23 de setembro de 2015

Há regras para escrever (boas) obras de ficção?


C
omo passar ideias para o papel sem perder sua vitalidade, originalidade e graça?
Uma resposta simples e direta é dada por William Somerset Maugham, novelista, contista e escritor de peças inglês que foi o mais bem pago escritor na década de 1930: “Existem três regras para saber escrever ficção. Infelizmente ninguém sabe quais são elas.”
William Somerset Maugham
Brincadeiras à parte, é importante nos conscientizarmos de duas coisas: Primeiro, realmente não existem regras para escrever (boa) ficção, até porque várias grandes obras se destacaram justamente por saírem dos padrões usuais dos escritores de sua época.

Em segundo lugar, é importante saber que existem sim regras para melhorar seu texto, desde simples regras gramaticais e ortográficas – que encontramos em qualquer gramática – até regras sobre como estruturar melhor seu texto para torná-lo mais claro, mais fluido, mais divertido para o leitor.

Estas regras existem tanto para textos de ficção quanto para textos técnicos, e o conselho vale para ambos: Antes de começar a escrever, organize suas ideias.

Liste todos os pontos principais do que você vai escrever. Se, por exemplo, trata-se da produção de um parecer quanto a determinada questão, liste os prós, os contras, as contestações para cada ponto, elabore a linha geral que será defendida e qual a conclusão que será apresentada, tudo isto em uma simples lista de tópicos.

Se por outro lado trata-se de uma história, comece registrando o status quo inicial, os “pontos de virada” – os momentos em que a história muda efetivamente de rumo – e a conclusão da busca iniciada pelo personagem no primeiro ponto de virada.

Não é preciso nenhuma avaliação: você mesmo irá perceber que o resultado produzido será bem mais coeso, mais focado e interessante devido ao direcionamento dado por este planejamento!

E você, o que acha que um bom texto precisa ter? Há regras? Como quebrá-las sem estragar seu texto? Comente e compartilhe com os colegas escritores!

Gostou? este post!

2 comentários:

Beto disse...

Eu confesso que de tempos em tempos eu me dedico a reaprender a escrever. Escrevo por paixão e espero terminar o meu livro com êxito e com um resultado bem significativo. Acredito que é impossível redigir algo de qualidade sem ter o devido conhecimento técnico da língua portuguesa e, mesmo que escrever com o coração seja bem prazeroso depois que tomamos conhecimentos de técnicas mais elaboradas temos um ganho de qualidade textual gigantesco. Bom, na pática é bem mais árduo mas espero chegar lá (kkkk). Gostei muito do seu texto.

Abraço

Beto

blogcoisastriviais.blogspot.com

Alexandre Lobão disse...

É bem por aí, Beto.
Podemos nos espelhar na história do Picasso, que antes de mostrar ao mundo seu estilo particular, pelo qual ficou famoso, era reconhecido como um dos melhores retratistas de sua época.

Você pode até quebrar TODAS as regras para produzir um texto... Mas, para isso, você precisa dominá-las antes!

Valeu!