7 de março de 2012

Distribuição e Divulgação para escritores independentes e pequenas editoras - parte 2

D
ivulgação... O grande fantasma de qualquer escritor, ainda mais nos dias de hoje, onde e-books já vendem mais que os livros em papel nos Estados Unidos, e a Amazon promete repetir a dose em curto prazo no Brasil, com a chegada de um Kindle a um custo entre 150 e 200 reais.
Falemos da divulgação por etapas: no momento do lançamento, e antes e depois dele.
A maior diferença entre os livros de papel e os eletrônicos está no momento do lançamento do livro. 
No caso dos livros em papel, o autor precisa aproveitar ao máximo o momento do lançamento do livro, pois este é o único momento em que o livro é, por si só, uma notícia que merece ser divulgada.  Mesmo que seja o seu primeiro livro, neste momento o autor deve preparar um press-release (uma apresentação do livro à imprensa, com uma curta sinopse, data, hora e local do seu lançamento, e os pontos que podem ser de interesse para os jornalistas, como por exemplo possíveis associações com temas atualmente na mídia). O ideal é enviar este press-release para quantos jornais for possível; de preferência com uma curta e educada carta à redação, e um exemplar "de brinde" para avaliação do jornalista.  De maneira ideal, ligue e converse com os editores ou jornalistas do caderno de cultura de cada jornal (mais uma oportunidade para reforçar o tão necessário networking...), ou se possível visite a redação do jornal e deixe o material em mãos.  Se isso funciona? Bem, no caso de "A Caixa de Pandora", meu primeiro livro, fiz este trabalho com cerca de cinquenta (!) jornais por todo o Brasil, e como resposta consegui alguma divulgação em pelo menos onze deles, incluindo alguns de grande circulação.  Para confirmar que não estou mentindo, e ver que tipo de divulgação você pode esperar no lançamento, veja os artigos que consegui coletar nesta página de meu site.
No caso dos ebooks, ainda há uma certa, digamos, resistência da imprensa em divulgar um lançamento virtual, coisa que acontece às dezenas todos os dias.  Então, das duas uma: ou você consegue imaginar uma forma de realizar um evento físico, quem sabe com a leitura de trechos do livro e a distribuição de autógrafos virtuais, ou aceita que o lançamento será apenas um dia (quase) como qualquer outro na vida de seu livro.
Acredito que grande parte do sucesso de um livro, em papel ou virtual, está em como o autor conduz sua divulgação antes e depois do lançamento, nestes momentos em que, como já falei, o livro não é notícia.
O mais importante é, primeiramente, descobrir quem é seu público-alvo, para não gastar esforços em ações pouco efetivas.
O segundo passo é fazer-se conhecido deste público - o que tem um alto custo, principalmente em tempo.
"Estes 'e-escritores' abraçam todos os recursos digitais disponíveis para divulgar suas obras. Diariamente, gastam horas respondendo e-mails de fãs e investem outras tantas interagindo com admiradores – e críticos – em blogs, YouTube, Facebook, Twitter e similares. "
Paula Reverbel, repórter da revista Veja.
Uma nova safra de escritores tem conseguido se destacar da sempre crescente massa de livros eletrônicos justamente gastando horas em atividades de divulgação, como bem detalhado neste artigo de Paula Reverbel para a revista Veja.  É aquela velha história: o gado só engorda sob o olhar do dono, então se você deseja construir uma legião de fãs, precisa estar acessível e constantemente presente na comunidade virtual.
Um outro caso que merece destaque, como lembrado nesta notícia da Folha, é do livro "Batalha do Apocalipse", de Eduardo Spohr. Capitalizando a fama do site Jovem Nerd, Eduardo conseguiu esgotar rapidamente a primeira edição (custeada por ele) de seu livro, e a especulação cresceu tanto que o livro passou a ser item de colecionador, sendo vendido em sites de leilão na internet antes que a segunda edição ficasse pronta.
Obviamente, não há uma receita de bolo para o sucesso nesta divulgação virtual, como bem lembra Julio Silveira, gerente editorial da Agir/Nova Fronteira e publisher da Thomas Nelson, neste artigo para o Publishnews.  Não é porque você gasta oito horas por dia na internet que você conseguirá fazer de seu livro um sucesso!
Além de todo este esforço virtual, o autor precisa também se movimentar e buscar formas de aumentar sua visibilidade para leitores e editores, por exemplo:

  • Realize palestras em escolas e universidades, incluindo a apresentação de seus trabalhos na abertura da palestra.  Por exemplo, na sexta-feira passada estive em Corumbá de Goiás realizando uma oficina de redação com 190 alunos de quinto ano das escolas públicas - confira as fotos em meu álbum
  • Participe de feiras do livro, bienais e outros eventos literários.  Procure os organizadores, apresente-se, procure espaço para (re)lançar seus livros e falar com o público.
  • Converse com gerentes de livrarias, peça destaque para seus livros - às vezes funciona!. Além disso, agende dois tipos de apresentações: uma para os vendedores, falando de seu livro com foco em vendas (por exemplo, "quem gosta de tal livro, também vai gostar do meu"); e outra para leitores, em eventos de divulgação de seu trabalho.
  • Descubra quem é o distribuidor que atende sua editora em sua cidade.  Distribuidores muitas vezes tem funcionários especializados em vender seus livros para livrarias e escolas; pelo que vale à pena combinar ações em conjunto para divulgar seu livro.
  • Conheça outros escritores, marquem conversas, busquem ações conjuntas de divulgação da leitura e de seus livros.  Por exemplo, eu faço parte do Instituto Casa de Autores, uma ONG cujo foco é promover a leitura no Brasil e melhorar a qualidade do trabalho dos escritores participantes.
  • Informe-se!  Além dos artigos que indico neste post, esteja sempre procurando ideias para sua divulgação em notícias sobre escritores e sobre o mercado editorial. Veja por exemplo estas histórias de sucesso (recheadas de ideias de "como chegar lá") neste artigo de Regina Bandeira do Correio Braziliense.
Eu poderia continuar falando sobre divulgação por muito tempo, e ainda assim mal arranharia a superfície do assunto. Assim, espero suas sugestões para saber que pontos aprofundar, e fecho este post com dois recados importantíssimos.
Em primeiro lugar, lembre-se que apesar de essencial, a divulgação não é nada se seu trabalho não é profissional.  Estude a arte de escrever e procure se aperfeiçoar, sempre.
Em segundo lugar, e não menos importante: não seja desagradável com leitores, editores ou jornalistas! A pior coisa que há neste mercado, a meu ver, é aquele escritor que só quer falar de si, só quer aparecer na mídia, que praticamente força o leitor a comprar seus livros nas feiras literárias. Desculpem-me os que são assim, mas estou sendo sincero - ninguém gosta de chatos!

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: