á escrevi diversas vezes sobre este assunto, mas como o assunto continua sendo um dos mais perguntados, acredito que vale a pena explorar novos ângulos. O básico, provavelmente, todos já sabem, mas sempre vale à pena reforçar: Não adianta enviar em quantidade, para muitas editoras, o que funciona é a qualidade - enviar para a editora certa. E como saber qual é a editora certa? | |
Também não há segredo neste ponto: basta pesquisar.
| “Por mais que as tecnologias ajudem, nada (ainda) substitui o olho-no-olho" |
Estas e outras questões você descobre facilmente pelo site da editora ou em suas páginas nas redes sociais - quase todas editoras hoje têm canais oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e outras. Mas isso, como falei, é o básico. O que realmente faz diferença? Bem, neste outubro sairá meu vigésimo primeiro livro, "Ameaça Virtual, Perigo Real", o segundo livro da Turma dos Quatro Fantásticos. Quando tiver mais notícias aviso aqui, mas por enquanto o que tenho para mostrar é a capa do livro. Revendo aqui, percebi que sempre (exceto em um caso) o primeiro livro que publiquei em cada editora aconteceu após um "contato visual". E a exceção, "As Incríveis Memórias de Samael Duncan", publicado pela Bagaço, foi resultado de um contato direto de um autor amigo e da Íris Borges, escritora presidente e agente literária da Casa de Autores. É você conversar com o editor, ou um de seus agentes, e empolgá-lo com a ideia de escrever seu livro. Mostrar porque seu livro é único, e mostrar que conhece e tem contato com seu público alvo. É você mostrar para ele que você conhece as linhas que a editora publica, gosta dos livros e acredita que seu livro será uma boa adição ao seu catálogo. É mostrar que você é profissional, que está empolgado com a oportunidade de trabalhar com ele e que fará todos os esforços possíveis para divulgar o trabalho, para que o livro seja um bom negócio para todos.
E isso tempo e dinheiro, é claro. Mas se você realmente quer ser escritor, essa é a forma profissional de agir. Estas e outras dicas, com mais profundidade, você encontra n'A Bíblia do Escritor. Compre a sua hoje!
Para fechar: Amigos, estou retomando o "Vida de Escritor" após um período sabático. Comentem, sugiram novos assuntos, e voltamos a nos ver em duas semanas!
|
Gostou? Tweet este post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário