uitas decisões precedem a publicação de seu livro: Vou oferecer para alguma editora? Como fazê-lo? Como aumentar minhas chances de ser selecionado por uma editora? Vou auto-publicar? Em papel ou digital? Quanto custa? Qual a melhor opção? E aí, quando você finalmente decidiu que vai pagar pela sua edição, em papel, e acha que tudo está resolvido... Obviamente, aparecem mil novas questões. Neste post da série Palavra de Profissional, Roberto Klotz, amigo escritor e até recentemente Conselheiro titular de Literatura da Secretaria de Cultura de Brasília, preparou um checklist para orientar quem está neste ponto da edição de seu livro. Passemos a ele a palavra! | |
Uma obra deve ir além do conteúdo, existindo outras preocupações que o autor ou autores devem ter atenção antes de, finalmente, poder publicar a sua obra. Uma dica importante é pegar livros recentes, de grandes editoras diferentes, e observar/comparar atentamente o que você quer (ou não) e precisa para seu livro, tais como: capa e contracapa, apresentação, ficha catalográfica, agradecimentos, fonte e tamanho, cor e textura de papel, orelhas (tamanho e conteúdo), contracapa, lombada, acabamento, sinopse, observar, ainda, que textos só começam em páginas ímpares. A partir disso, tem-se o seguinte checklist: | "Escreva com honestidade, e conte suas histórias da melhor forma que puder. Não acho que existam outras regras - pelo menos que sejam significativas."
Neil Gaiman, construtor de sonhos
|
Mais uma dica: o livro ideal, para o gráfico, tem número de páginas múltiplas de oito. Sobre o autor: Roberto Klotz é autor de vários textos publicados nos maiores periódicos de Brasília, conta com duas dezenas de prêmios literários. É palestrante disputado quando o assunto são as short stories. Publicou três livros com contos e crônicas bem-humoradas. Pepino e farofa, são aventuras culinárias resultantes de 50 anos de inexperiência no fogão. Quase pisei!, onde o mundo começa a girar quando o protagonista calça o tênis para caminhar. Cara de crachá, onde um funcionário carimba há 35 anos na mesma repartição. Klotz é membro do Conselho de Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e um entusiasmado participante do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados. Saiba mais e acompanhe os trabalhos recentes do Klotz em: http://robertoklotz.blogspot.com |
E você, é autor, capista, ilustrador, trabalha no mercado livreiro? Compartilhe sua experiência e aproveite para divulgar seu trabalho!
Gostou? Tweet este post!
2 comentários:
As observações feitas por Klotz serve de advertência para os que se aventuram neste mundo sem conhecer as particularidades na publicação de um livro.
Com certeza, Ronperlim!
E ele só arranha a superfície, quem quer realmente se profissionalizar como escritor precisa conhecer um pouco de tudo, especialmente no início da carreira!
[]s
Postar um comentário