11 de maio de 2020

Paradigmas de escrita para vencer o bloqueio de escritor


A meu ver, a forma mais efetiva de se evitar o bloqueio de escritor é conhecer bem o seu paradigma, o seu processo de escrita, e utilizar técnicas que mais são apropriadas para manter a motivação e evitar bloqueios, conforme esta técnica.

Pergunte a 10 escritores como eles escrevem, e cada um vai lhe contar uma coisa diferente.
Independente do processo seguido, uma coisa é essencial, e muito bem expressa nesta frase do escritor H. Jackson Brown:

"Não perca tempo esperando pela inspiração. Comece, e a inspiração vai lhe encontrar."


 Vamos conhecer alguns dos processos seguidos por escritores de sucesso, para ajudar você a entender melhor o seu próprio processo, e quem sabe dar-lhe algumas ideias de como melhorá-lo.
  • Sentar e Escrever, ou "não tenho processo": Processo utilizado por escritores como Stephen King e André Vianco, consiste em definir o conflito central da história, quem são os personagens, a situação inicial, e "sair escrevendo". Para evitar bloqueios neste processo, escreva o mais rápido que puder, sem revisar, sem parar para pesquisar. Coloque comentários no texto sempre que ver a necessidade de revisá-lo mais tarde, mas continue sempre em frente, mesmo sem inspiração. Com personagens com metas bem definidas e conflitantes, não tenha medo: a história vai acontecer.
  • Ir revisando enquanto escreve, "pegadas na areia" ou "pegadas na neve":  Processo utilizado por escritores como Fernando Sabino e Dean Koontz, consiste em avançar lentamente, revisando a cada passo, e por vezes retornando sobre suas pegadas e descartando trechos inteiros que levaram a história em uma direção não desejada. Para diminuir a chance de ficar bloqueado em revisões e perder a motivação, reserve um tempo bem determinado para revisar, e outro para escrever.
  • Detalhamento progressivo: Processo utilizado, por exemplo, pelo escritor Robert Ludlum mais conhecido pelos filmes da série "Identidade Bourne" e outros baseados em seus livros, consiste em fazer uma sinopse do livro, depois ampliá-la para um outline ("resumão"), depois ir incrementando o outline com diálogos, descrições e tramas paralelas. Este processo ajuda a manter a motivação e evitar bloqueios por falta de ideias, por oferecer uma visão geral da história; mas pode gerar histórias muito centradas na ação, com pouco espaço para desenvolvimento dos personagens.
  • Estruturar e escrever: Processo utilizado por autores como Dan Brown e James Patterson (e meu processo preferido de trabalho), consiste em definir as cenas principais da história, depois as cenas intermediárias, e com todas as cenas definidas, escrever o texto (ou roteiro de audiovisual) correspondente a cada uma delas. Como cada cena consiste em duas partes, a parte da ação (interação do personagem com o mundo externo) e a parte da reflexão (impactos na emoção e razão do personagem das ações realizadas), há um melhor equilíbrio entre o desenvolvimento da trama e dos personagens. Este processo, por si só, evita o bloqueio do escritor, porque além de permitir uma visão geral das tramas, evitando a falta de ideias, ele oferece a facilidade de poder escrever o texto correspondente às cenas em qualquer ordem, dependendo da motivação do escritor.
Ninguém escreve bonito o tempo todo e é importante lembrar que todas as partes, digamos, "menos inspiradas", poderão ser revisadas ou cortadas na etapa de revisão de seu livro.

O importante é você se manter escrevendo, ciente de que quanto mais escrever, melhor o fará.



Saiba mais em meu vídeo sobre este assunto no YouTube


E assine meu canal por lá, para não perder as novidades: https://bit.ly/AlexandreLobao 

Dúvidas, comentários, sugestões? Comente aqui, ou fale comigo em minhas redes sociais:

Alguma dúvida, algo para completar? Pergunte, comente, compartilhe suas opiniões e ideias!

Gostou? este post!

Nenhum comentário: