a série "7 Coisas que aprendi" recebemos contribuições de escritores e dos mais variados profissionais que atuam no mercado livreiro, que ajudam a ampliar nossos horizontes compartilhando suas experiências através de sete coisas que aprenderam até hoje.
É fácil participar desta série, que é uma iniciativa conjunta* dos blogs Escriba Encapuzado, de T.K. Pereira, e Vida de Escritor, de Alexandre Lobão: só interessa a vontade de partilhar com os colegas de profissão. Não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, se é ilustrador, editor, revisor ou estagiário de uma editora - envie sua contribuição hoje mesmo!
Hoje temos a contribuição de Victor Tagore, editor da Thesaurus.
Tagore - como seu pai, Victor Alegria, o fundador da Thesaurus - não apenas um editor, é um batalhador pela causa dos escritores brasileiros, sempre procurando formas de apoiar novos escritores e abrir espaços para eles em feiras literárias, livrarias e outros eventos.
Com vocês, as "7 coisas" de um editor que se importa com os autores, sem nunca abrir mão da qualidade do que publica.
- Chegue com o livro revisado. Quando o editor vê um livro cheio de erros não perde 10 minutos com ele, pois um livro assim denota um autor sem esmero. Erros simples são aceitáveis, mas erros grosseiros, como de concordância, não são aceitáveis. É claro que a editora vai revisar seu texto, mas não irá fazer copidesque!
- Mostre que você conhece o que está à sua volta. Não ache que você é a última Coca-Cola do deserto, que suas ideias são sempre originais. Pesquise sobre o seu assunto o máximo que você puder e leve ao editor apenas o que você percebe que é realmente novo.
- O autor não é uma concha. Autores bem relacionados têm mais possibilidade de publicação. O autor precisa ter amigos, grupos de relacionamento, sejam da igreja, do clube, vizinhos, ou do Facebook, Twitter ou Blog. O autor precisa ser capaz de montar uma lista de convidados para ao lançamento que realmente irão comparecer.
- Não acredite que se livro vai andar com as próprias pernas. Livro é que nem criança: você precisa puxar pela mão até ele andar sozinho. Muitos autores abandonam o livro depois de editado, não o divulgam, o que é fatal para o livro – sem isso, o livro não acontece. Tenha o livro sempre em mente e com alguns exemplares perto de você, leve-o quando sair de férias, comente em conversas e na internet, sem ser chato, para aproveitar todas oportunidades de divulgação.
- Se o autor escreve em blogs, ou se ele tem um blog: Seus textos recebem críticas ou comentários? Recebem muitas visitas? Escrever é um exercício. Toda vez que você escreve para um público, você se esmera no que produz. Em casa, de cuecas, você escreve qualquer coisa; mas quando publicando, mesmo que em um blog, você precisa ser mais profissional. Um autor que tem centenas de artigos em um blog gera muito mais confiança para o editor - e com certeza já tem mais experiência, o que faz toda a diferença.
- Seja parceiro de sua editora. Se ofereça para dar palestras, crie oportunidades junto com a editora para divulgar seu trabalho – às vezes, para a editora faltam apenas boas ideias para unir as suas possibilidades com as possibilidades da editora. Não espere acontecer. Crie os momentos de venda.
- O livro faz o autor e o autor faz o livro. Onde é que você se encaixa? Por exemplo: Determinado autor é uma referência em sua instituição, em sua área, em sua cidade. Se você é uma referência, garante as vendas pelo menos na primeira edição. O ideal, no entanto, é o livro que faz o autor: o livro que vende pela sua qualidade, e com isso torna o autor conhecido. Com o tempo, o nome do autor passa a ser mais conhecido que o dos livros.
Victor Tagore é editor da Thesaurus Editora, de Brasília. Com 36 anos de existência, Thesaurus publicou mais de 2.000 títulos, sendo 95% de autores nacionais. Atualmente a Thesaurus publica mais de 100 novos títulos por ano, sendo que boa parte destes são primeiros livros. Tagore pode ser contatado pelo e-mail editor@Thesaurus.com.br.
Um recado rápido: devido a diversos compromissos assumidos com editoras e com uma universidade, os posts do "Vida de Escritor" passarão a ser quinzenais. Agora, mais do que nunca, sua opinião e sugestão sobre temas a serem debatidos é essencial - participe, comente e se divirta nesta nossa Vida de Escritor.
* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.
Veja outros artigos desta série no Vida de Escritor e no Escriba Encapuzado.
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2 comentários:
Penso que enviar edições do seu livro para blogs literários conhecidos pode ser bom.
Oi Lis,
Com certeza. Algumas editoras, inclusive, adotam esta prática: levantam quais blogs que comentam livros parecidos com o livro a ser lançado que tem mais visitas, e enviam os livros (gratuitamente, é claro) para serem comentados.
Tendo verba, a ideia é sempre bem-vinda; é só não esquecer o passo anterior: dar uma pesquisada para saber se o blog tem muitos seguidores; como enviar um livro custa tempo e dinheiro, o ideal é enviar apenas para aqueles que vão dar maior visibilidade ao livro.
[]s e obrigado pela participação!
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