a capa e contracapa, uma pequena editora cuidando da diagramação, ISBN, etc.
Dos comentários acima, creio que valem dois lembretes:
1) Seja profissional, mesmo (principalmente!) quando auto-publicando seus livros
2) Cuidado com generalizações! Nunca diga "todos" para nada, a vida não é assim! ;)