3 de dezembro de 2010

Write in Pantanal - James McSill de volta ao Brasil em Abril/2011

m último post antes das férias: Como já comentei anteriormente, o retiro para escritores de James McSill não foi apenas o melhor curso para escritores de que participei, foi simplesmente o melhor curso que já fiz na vida: extremamente objetivo, com dicas práticas e de uso imediato para qualquer escritor... Uma verdadeira revelação ou, como costuma dizer o James, um "chá de realidade".
Pois é, o James McSill está de volta ao Brasil, desta vez no Mato Grosso, com o "Write in Pantanal", que vai ocorrer durante os dias 28, 29, 30 de abril e 01 de maio de 2011.  Seguem algumas informações sobre o evento; vejam mais detalhes no site do evento.

Quatro dias de sessões instrucionais em que não só o autor terá a oportunidade de descobrir as "manhas" e segredos da produção de textos apreciados por agentes e editoras internacionais, bem como estruturar um texto de autodesenvolvimento na prática.
Serão mostradas técnicas de desmontagem e montagem de texto e os fatores que tornam um livro de autodesenvolvimento num sucesso de venda.
Assuntos básicos:

  • Seminários com tópicos sobre a construção de texto: estrutura, pontos de vista, emoção, mensagem, descrição / narração, sequenciamento, mostrar versus contar, simetrias de capítulos e técnicas práticas para turbinar um texto já pronto.
  • Exercícios práticos de criação, incluindo o uso de programas de computador que ajudarão os participantes a dar ritmo a seu texto.
  • Sessões de feedback em que os autores testarão a sua produção junto ao grupo.
  • Sessões de perguntas & respostas, ponto alto da maioria dos eventos.
Além disso, haverá sessões individuais para o exame de material levado pelos participantes, e de suas necessidades particulares, onde serão discutidas obras já prontas, ou traçar planos que levem o autor a seus objetivos.
A metodologia utilizada cria um ambiente descontraido para que os autores, num espaço de amizade e apoio mútuos, descubram ou desenvolvam a sua própria voz.

2 comentários:

Andriolli disse...

Olá! Me permite apenas um correção? O curso não será em Mato Grosso, mas em Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande. Obrigado pela dica!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Alexandre, acabei de conhecer teu blog, adorei! Muito interessante e extremamente informativo. Vou ler os posts todos que puder kkk

bjs