3 de outubro de 2012

Workshop de Escrita de Ficção do Vida de Escritor, 7 Coisas e Revistas nas bancas


Em uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, T.K. Pereira e Alexandre Lobão convidam escritores para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje. 

Não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, envie sua contribuição para esta série de artigos!

Nesta semana, no Escriba Encapuzado, a escritora paulista Fernanda de Aragão conta quais são as sete coisas que aprendeu, dando lições de sabedoria e de humildade que todo escritor deve sempre ter em mente.  Aproveitem!

Antes de falar da mais nova edição do Workshop de Escrita de Ficção que o Vida de Escritor está promovendo com o EscritaCriativa.Net, um recado rápido: Este mês temos duas revistas nas bancas com artigos de minha autoria: na Conhecimento Prático - Literatura falo sobre o conflito das gerações X, Y e Z e como isso afeta a literatura e os escritores; e na Conhecimento Prático - Língua Portuguesa falo sobre o que é e como fazer a leitura crítica de um texto. Corram enquanto elas ainda estão à venda!

E, finalmente, falemos sobre o
III WEF - Workshop de Escrita de Ficção
O WEF é um seminário voltado para escritores e roteiristas, apresentando técnicas bastante objetivas que vão desde a organização inicial de sua ideia até a revisão final do texto, passando por técnicas para estruturação da trama, construção de cenas e suas partes, desenvolvimento de personagens e artifícios para prender a atenção dos leitores, apresentando uma organização que orienta seu trabalho e evita os temíveis “bloqueios de escritor”.
Vamos apresentar e exercitar técnicas utilizadas por autores de sucesso, tais como J.K. Rowling, Dan Brown, Stieg Larsson, James Patterson e outros, que criaram bestsellers e venderam milhões de exemplares. Apesar de praticamente desconhecidas no Brasil, estas técnicas são utilizadas pelos escritores dos EUA e da Inglaterra há décadas, em cursos universitários para formação de escritores - coisa que, infelizmente, ainda não está estabelecida no Brasil.

Como acontece o III WEF: Nós acreditamos que somente a prática pode levar ao aprendizado e é este o enfoque didático que damos ao treinamento. Assim, o peso das oficinas equivale ao das palestras, e todos os tópicos abordados são objeto de exercícios individuais ou em grupo.

O que o III WEF tem de diferente: Os escritores latinos em geral têm sua capacidade literária mais desenvolvida do que seu lado técnico. Isto não é nenhuma característica diferenciada de nossa parte, mas sim porque as universidades e as academias no Brasil estão muito mais voltadas para o aspecto literário do que para a eficiência do contar. A não ser quando ministrado por raros professores visitantes, os workshops realizados no Brasil não envolvem as técnicas de escrita de ficção, sendo muito mais voltados para o lado da estética da escrita, ou seja, seu lado literário. Foca em detalhes do texto ao invés de prover uma visão mais ampla sobre a trama e o seu desenvolvimento.

Assuntos Abordados: O que é a cena. Mostrar versus contar. Cena, trama e estrutura. Desenvolvimento de Personagens. Criando um personagem. Curva do personagem. Premissa estruturada. Desenvolvendo a trama. Conflito e suspense. Técnicas de framingcliff-hanger e de jump-cut. Como lidar com os bloqueios criativos. Técnicas de encadeamento. Linhas dramáticas.

Público Alvo: Escritores e Roteiristas iniciantes ou em qualquer ponto da carreira que queiram dominar as técnicas narrativas de ficção utilizadas por autores de renome internacional.

Pré-requisitos: Não é requerida nenhuma experiência anterior como escritor ou roteirista.

Data de Realização: 7 a 9 de dezembro de 2012. O evento se inicia no dia 7, sexta-feira, às 9:00 e se encerra no domingo, dia 9, às 18 horas.

Clique aqui para mais informações e inscrever-se - Vagas limitadas! 

3 comentários:

Jonas Martins disse...

Lobão, Já li grande parte do que você produziu, seja em seus livros, ou artigos. Gosto muito do que você escreve...Estou começando a trilhar o caminho da literatura profissional, e quero parabeniza-lo por seu blog...
Ele é muito útil para pessoas como eu que estão começando...
abraços

Alexandre Lobão disse...

Oi Antonio,
Obrigado pelo comentário. Não costumo aprovar comentários com propagandas, mas como atuo também na área de TI abri uma exceção. :)
[]s

Alexandre Lobão disse...

Salve, Jonas!
Obrigado pelas palavras de incentivo, são comentários como o seu que me motivam a continuar com o blog e, em última instância, escrevendo.

Forte Abraço!