13 de junho de 2012

Publishing Management: O Negócio do Livro

F
oi-se o tempo em que o escritor precisava saber apenas regras da língua portuguesa e de como contar bem uma história.  Por mais que reclamem, não há como negar: o escritor que deseja ser bem sucedido precisa conhecer o mercado livreiro.

Marketing viral, feiras e eventos, direitos autorais, agências literárias, produção de livros digitais, impressão sob demanda e muitos outros assuntos serão apresentados por Carlo Carrenho neste curso cujas inscrições terminam nesta sexta, dia 15 de junho!

Nada do que eu possa falar substitui as palavras do próprio Carlo, pelo que reproduzo a seguir sua mensagem de divulgação do curso.  Nos próximos dias retornamos com um novo post, falando sobre cliffhangers, jumpcuts e outras técnicas para fazer o leitor não desgrudar de seu livro!

Gostaria de apresentar a você o curso Publishing Management: O Negócio do Livro, coordenado por mim e oferecido pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. O curso já está na sétima turma, que se inicia no final deste mês, mas ainda restam algumas vagas e, é claro, eu gostaria de ver a sala lotada no primeiro dia de aula. Por isso, escrevo para incentivá-lo a fazer o curso ou indicá-lo para amigos, colegas e funcionários.

O curso aborda todas as áreas do negócio do livro, desde a produção e o editorial até a comercialização e o marketing. Como não poderia deixar de ser, a revolução digital que afeta a cadeia do livro terá um enfoque especial nesta próxima turma. O curso amadureceu bastante ao longo das seis primeiras turmas e continua com seus dois grandes diferenciais:

  • As aulas são ministradas por profissionais do setor, permitindo que os alunos entendam o mercado editorial pelos olhos e vivência de quem atua nele.
  • O curso prevê um trabalho de conclusão onde os alunos preparam projetos de negócios editoriais que são apresentados a uma banca ao final do curso. Eu supervisiono pessoalmente o andamento destes projetos e trata-se de uma grande oportunidade para colocar as mãos na massa e testar ideias.
O curso, portanto, é ideal para quem entrou recentemente no mercado editorial; para quem já atua há algum tempo, mas busca uma visão mais ampla; e também para quem quer ter o primeiro contato com o negócio do livro. Se você se encaixa em algum desses grupos, recomendo o curso. Se não, peço sua ajuda em divulgá-lo a colegas e sugiro que incentive seus funcionários a fazê-lo. Como as aulas são aos sábados e quinzenais, mesmo quem mora fora do Rio pode fazer o curso.

As inscrições vão até sexta-feira, 15 de junho, e estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida pelo e-mail carrenho@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas com a Roberta Baptista pelo e-mail beta.baptista@gmail.com ou diretamente neste link: http://mgm-rio.fgv.br/cursos-detalhes/publishing-management-o-negocio-livro.

Corram, pois as vagas são limitadas e as inscrições se encerram nesta sexta-feira.

Um abraço,

Carlo Carrenho
Coordenador
Publishing Management: O Negócio do Livro
Fundação Getúlio Vargas - RJ
 

2 comentários:

Unknown disse...

Lobão, o curso é realmente atraente. Você conhece alguma referência sobre essa técnica de marketing viral que ele aborda? Ou seja, alguém que aplicou e deu certo.

abraços,
Eduardo

Alexandre Lobão disse...

Oi Eduardo,
Não conheço o material do curso do Carlo, mas se você passar em uma livraria verá que há diversos livros sobre o assunto (marketing viral) que incluem diversos exemplos. Obviamente, exemplos na área do mercado literário são mais raros; mas por um ou outro artigo que li sobre iniciativas de sucesso de alguns autores, os princípios gerais sobre marketing viral parecem se enquadrar perfeitamente no mundo literário.

Quem sabe em breve faço um post exclusivamente sobre isso?