9 de outubro de 2013

Eventos para escritores em Outubro e Novembro


C
omo todos que acompanham o Vida de Escritor com regularidade já sabem, uma de nossas séries de posts de maior sucesso é a 7 Coisas que aprendi, onde autores dos mais diversos níveis de experiência compartilham o que aprenderam em suas carreiras.
Esta série foi originalmente idealizada por T. K. Pereira, o Escriba Encapuzado, cujo blog sempre traz postagens interessantes. 
A postagem do fim do mês passado, em especial, me chamou a atenção pois conta a experiência do T. K. no National Novel Writing Month ou NaNoWriMo (Mês Nacional de Escrita de Romances, em tradução livre).
Ouvi falar do NaNoWriMo (sim, é um péssimo nome, eu sei...) há alguns anos e sempre fui pego no contrapé, sem poder participar, por isso achei tão rica a experiência do T. K.. Basicamente, o evento (não é concurso nem nada...) conta com a participação de qualquer escritor, em qualquer lugar no mundo, que se disponha a testar seus limites e escrever 50.000 palavras em um mês, ou uma média pouco acima de 1.500 palavras por dia.  Apenas para vocês terem uma noção, em meu último livro (que terminei de revisar hoje!) minha média nas primeiras semanas era de 850 palavras por dia, e terminei a obra com uma média de 700 palavras por dia. NaNoWriMo: 30 dias para começar e terminar seu livro. E você ainda ganha uma camiseta e um certificado!
Obviamente, o objetivo do desafio não é escrever um "grande livro", mas sim nos forçar a colocar a preguiça, os bloqueios e o excesso de auto-crítica de lado e escrever. Se você ainda não terminou (ou começou...) aquela sua obra, sugiro fortemente de sair de sua zona de conforto e participar! 
Leiam  mais a respeito neste post do Escriba Encapuzado: NaNoWriMo: 30 dias para escrever um livro!

V Workshop de Escrita de Ficção
Obviamente, não poderia esquecer de falar da quinta edição do Workshop de Escrita de Ficção organizado pelo Vida de Escritor e pelo Escrita Criativa. O evento é orientado para quem escreve ou deseja escrever livros ou roteiros, e apresenta palestras seguidas de exercícios práticos que demonstram os pontos principais de uma bom processo de trabalho, que conduz o autor desde a validação de sua ideia inicial até a produção da estrutura geral da obra e das cenas individuais, passando por pontos cruciais como a criação de personagens e técnicas para aumentar a imersão do leitor.
Vale lembrar que oferecemos descontos para quem se inscrever antes ou pagar via depósito em conta, e ainda é possível dividir o pagamento em até 10 vezes via BCash, o servidor de pagamentos da Buscapé.  O evento ocorre em Brasília, mas vale dizer que cerca de 20% das turmas anteriores eram de colegas escritores de outros estados.
Confira mais informações e veja como se inscrever no site do evento.

Novos Rumos Itaú Cultural
Estão abertas as inscrições do processo de seleção de projetos culturais Rumos Itaú Cultural, sendo que nesta edição o processo de seleção está totalmente reformulado, ficando bem mais flexível, para os mais variados tipos de projetos.
As possibilidades são muitas, em quaisquer áreas de expressão artísticas (inclusive multidisciplinares), seja o interessado brasileiro ou estrangeiro: projetos de pesquisa, publicação em papel ou virtual, tradução, ficção, poesia, projetos desenvolvidos no Brasil ou no exterior, oficinas, seminários, encontros, residências artísticas, filmes, vídeos, shows, instalações, peças e etc etc etc – ao infinito.
Mais informações no siterumositaucultural.org.br, mais especificamente no canal “Como Funciona”.

Prêmio FNAC Novos Talentos da Literatura
Que tal participar de um concurso de contos sem muita burocracia, gratuito e ainda mais com um prêmio atraente - ver seu trabalho publicado por uma grande editora e distribuído por uma das maiores redes de livrarias do Brasil?
Se achou a proposta interessante, o Prêmio Fnac Novos Talentos da Literatura é para você. 
Depois do sucesso da edição portuguesa do concurso - cujas inscrições terminaram em 30 de setembro - a Fnac abriu este concurso em nossas terras, aberto a todos escritores que sejam inéditos na área de contos.
Confiram detalhes no blog da Fnac..

Para fechar este post, segue a divulgação do próximo evento do incrível James McSill, Storytelling - O Despertar, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 7 e 8.
Recomendo MUITO este evento; para quem não conhece o trabalho do James basta dizer que ele é um dos caras com a visão mais clara e mais profunda sobre o processo de criação de um livro que conheço; além de aliar a isto um profundo conhecimento do mercado.  Não percam!

E você, sabe de algum concurso ou evento literário que não está listado aqui? Comente e compartilhe com todos!

Nenhum comentário: