2 de setembro de 2011

Resultados do Workshop de Escrita de Ficção

o fim de semana passado, de sexta de noite até às 17h00 do domingo, aconteceu o I Workshop de Escrita de Ficção organizado por mim e Oswaldo Pullen, responsável pelo site Escrita Criativa.
Foram dois dias e duas noites de aprendizado intenso, com muitas palestras "objetivas e de uso imediato", conforme tínhamos planejado, entremeadas por exercícios onde os participantes puderam verificar na prática o uso das técnicas para produção literária.
Durante os intervalos de almoço e janta, aproveitamos para conversar com cada um dos participantes, avaliando expectativas, impressões e conhecendo um pouco mais sobre cada um.
O evento foi muitíssimo interessante e, obviamente, bastante cansativo para nós que estávamos o tempo todo de pé, e falando. E como é normal nestes encontros de escritores, grandes amizades foram iniciadas.

Foi tudo assim, tão superlativo, que qualquer coisa que eu escrevesse seria necessariamente incompleta.  Mas talvez baste dizer que, para mim, algumas frases ouvidas nos intervalos resumem tudo o que senti na primeira vez que tive contato com as técnicas contemporâneas de escrita de ficção, e que fiquei muito feliz por ter conseguido, na mesma medida, passar adiante:
"Este workshop mudou minha vida. Abriu meus olhos para novas possibilidades e deu as ferramentas necessárias para atingi-las"
"Nunca imaginei que havia uma técnica tão bem definida para escrever um livro."
"É como o ovo de Colombo: depois que aprendemos tudo faz tanto sentido, que é difícil entender como podemos escrever de qualquer outra forma"

Algumas oficinas de escrita criativa focam sua atuação em análise de livros de autores conhecidos, outras em aspectos mais motivacionais ("Você pode escrever um livro! Confie em você!") aliados a exercícios práticos para "desbloqueio", para tornar a escrita mais natural.

No nosso caso, resolvemos concentrar esforços em apresentar o método de trabalho utilizado por grandes autores do mercado americano e anglo-saxão que,
é fato, é um mercado com um grau de profissionalismo bem maior que o nosso.  Assim, além de técnicas para criação de personagens "redondos" e dicas sobre como criar personagens realmente inesquecíveis, com um quê de ambiguidade e humanidade, nós apresentamos - e praticamos - todos os passos ensinados por cursos de escrita de ficção das universidades americanas.

Vejam aqui algumas fotos do evento, e aqui a entrega dos certificados.

Já falei sobre tudo isso aqui, de passagem, mas apenas para dar uma ideia do processo, seguem os "passos para escrever um livro":
  • Defina seu Tema / ideia – Sobre o que é a história
  • Escreva a Premissa Estruturada – Qual a grande questão a ser respondida
  • Produza a Premissa Estendida – o detalhamento da premissa
  • Detalhe seus Personagens – Quem participa
  • Faça a Sinopse / resumão – Visão geral da história
  • Realize o Fichamento das cenas principais – Como se organiza
  • Produza as demais cenas – Detalhamento
  • Desenvolva a primeira versão
  • Continue com os Tratamentos /revisões – refinamento até a versão final Foram ao todo 18 horas detalhando, aprofundando e tirando dúvidas sobre estes e outros temas.
    Estamos agora planejando algo diferente: um "retiro para escritores" durante o carnaval, onde os interessados vão trazer seus escritos e escrever, e nós ofereceremos consultoria individualizada aos participantes, com uma ou outra palestra. Interessados, desde já, podem entrar em contato comigo e reservarem suas vagas!

    Semana que vem falamos sobre Motivação e Rotina, um tema que aflige muitos escritores, iniciantes e tarimbados!

Gostou?  este post!

12 comentários:

Anônimo disse...

Vc nao vai dar nem ao menos uma pincelada no q vcs ensinaram no workshop? Pra quem mora longe d brasilia e nao pode ir, entende?

Thales M. disse...

No Carnaval é maldade! Vai ter mais algum workshop? Algum em outro estado?

Anônimo disse...

Por favor, nos passe algo bem simples sobre o workshop, queria muito estar lá, mas não pude! Moro longe!

Alexandre Lobão disse...

He he!
Amigos, TUDO o que escrevo neste blog são "pinceladas" do que vimos em detalhe, e com práticas, no workshop. E, obviamente, continuarei postando mais coisas aqui, cada vez melhores pois estou sempre aprendendo.

Quanto a outros workshops em datas e estados diferentes, estamos trabalhando nisso - inclusive fora do Carnaval! :)

Especificamente para workshops fora de Brasília, precisamos ter um mínimo de alunos para podermos começar a avaliar a viabilidade; como não temos facilidade para organizar eventos em outros estados, quem se interessar pode nos ajudar para isso - e, quem sabe, conseguir uma vaga ou algum retorno financeiro com isso.

Interessados podem deixar seu contato como comentários, que não aprovarei (para não tornar público) mas entrarei em contato.

[]s

Anônimo disse...

Gostaria muito de ir em um wokshop de escrita, mas moro em um lugar muito pequeno em São Paulo e nunca dá!

Alexandre Lobão disse...

O negócio é procurar alternativas: há vários livros sobre o assunto; compre alguns, leia, e poste suas dúvidas aqui que vamos ajudando como der.

Há um post antigo aqui do blog lista alguns livros intessantes: http://dicasdoalexandrelobao.blogspot.com/2010/03/tudo-o-que-voce-queria-saber-sobre-como.html

O formato deste post está ruim, mas o conteúdo é muito bom! :)

José Alencastro disse...

Belo conteúdo, convido a conhecer meu blog: http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/

Alexandre Lobão disse...

Muito interessante seu blog, José, Parabéns pela escrita e seleção de imagens!
Deixei uns comentários lá, também.
[]s

José Alencastro disse...

Seja sempre bem vindo amigo, abraço

Anônimo disse...

Esse workshop no carnaval, será um retiro onde poderemos dormir no local? Como será? Tenho interesse em fazer. Como faço?

Anônimo disse...

Qual e-mail para contato?
Estou interessada no workshop do carnaval.

Alexandre Lobão disse...

Oi, "Anônimo" :) e outros:
O "Retiro para Escritores" do Carnaval não foi confirmado, mas teremos novas versões do Workshop, em dois novos formatos (dois dias corridos, e uma noite por semana por algumas semanas) a partir de março. Assim que os locais estiverem confirmados eu aviso.
Obrigado de novo pelo interesse e apoio!