7 de janeiro de 2011

Metas para escritores em 2011


uando os humanos, seguindo o relógio divino das estações, resolveram criar um calendário para controlar a passagem dos anos, algo mágico ocorreu: A inadvertida criação do "Ano Novo".
O Ano Novo é aquele momento quase esotérico de recarga de forças, quando mesmo o mais desanimado não consegue furtar-se a alojar um pouco de esperança no coração. É o momento que dizemos: "Graças a Deus que acabou!", como se o simples virar de um ponteiro de segundos pudesse magicamente cancelar todos os erros e dificuldades passadas, e nos preparar para, desta vez, fazer tudo certo.
Também é o momento de comemorarmos todas as vitórias do ano, de fazermos um balanço e percebermos que, afinal, cometemos mais erros que acertos, e que se de fato ocorreram inevitáveis dificuldades, no pior dos casos elas serviram para nos tornar mais maduros, e no melhor dos casos, foram janelas fechadas que abriram portas para nós."Grandes mudanças são fáceis de realizar, as pequenas mudanças é que são difíceis."
Francis Bacon, filósofo, cientista, político, jurista e, é claro, escritor (ouvido no filme "Jornada pela Liberdade")
Por fim, este é o momento que devemos nos planejar para o ano que inicia - e, como escritores, o momento que devemos nos organizar para conseguir atingir as metas que não foram possíveis no ano anterior.
Mas o que seriam as metas para um escritor, e como atingi-las? Gostaria de partilhar com vocês algumas de minhas metas de 2010, e algumas idéias para aplicar em suas metas para 2011.
 Minhas metas:
  • Terminar dois livros: "Como escrever um romance de sucesso" e "As incríveis memórias de Samael Duncan".  Atingi esta meta, e ainda escrevi um livro infantil, "Todas as coisas de todos os tipos".
  • Conseguir editora para estes dois livros: Meta não atingida - embora eu espere algumas respostas ainda em janeiro.
  • Participar das feiras literárias de Brasília e da Flipiri: Meta atingida, além de participar da Feira Literária de Unaí.
  • Continuar o curso de roteiro de quadrinhos para a revista Prismarte: Meta atingida. Além disso, produzi dois roteiros de quadrinhos que sairão na revista em 2011.
  • Produzir o site da Casa de Autores: Meta atingida, embora o site (http://www.casadeautores.org.br/) ainda esteja em evolução.
  • Publicar pelo menos um livro no Kindle: Meta atingida, e ainda consegui publicar um livro e dois álbuns de quadrinhos na Apple Store para o iPad.
  • Conseguir uma coluna em uma revista ou jornal para falar de literatura: Meta não atingida, passou para 2011.  Aceito convites!  :)
Olhando pode até parecer muito, mas algumas metas (na área de criação de jogos, metas pessoais e outras) ficaram por fazer. Na área literária, o maior "furo" nas metas foi a última, sobre conseguir uma coluna em uma revista ou jornal. Suspeito que o maior motivo para esta meta não ter sido atingida foi o fato de eu não ter entrado em contato com nenhuma revista ou jornal procurando espaço em 2010,  ;)  o que me levou a definir quatro pequenas "regras" para apoiar o consecução de minhas metas em 2011.  Quem sabe elas podem ser úteis a vocês:
  • Escreva suas metas! Esta dica é fundamental - quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra. Há 5 anos que uso um mapa mental para organizar minhas metas, separadas por "grandes áreas": Livros, Quadrinhos, Jogos, Sites, Parcerias e Outros.  Já falei sobre mapas mentais, e dei dicas de como utilizá-los para criar personagens melhores, neste antigo post.
  • Destaque, em suas anotações, as metas prioritárias: Temos a tendência de escrever metas demais, e no final diluir nossos esforços entre elas. Coloque em destaque o que realmente deseja atingir neste ano, e deixe em um cantinho as metas "extras", que serão priorizadas apenas se houver oportunidade. Definir poucas e realísticas metas, e concentrar-se nelas, é essencial para conseguir atingi-las!
  • Pendure suas metas em um local visível: Este é o primeiro ano que farei isso. Até porque no ano passado, envolvido em diversos projetos, simplesmente eu esqueci de entrar em contato com revistas e jornais!
  • Anote em um calendário os avanços e os "pontos de controle": A meta "escrever um livro" é muito ampla. Anote o que quer terminar em cada mês (por exemplo, em janeiro vou terminar a pesquisa e a estrutura básica de meu próximo livro, em fevereiro espero escrever 1/3 das cenas, o resto em março e abril, depois produzir o texto nos próximos 4 meses, e depois "turbinar" o texto com subtextos e melhorias diversas até novembro.  Além da meta de cada mês, a cada dia escrevo um lembrete no calendário indicando quanto evolui, e nada escrevo se nada fiz. Quando o calendário fica dois ou três dias sem nada anotado, fica claro que estou sendo relapso com as metas, e me forço a priorizá-las de novo!
Dicas simples como estas ajudam-nos a manter a rotina de produzir um pouco a cada dia - persistência é o coração das realizações. Estas pequenas mudanças na rotina provocam grandes resultados, mas muitas vezes são difíceis de fazer - busque qual "mecanismo de auto-cobrança" funciona melhor com você, e mãos à obra!  Veja algumas idéias neste antigo post.
E se você ainda não escreveu suas metas para 2011, lembre-se que ainda há tempo de escrever 179 páginas este ano, com uma média de apenas meia página por dia! 
Gostou?

5 comentários:

Alfer Medeiros disse...

Dicas excelentes.
A disciplina ajuda bastante no caminho para se atingir metas.

Z Tetriminos disse...

só nunca apliquei esses métodos por pura preguiça... mas como você já confirmou que dá ótimos resultados, vou me esforçar para tentar manter um "quadro de metas".
mas vc escreve um livro em um ano? caraca, levei um e meio no meu primeiro... questão de hábito, né ^^

Alexandre Lobão disse...

Oi Amanda!
Só consigo escrever em um ano (ou menos) livros infantis e infanto-juvenis); os adultos levam bem mais tempo.
Meu segredo é que escrevo diversos livros ao mesmo tempo: enquanto estou preparando a premissa de um, já estou montando a estrutura de outro, as cenas de um terceiro e pesquisando para um quarto... Assim, a cada ano ou dois anos consigo soltar um livro para adultos também! :)

[]s

Alec Silva disse...

Gostei do post!

Sou seguidor agora!


Abraços!

Alec Silva disse...

Gostei muito!
^^

Escritor bom estabelece metas!