19 de novembro de 2014

Workshop de Escrita de Ficção - Pré-Inscrições abertas!

A
migos!

               É comum assistirmos a filmes onde um escritor coloca um papel em branco na máquina de escrever (ou abre um novo documento no computador), digita: "Capítulo 1" e já sai escrevendo.

               Nada mais ilusório – ninguém escreve um livro assim!  Na verdade, há ferramentas muito práticas que ajudam a organizar o processo de criação de um livro, que praticamente guiam o trabalho dos iniciantes e ajudam os experientes a tirarem o máximo de si.

               Pois bem: Estou começando a organizar a próxima edição do Workshop de Escrita de Ficção, onde apresento algumas destas ferramentas, e para poder verificar a melhor data, estou realizando uma pequena pesquisa de opinião com os interessados.

               Segue uma breve descrição sobre o que é o workshop; e a pesquisa está em: https://pt.surveymonkey.com/s/8DYKTJT

               Se puderem ajudar a divulgar, eu agradeço!



Quando nos deparamos com algum mega-sucesso de vendas, em sua esmagadora maioria de autores estrangeiros, nos perguntamos o que é que estes autores têm que torna seus livros algo excepcional. Seguramente seu caminho não foi fácil, e o sucesso só foi conquistado com muito esforço e talento. Mas, a não ser em casos excepcionais, o talento e a persistência não foram os únicos ingredientes na receita de sua escrita.

Nos trabalhos de J. K. Rowling, Dan Brown, Stieg Larsson, James Patterson e outros, que venderam milhões de exemplares de seus best-sellers, é possível identificar a utilização de técnicas bem determinadas que tornam a obra coesa e a leitura ágil.

Estas técnicas, que incluem ferramentas para a construção de premissas, desenvolvimento e sustentação da trama, definição dos personagens e construção das cenas, entre outras, são ensinadas fora do Brasil em cursos de graduação em Storytelling - e com certeza foram praticadas intensamente por estes autores, que as dominaram e se aperfeiçoaram em seu uso.

Apesar dos cursos acadêmicos e independentes existirem e estarem em contínua melhoria há décadas no exterior, somente agora os autores brasileiros vêm acordando para a importância de aplicá-las em seu trabalho. Mais importante ainda, os editores nacionais cada vez mais buscam autores que tenham absorvido estas técnicas, que aumentam as chances de suas obras tornarem-se sucesso de vendas.

Para atender aos autores que estejam à procura de aperfeiçoar seu trabalho, o Workshop de Escrita de Ficção apresenta estes conceitos de forma clara e objetiva, aliando palestras teóricas com exercícios para reforçar as técnicas apresentadas. Além disso, a experiência dos facilitadores como escritores, palestrantes e condutores de oficinas de escrita criativa é agregada à experiência de cada aluno, criando um ambiente criativo de alta sinergia e intenso aproveitamento do aprendizado.

Como acontece: Nós acreditamos que somente a prática pode levar ao aprendizado e é este o enfoque didático que damos ao treinamento. Assim, o peso das oficinas equivale ao das palestras, e todos os tópicos abordados são objeto de exercícios individuais ou em grupo.

O que tem de diferente: A não ser em raros casos, os workshops realizados no Brasil não envolvem as técnicas de escrita de ficção, sendo muito mais voltados para o lado da estética da escrita, ou seja, seu lado literário. O foco deste workshop é em prover ferramentas práticas, úteis e simples para organizar o trabalho de produção de um livro.

Pré-requisitos: Não é requerida nenhuma experiência anterior como escritor ou roteirista.

Duração: 16 horas (8h por dia, em um fim de semana)

Nenhum comentário: