entre as diversas formas que o chamado "bloqueio de escritor", provavelmente a mais difícil de se combater é a auto-sabotagem: O escritor inventa mil desculpas para não começar a escrever, protela, descobre prioridades outras. Neste auto-engano passam-se os dias, as semanas, os meses, e ao fim do ano ele se promete: Ano que vem, termino este livro!
Uma dica simples para saber se você está sofrendo deste bloqueio: Se você não teve tempo para escrever por uma semana inteira, pode estar passando por alguma emergência no trabalho ou em casa. Passou duas semanas sem escrever? Isso acontece eventualmente, em momentos em que sua vida esteja excepcionalmente complicada... Três semanas? Você está bloqueado! Largue o medo e pegue a pena!
Esta semana, estou ocupado, não bloqueado. Semana que vem volto para falarmos sobre Divulgação!
5 comentários:
Procrastinar é um mal que tenho que combater...
Suzi
Estou bloqueada há muito tempo. Mas tenho tentado escrever algo, Alexandre gostaria que você falasse de vilões, se toda história precisa de vilão. O que faz do vilão um personagem essencial a história.
Parabéns, por sempre ajudar novos escritores!
Caras Suzi e "Anônima",
Obrigado pelas colaborações!
Quanto ao vilão, acabei de ouvir uma palestra de Dwight V. Swain, que escreveu o antológico "Techniques of the selling writer", em que ele fala justamente da importância desta figura. Falarei disso em um post assim que possível! :)
[]s
"Largue o medo e pegue a pena!"
Era exatamente isso o que eu precisava ler para acordar!
Obrigada por compartilhar conosco suas experiências.
Raquel Suzano
Valeu, Raquel!
O difícil é manter a empolgação, então apareça sempre, pois vocês também me ajudam muito com seus comentários.
Postar um comentário