25 de maio de 2012

Concurso e Oficina de Contos


stou devendo a vocês um post sobre diálogos, conforme o pedido realizado em um dos comentários do blog. Mas semana que vem pago esta dívida, hoje quero apenas anunciar um concurso e uma excelente oficina, os dois para aqueles que querem se aperfeiçoar na arte dos contos. Eu recomendo, em especial porque é mais fácil se manter motivado para concluir vinte "narrativas mínimas de impacto máximo"em um ano, compondo um livro, do que para continuar escrevendo uma grande história cuja qualidade só se saberá ao final. Experimentem!

Primeiro vamos ao concurso, já que tenho menos a falar sobre ele.
A Draco Editora está lançando um concurso para selecionar contos para uma coletânea de histórias cujos protagonistas sejam dragões.   São válidos dragões inspirados em quaisquer culturas da Terra e de outros universos imaginários de autoria do próprio contista/novelista (Fanfics não são válidos).  Os contos devem ter entre 5000 e 8000 palavras, e devem ser enviados até 31 de Julho de 2012.  Mais detalhes e informações sobre como se inscrever no blog da editora Draco.

Atualizando conforme dica do Escriba Encapuzado: A Editora Draco também está aceitando submissões para a coletânea “Excalibur” de contos inspirados no universo do Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda. Mais detalhes no link:
http://blog.editoradraco.com/2012/05/excalibur-prazo-final-para-submissao-de-textos-para-a-coletanea

Não conheço a editora Draco nem os organizadores da coletânea, mas o trabalho me pareceu sério - comentários de quem souber mais a respeito são benvindos!
O conto é a pedrada no olho
Mario Arregui, escritor uruguaio

 A oficina de contos começa a partir de junho, e é organizada pelo escritor Oswaldo Pullen, colega com quem trabalho e que respeito muito, tanto pela sua capacidade como escritor quanto pela sua habilidade de passar conhecimentos.

Com enfoque na prática, a oficina vai levar os seus participantes a desenvolver um conto semanal, sempre em cima de tema discutido em reunião anterior. Ao longo da oficina os participantes lidarão com o desenvolvimento de estórias curtas que é a principal característica do conto, a manipulação dos elementos da narrativa, como a ação, a descrição e o diálogo, e a sustentação da trama até o desfecho ou virada final.
As sessões se iniciarão com a apresentação de contos de autores consagrados, ou de textos sobre desenvolvimento de personagens, construção da trama, e dos outros elementos envolvidos na elaboração de uma obra de ficção. A seguir, os participantes submeterão os trabalhos desenvolvidos à apreciação dos demais componentes, sendo encerrada cada sessão com a discussão e aprovação do tema para a semana seguinte.

Vale lembrar que o Oswaldo Pullen vem desenvolvendo sua oficina de contos desde 2007. Em 2009 coordenou a antologia "No tempo em que cobra tinha asas", com contos de seus alunos.
Início da Oficina: 14 de junho, quinta-feira, às 19:30
Local: SQSW 301, bloco H, apto 408 - Sudoeste - Brasília - DF.
Duração: 3 meses - Preço: 3 x R$220,00
Outras Informações: fones 3344-2596 e 8138-7998

Gostou?  este post!

6 comentários:

Anônimo disse...

Lobão,

Achei interessante a possibilidade de ir mergulhando na nova seara de escritor por intermédio de Contos.

Vou pensar com carinho!

Grato pela dica.


E quero mais informações sobre o Curso que vai acontecer em julho.

Atenciosamente

Arnaldo

Renata disse...

Sabe me dizer a partir de que idade é a oficina?
Renata

Alexandre Lobão disse...

Oi Arnaldo,
Este curso é apresentado pelo Oswaldo Pullen (eu estrou fora desta vez), veja os contatos aí no post e dê uma ligada para ele.

[]s
Lobão

Escriba Encapuzado disse...

Alexandre,

A Editora Draco também está aceitando submissões para a coletânea “Excalibur” de contos inspirados no universo do Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda.

Fica a dica e segue o link:
http://blog.editoradraco.com/2012/05/excalibur-prazo-final-para-submissao-de-textos-para-a-coletanea/

Abraços.

Alexandre Lobão disse...

Oi Renata,
Não acho que haja nenhum limite de idade, mas o ideal pe conferir com o "oficineiro", o Oswaldo Pullen. Confira lá com ele!

Alexandre Lobão disse...

Valeu, Mestre Escriba Encapuzado!

Já atualizei o post, obrigado pela dica.