á faz alguns anos que falei sobre este tema, então resolvi trazer minha
visão atualizada sobre o assunto.
Avaliar um original, seja um quadro, uma composição musical ou um livro, é
sempre uma tarefa subjetiva. Por mais que tentemos objetivar a análise,
dividindo a obra e analisando-a sobre diferentes aspectos, ainda assim sempre
resta uma grande dose de subjetividade, sendo portanto o resultado, em última
instância, uma visão pessoal do avaliador.
O que torna uma leitura
crítica valiosa é ter uma posição de um leitor que não dará sua opinião
simplesmente para agradar o autor, pelo contrário, ele estará procurando falhas
que possam comprometer original.
Leitura crítica não é revisão: O leitor crítico não irá apontar todos
erros ortográficos e gramaticais da obra, e muito menos corrigi-los,
como é feito em uma revisão de texto.
Leitura crítica não é
copidesque / cirurgia de texto: O leitor crítico indica problemas e
eventualmente sugere melhorias, mas não irá alterar o texto original nem
sugerir todas as alterações necessárias a tornar a obra mais chamativa
para o leitor e/ou editoras. |
“Quer elogios sobre seu original? Então nunca o mande para um leitor crítico!” |
Leitura crítica é apenas isso: uma opinião de um (bom) leitor
sobre o que está certo e, principalmente, sobre o que está errado em
seu livro.
Obviamente, as opiniões do leitor crítico se
baseiam em sua experiência como leitor e, inevitavelmente, podem ser
influenciadas por seu gosto pessoal; de forma que sua opinião não é
um atestado de qualidade (ou de falta desta); mas sim pontos de
partida para que o autor veja sua obra por outros olhos e possa,
caso desejado, burilá-la para torná-la mais palatável ao leitor.
Cada leitor crítico faz a sua avaliação de forma única, mas de
uma maneira ou de outra ele irá produzir um “Laudo de Leitura
Crítica” que tomou como base a análise em diferentes dimensões,
podendo este detalhamento variar conforme as necessidades de
melhoria do original. Usualmente o leitor crítico avalia pontos
como:
- Continuidade: A continuidade se
refere à integração entre frases, parágrafos, capítulos, e
tramas do livro, indicando se o autor mantém uma linha narrativa
que facilita a leitura, ou se dá “pulos” que podem vir a
confundir o leitor.
- Consistência das vozes / PDV: A
consistência se refere à qualidade da obra de manter a mesma
“voz” ou forma narrativa em sua totalidade, ou dentro de cada
trama que eventualmente justifique “vozes” diferentes. Em
vocabulário técnico, é a avaliação se há erros de PDV (ponto de
vista) no texto.
- Coerência: A coerência se refere à
capacidade do autor de criar uma realidade coerente para sua
história, sem “surpresas” que pareçam não se encaixar na
realidade apresentada. Está intimamente ligada à suspensão da
descrença.
- Concisão e Clareza: A concisão se refere à
qualidade do texto de ser conciso, não apresentando “pontas
soltas” ou divagações que não contribuem para a história como um
todo. Também é conciso o texto que evita rodeios e que não peca
pelo excesso de detalhes, pontos estes que impactam no ritmo da
leitura.
A clareza indica se o texto é ou não facilmente
lido. Textos rebuscados, com excesso de palavras eruditas ou
excesso de detalhes interrelacionados pecam pela falta de
clareza, embora a falta de clareza por si só não possa ser usada
como um indicativo da qualidade da obra.
- Ritmo e Tensão: O ritmo do texto é
resultante da velocidade de leitura sugerida pela fluidez e
clareza do texto, e pela organização das tramas, cenas e
capítulos. Idealmente, ele deve ser associado com uma tensão
crescente para que o leitor acelere sua leitura à medida em que
avança, levando a um final que parece inevitável, mas idealmente
é imprevisível. Além disso, os elementos-chave da trama estão
sendo apresentados ao leitor logo de início?
- Diagramação: A avaliação da diagramação só
é realizada quando o original entregue já está diagramado.
- Correção e Linguagem: A avaliação da
correção visa indicar se a obra precisa ou não de uma revisão
profissional.
A avaliação da linguagem ou “voz narrativa”
visa indicar se há alguma característica específica da linguagem
que se destaca no livro, e que com isso ajuda ou prejudica a
leitura .
- Personagens: Uma avaliação sobre se os
personagens são coesos, se parecem reais, se conseguem despertar
empatia no leitor, se estão bem construídos, se têm uma
identidade bem definida, se falam como pessoas reais, se cada um
tem sua voz própria em um diálogo... etc
- Estrutura da trama: A trama está evoluindo
de maneira adequada, em um ritmo crescente de revelações que
leva o leitor a um final que parece inevitável, mesmo que seja
imprevisível? Os elementos-chave da trama estão sendo
apresentados ao leitor logo de início?
- Personagens: Uma avaliação sobre se os
personagens são coesos, se parecem reais, se conseguem despertar
empatia no leitor, se estão bem construídos, se têm uma
identidade bem definida, se falam como pessoas reais, se cada um
tem sua voz própria em um diálogo... etc
- Estrutura da trama: A trama está evoluindo
de maneira adequada, em um ritmo crescente de revelações que
leva o leitor a um final que parece inevitável, mesmo que seja
imprevisível? Os elementos-chave da trama estão sendo
apresentados ao leitor logo de início?
- Abertura: A abertura é uma das partes mais
importantes da obra, pois as primeiras frases e páginas é que
tem a maior capacidade de atrair ou repelir o leitor e o editor.
- Encerramento: A conclusão é outra das
partes mais importantes da obra, uma vez que um final
insatisfatório pode fazer com que o leitor esqueça toda a
satisfação que teve no correr da leitura.
- Suspensão da descrença: A “suspensão da
descrença” é o somatório de todas as características do
original, indicando se ele consegue garantir a apropriada
imersão do leitor na obra, ou se, por algum motivo, o leitor se
sente “de fora” da narrativa.
Além disso, ele apresenta uma conclusão com os principais
aspectos acima que chamaram sua atenção, dando sua opinião sobre o
que falta – caso falte algo – ao original para que fique “pronto
para ser entregue” a uma editora. |
E
você, como faz para avaliar seus originais antes de enviar às editoras?
Comente e compartilhe!
2 comentários:
Lobão, qual é o seu email de contato?
Caro 'Anônimo' e demais interessados:
Estou sempre disponível para aprofundar este e outros assuntos no email contato AlexandreLobao com
[]s,
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