19 de setembro de 2018

Como encontrar uma editora para seu livro




J
á escrevi diversas vezes sobre este assunto, mas como o assunto continua sendo um dos mais perguntados, acredito que vale a pena explorar novos ângulos.


O básico, provavelmente, todos já sabem, mas sempre vale à pena reforçar: Não adianta enviar em quantidade, para muitas editoras, o que funciona é a qualidade - enviar para a editora certa.
E como saber qual é a editora certa?


Também não há segredo neste ponto: basta pesquisar.
  • A editora publica livros do mesmo gênero que o seu?
  • Ela publica autores nacionais?
  • Como é que ela recebe os originais? Ela quer uma descrição, algumas páginas, o livro completo? Em meio digital ou papel?
Por mais que as tecnologias ajudem,  nada (ainda) substitui o olho-no-olho"

Estas e outras questões você descobre facilmente pelo site da editora ou em suas páginas nas redes sociais - quase todas editoras hoje têm canais oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e outras.
Mas isso, como falei, é o básico. O que realmente faz diferença?
Bem, neste outubro sairá meu vigésimo primeiro livro, "Ameaça Virtual, Perigo Real", o segundo
livro da Turma dos Quatro Fantásticos. Quando tiver mais notícias aviso aqui, mas por enquanto o que tenho para mostrar é a capa do livro.
Revendo aqui, percebi que sempre (exceto em um caso) o primeiro livro que publiquei em cada editora aconteceu após um "contato visual". E a exceção, "As Incríveis Memórias de Samael Duncan", publicado pela Bagaço, foi resultado de um contato direto de um autor amigo e da Íris Borges, escritora presidente e agente literária da Casa de Autores.
 
A conclusão, para mim, é fácil: O que faz diferença é este olho-no-olho.
É você conversar com o editor, ou um de seus agentes, e empolgá-lo com a ideia de escrever seu livro. Mostrar porque seu livro é único, e mostrar que conhece e tem contato com seu público alvo.
É você mostrar para ele que você conhece as linhas que a editora publica, gosta dos livros e acredita que seu livro será uma boa adição ao seu catálogo.
É mostrar que você é profissional, que está empolgado com a oportunidade de trabalhar com ele e que fará todos os esforços possíveis para divulgar o trabalho, para que o livro seja um bom negócio para todos.

 
E como encontrar este editor?
  • Primeiro, faça o básico e descubra qual editora é a melhor casa para seu livro - e sua carreira!
  • De preferência, antes de falar com o editor trabalhe em manter uma presença virtual, conhecer seu público-alvo e ter canais para entrar em contato com ele - com muitos seguidores!
  • Além disso, conheça bem seu livro e sua pretensão de carreira. O que torna seu livro único, diferente dos outros? Você consegue explicar os pontos mais importantes da história em um minuto? Como os leitores vão se identificar com seus personagens?
Com estas informações em mente, vá à luta: procure agendar reuniões (quase impossível, mas já consegui e foram bem proveitosas), visite Bienais, Feiras Literárias e outros eventos que a editora realiza ou dos quais participa.
E isso tempo e dinheiro, é claro.
Mas se você realmente quer ser escritor, essa é a forma profissional de agir.

Estas e outras dicas, com mais profundidade, você encontra n'A Bíblia do Escritor. Compre a sua hoje!


Para fechar: Amigos, estou retomando o "Vida de Escritor" após um período sabático. Comentem, sugiram novos assuntos, e voltamos a nos ver em duas semanas!

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