17 de outubro de 2014

7 Coisas que aprendi, com Amâncio Siqueira

Em uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, T.K. Pereira e Alexandre Lobão convidam escritores e outros profissionais do mercado livreiro e literário para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje. 
Sempre é bom lembrar que em maio deste ano lançamos um e-book com 61 contribuições de escritores e profissionais do mercado.  E estamos agora juntando contribuições para a próxima edição!  Então, se você é escritor iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, se é editor, capista, ilustrador, revisor, agente literário ou mesmo um leitor ávido com algo para compartilhar, não perca tempo e envie sua contribuição para esta série de artigos!
Neste post temos três novas participações para a série. 
No Escriba Encapuzado há duas novas contribuições, ambos de escritores que se destacaram nos concursos literários do SESC: Maurício de Almeida e André Timm.
E aqui no Vida de Escritor, os insights do escritor Amâncio Siqueira, aproveitem!
  1. Leia muito, o tempo todo, desesperadamente, e sinta dor na consciência por não poder ler tanto quanto deveria e gostaria. Um escritor que não lê passa a mesma credibilidade de um médico fumante ou um nutricionista gordo, com o agravante de que os outros podem saber muito, embora não utilizem pra si, enquanto o escritor que não lê não sabe escrever e não tem a mínima noção da escrita como profissão.
  2. Tenha disciplina. Esse é um conselho que tento dar a mim mesmo todos os dias, embora raramente eu o acolha. Disciplina é fundamental. Sentar e escrever (ou escrever em pé, ou deitado, se for melhor pra você). Quando não conseguir dar continuidade ao livro, pesquisar, ler, fazer resumo dos próximos capítulos, detalhar diálogos.
  3. Estude muito sobre tudo. Consulte dicionários de várias línguas, enciclopédias. Não escreva sobre uma flor antes de saber tudo sobre ela. Estude muito para escrever, e principalmente depois de ter a obra pronta, para as revisões. Mas tente sempre esconder o quanto estudou. O leitor não precisa saber que você leu dez mil páginas para escrever um capítulo. O livro tem que fluir diante do leitor de forma natural, como se não tivesse exigido nenhum esforço de sua parte. Estude ainda mais sobre o mercado editorial.
  4. Depois de concluída a primeira versão do livro, deixe-o na gaveta um bom tempo, entre seis meses e um ano. Você poderá perceber com mais facilidade os erros gramaticais e as inconsistências quando tiver esquecido o texto escrito. Não deixe por um tempo muito grande, ou esquecerá os objetivos do que escreveu, a essência que queria dar ao texto.
  5. Procure leitores críticos e agradeça cada crítica recebida. Muitos pretensos escritores não querem submeter seus textos sequer à crítica do próprio editor. São esses que enchem o mundo de péssimos livros e geram a noção em grande parte acertada de que edições autopublicadas são ruins.
  6. Pense no leitor. Não escreva apenas para si mesmo. Se você quer ter a escrita como profissão, deve entender que nenhum profissional visa a si mesmo. O médico deve fazer o que é melhor para o paciente, e não para si. Pensar no leitor não significa escrever livros da moda e tentar virar bestseller escrevendo qualquer porcaria. Significa saber que a comunicação exige compreensão e retorno. Se o leitor que você quer é inteligente, escreva livros inteligentes, mas evite ser pedante. O leitor não se emocionará com um parágrafo que não passa de um jogo de palavras vazio. O máximo que acontecerá será um sorriso sarcástico ou seu livro jogado contra a parede.
  7. Procure uma editora que ganhe dinheiro vendendo seus livros para leitores, e não para você mesmo.

Sobre o autor: Amâncio Siqueira é suicida não praticante.  Obras: O Evangelho de São Pecador (ArtExpressa, 2010) e Quebra Cabeças (lançamento previsto para 2015)
* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.

Veja a opinião de outros autores no  Vida de Escritor e no Escriba Encapuzado.
Até a semana que vem - e enquanto isso pensem em SUAS 7 coisas e enviem suas contribuições

Gostou?  este post!

2 comentários:

Henrique Choppin Cardoso disse...

Gostei muito dessas dicas, vou bota-las em prática, e ir treinando para ser um bom escritor no futuro. Parabéns pelo blog!

http://respirepalavras.blogspot.com.br/?m=1

Alexandre Lobão disse...

Valeu, José Henrique!
E querendo participar da série - o que falo no post é sério: não é obrigatória grande experiência como escritor - é só enviar um e-mail para mim: contato@AlexandreLobao.com