27 de abril de 2020

Como escrever um romance de sucesso


No Brasil, segundo a CBL - Câmara Brasileira do Livro, um livro que venda 20.000 exemplares já pode ser considerado um bestseller.
Desanimador?  Com certeza, porque em um país com 200.000.000 de habitantes, temos apenas 30 milhões de leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura, e destes, menos ainda são os que vão além dos livros religiosos.
Ainda assim, livros como "O Código da Vinci" e outros ultrapassaram a marca dos 10 milhões de livros vendidos no país.

O que faz a diferença entre um bestseller, digamos, comum e estes mega-bestesellers?

Bom, antes de entrar no assunto, para evitar polêmicas, vou deixar claro que o "sucesso" a que me refiro aqui é o número de exemplares vividos - ainda que o significado de "sucesso" seja algo muito particular e que deve ser definido conforme seu objetivo ao escrever. Sobre isso, vamos ver uma frase do escritor Ledo Ivo:

"Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se perpetuar no manuais de literatura ou conquistar posições e honrarias. Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever."


Vamos supor, então, que você é um destes quer escrevem pelo prazer de escrever.  Ainda assim, no mundo real o grande desejo do escritor é que seja lido pelo maior número possível de leitores.
Para isso, há um grande número de técnicas para aumentar a imersão do leitor em sua obra, aumentando suas chances de chegar a este "sucesso" que é vender mais:
  • Pesquise, estude, observe o mundo. Toda boa história tem verossimilhança, e para criar um universo ficcional coerente e convincente é essencial que ele tenha raízes no mundo real. Não interessa se sua história tem mágicos, dinossauros ou discos voadores, ainda assim ela precisa parecer real, os personagens precisam parecer pessoas reais, ou o leitor não conseguirá se identificar.
  • Leia, muito e sempre. Não basta conhecer o mundo, é necessário ter referências na literatura sobre como os autores o representam. Quem lê pouco não consegue dominar os aspectos básicos da arte de escrever.
  • Ler é a arte de cortar: Não basta escrever bem, é importante ter coragem de cortar. Dói, mas sem cortar no mínimo 20% de tudo o que você escreveu, você não terá um livro enxuto o suficiente para apaixonar o leitor do início ao fim.
  • Utilize os sentidos: Ao escrever, usualmente registramos só as descrições do que aconteceu (visão) e diálogos ou barulhos essenciais à narrativa (audição). Quando revisando, busque incluir os outros sentidos, inclusive o sexto sentido (a intuição), em especial nos momentos de maior emoção ou suspense.
  • Cliffhangers: Também na revisão, leia com atenção o final de cada capítulo, e sempre que possível termine não com uma cena de impacto, mas com um momento de suspense, um instante antes desta cena. Deixe o leitor na curiosidade, que ele não conseguirá largar o livro! 
É claro que não basta saber usar boas técnicas, o essencial é saber contar grandes histórias.

Outros fatores, como as ações de divulgação que fazem seu livro chegar a ser conhecido pelo leitor, também são essenciais hoje em dia - vamos falar disso em futuras oportunidades!

Até lá, pergunte, comente, compartilhe o que você sabe com os colegas de profissão, pois juntos somos mais fortes!



Saiba mais em meu vídeo sobre este assunto no YouTube



E assine meu canal por lá, para não perder as novidades: https://bit.ly/AlexandreLobao 

Dúvidas, comentários, sugestões? Comente aqui, ou fale comigo em minhas redes sociais:

Gostou? este post!

Nenhum comentário: