8 de janeiro de 2019

Metas de 2019 para escritores


F
eliz Ano Velho.
A obra de Marcelo Rubens Paiva, best seller no Brasil nos anos 80 que conta as mudanças na vida do autor após sofrer um acidente que o deixou paraplégico, virou peça de teatro, filme, e até hoje é referência para novos autores.
Segundo o personagem/autor: “não sou herói, sou apenas vítima do destino, dentre milhões de destinos que nós não escolhemos”.
Isso fica claro na narrativa que mistura palavrões em boa quantidade e imaturidades (do personagem) diversas; mas o livro cativa e uma lição fica: não adianta chorar pelo leite derramado. 

O que passou, passou, e se este ano de 2019 começa para alguns carregado de maus presságios, seja pela crise nas livrarias e editoras, seja pelo cenário político-social do país, o melhor a fazer é não esquentar a cabeça mais que o necessário, e começar a trabalhar para mudar a situação.
Como autor, isso significa fazer a nossa parte: Dar o melhor de si para escrever grandes livros!

Isso passa, é claro, por conhecer as melhores técnicas para organizar seu trabalho, mas começa por sairmos de nossa zona de conforto, deixarmos de lado a procrastinação (que é o pior dos bloqueios de escritor!) e estabelecermos uma rotina para garantir que a obra vai sair.
"Não esquente a cabeça, que caspa vira mandiopã"
Marcelo Rubens Paiva, em Feliz Ano Velho.
A conta é simples: Se você escrever uma página por dia, algo em torno de 500 palavras, ao fim do ano você terá 365 páginas escritas.  Tirando desta conta os imprevistos, os fins de semana e os feriados, você terá no mínimo 200 páginas para mostrar ao seu futuro editor.

É claro que, se você se dedicar mais, é possível terminar um livro em bem menos tempo. Três meses é um tempo razoável para um escritor dedicado terminar uma primeira versão, embora haja muitos que façam em bem menos tempo.

De qualquer forma, para chegar a ter seu livro pronto, é necessário começar na primeira página. Não faça contas sobre o tempo que vai levar, apenas comece.

Mas como definir uma meta que realmente vai ser seguida?

Pensando especificamente em metas de escrita de livros, reuni uma série de ideias para escrever metas efetivas:

  1. Defina onde quer chegar.  Mesmo que você ainda não tenha uma ideia pronta para seu livro, defina um rumo. Sobre o que será seu livro?
  2. Defina quando quer chegar. Seu livro deverá estar pronto em julho? Em dezembro: 
  3. Defina metas intermediárias, com datas e produtos. Se você não fizer isso, nunca saberá se está chegando perto de sua meta ou não. Primeiro, defina o que você terá ao fim de cada mês (a ideia e os personagens prontos; a estrutura das tramas; a quantidade de capítulos escritos; a quantidade de capítulos revisados...); depois o que terminará a cada semana. Se estiver com dúvidas sobre o processo de criação, pode comentar neste post - e sempre há A Bíblia do Escritor.  
  4. Deixe seu calendário de entregas visível. Sempre. Abrir o armário ou sentar à mesa do trabalho todo dia e se deparar com as metas a serem entregues na semana lembra você de seus objetivos, e o ajuda a se manter focado e motivado.
  5. Defina metas possíveis, quantitativas, e que dependam de seu esforço. Não coloque metas do tipo "conseguir uma grande editora para meu livro". Após o término do livro, suas metas devem ser algo como "Preparar a proposta editorial do livro", "Fazer uma lista de 10 editoras que publicam livros do gênero" e "enviar o livro a dez editoras". 
  6. Estabeleça uma rotina.  Se você disser que "vai escrever quando der tempo", não escreverá nunca! Defina uma hora e local para escrever, e mantenha esta rotina, com ou sem inspiração!
  7. Faça isso AGORA. Não deixe para escrever suas metas e entregas intermediárias depois, porque isso sempre dá em nada. Saque um papel e uma caneta e comece a esboçar suas metas; e deixe este par no bolso até que você tenha uma visão bem clara do que você deseja atingir este ano.
  8. Comece HOJE. Escrever um livro é um trabalho longo, de meses de esforço - e é necessário começar hoje, e continuar a cada dia, sob a pena de não atingir sua meta ao fim do ano. Todos os dias você precisa fazer algo, efetivamente, para chegar mais perto de seu resultado, seja pesquisar, escrever ou organizar seu trabalho. Apenas pensar nas metas não vai levá-lo a lugar nenhum, exceto à frustração.
Para concluir, o conselho mais importante de todos: Livros são pessoais. Nunca escreva um livro apenas para agradar alguém, ou porque "está na moda", ou porque acha que vai vender melhor.

Invista em seu sonho  - mas também na realidade.

Bons livros são baseadas nos anseios, nos sonhos do autor, e escrever um livro que nos empolga é o que coloca um sorriso em nosso rosto todos os dias.
No entanto, escrever um livro é como um trabalho qualquer: haverá dias em que você não estará inspirado, outros em que não estará com vontade, e ainda outros em que, além disso tudo junto, a rotina (das outras coisas que precisam ser feitas) irá exigir muitas horas de trabalho. E, ainda assim, você precisará escrever.

Escrever um livro requer mais que um sonho: requer disciplina, perseverança, esforço contínuo.

E para conseguir isso, definir bem suas metas e seu plano de trabalho para atingi-las é essencial.



E você, quais são suas metas para 2019? Tem alguma dica para ajudar os colegas escritores a definirem - e realizarem - suas metas?

Gostou? Tweet este post!

3 comentários:

Alexandre Tauil disse...

Organização. É algo difícil para mim. Nunca sei quando terei tempo. Parece haver sempre algo mais urgente, mas imprescindível que tomará o meu escasso tempo para escrever. Afinal, diz minha esposa, a escrita é apenas hobby. Planejamento, confesso, nunca fiz. Está clara a necessidade de mudar. Forte abraço!

M.Amélia disse...

Importantes colocações sobre o que algumas pessoas, senão a maioria que não escreve,ou sonha em escrever não entende: Muita leitura ( Boa, claro!), estudos, e produção! Penso, no tocante a leitura, particularmente, que a leitura dos clássicos é fundamental.
Salve Alexandre!

DR ADOLPHO disse...

Muito válido seus conhecimentos enriqueceram significativamente o meu universo literário