6 de abril de 2020

O Bloqueio de escritor e a procrastinação

A procrastinação (buscar desculpas para adiar o momento de escrever) é o mais insidioso de todos os tipos de bloqueio de escritor.

Na verdade, ela é um problema que transcende o mundo da escrita, afetando praticamente tudo em nossa vida, seja profissional, seja pessoal.

Você sabe que está procrastinando quando quer fazer alguma coisa, sabe como fazer, mas talvez porque a tarefa seja muito difícil, talvez por ela ser muito longa, talvez por algum medo de não conseguir executá-la ou outro motivo qualquer, o fato é que você fica adiando o início.

E é justamente por isso que falei "insidioso": você não percebe que está bloqueado, acha que está tudo bem. Você tem ideias, sabe para onde a história deve ir, seus personagens já são velhos amigos seus, mas você simplesmente não faz a história evoluir no papel.

Sobre esta questão, Pablo Picasso tem uma frase excelente:


"Só deixe para fazer amanhã as coisas que você quiser deixar incompletas quando morrer"


Façamos um "teste definitivo" para saber se você está procrastinando. Considerando que você quer começar a escrever um livro, ou que já começou a escrever um, mas está sem escrever já faz...
  • Uma semana: Isso acontece, não se preocupe. Por vezes temos semanas complicadas, em que tudo é adiado até que algo se resolva.
  • Duas semanas: Há momentos de crise em que isso acontece. Emergências familiares ou profissionais, viagens, etc. Não se desespere!
  • Três semanas: A menos que realmente haja um motivo de força maior para isso (e você vai saber quando houver), não se engane: você está procrastinando!
Ok, sabendo disso, o que fazer então? Vou listar algumas das técnicas mais comuns para a evitar a procrastinação:
  1. Defina uma rotina diária - e a siga! Não adianta reservar uma hora por dia "antes de dormir", ou "quando der tempo". Defina um horário fixo para começar e para terminar seu trabalho, e neste horário, não veja e-mails, não pesquise nada sobre o que está escrevendo, não responda mensagens no WhatsApp nem olhe nenhuma rede social, só escreva!
  2. Monte seu santuário. Nosso cérebro tem um "modo criativo" que pode ser treinado, acreditem, para ser ativado em horários e ambientes propícios. Ao definir a agenda você fez o primeiro passo, agora, monte um local de escrita, com suas anotações sobre a trama, mapas mentais dos personagens, gráficos e mapas e apoio, e tudo o que você coletou sobre a história que está escrevendo.  Se você não tem um espaço em casa, guarde tudo em uma pasta e espalhe sobre a mesa da biblioteca ou do local onde vai escrever. Além disso o ajudar a entrar no "modo criativo", você terá na ponta dos dedos qualquer informação de apoio na hora de escrever.
  3.  Defina metas. Organize seu trabalho de forma a definir quantas palavras (ou páginas, se ainda não estiver acostumado a trabalhar com palavras) vai escrever por dia, por semana, por mês. Ao atingir suas metas semanais ou mensais, comemore. E, se não conseguir atingir, seu subconsciente vai "cobrá-lo" para esforçar-se mais no próximo período, o que ajuda a combater a procrastinação.
Uma das técnicas mais poderosas para combater a procrastinação, e que facilita em muito o trabalho de escrever um romance ou um roteiro de longa metragem, é seguir uma abordagem estruturada para escrever sua obra.
Ao fazer isso, além de evitar que você não saiba que rumo a trama vai seguir, você saber quando vai terminar a primeira versão - suas metas passam a ser por resultado, não por produtividade na escrita.

Vamos falar sobre isso em outra oportunidade, e até lá, fique à vontade para perguntar sobre qualquer ponto que não ficou claro, ou completar com suas dicas para outros escritores!


Saiba mais em meu vídeo sobre este assunto no YouTube



E assine meu canal por lá, para não perder as novidades: https://bit.ly/AlexandreLobao 

Dúvidas, comentários, sugestões? Comente aqui, ou fale comigo em minhas redes sociais:


Gostou? este post!

Nenhum comentário: