7 de outubro de 2020

Socorro! O que escrevo para ser um escritor de sucesso?

M

 uitos escritores me procuram para tirar dúvidas, e uma das dúvidas mais comuns é: O que eu devo escrever?  Continuo escrevendo o que gosto, mesmo sendo algo aparentemente "sem mercado", que demanda uma publicação independente, ou seria melhor desistir e tentar algo mais "viável", que tenha mais saída?

Eu, inclusive, fui assolado por ela muitas vezes antes de formar uma opinião a respeito - que, eu reforço, é só minha opinião a respeito, fiquem à vontade para discordar.

Para uma reflexão inicial sobre este tema, vale uma frase do incrível romancista estadunidense William Faulkner:

"Ponha para fora. Arrisque-se. Pode ser ruim, mas é a única forma de você conseguir fazer algo realmente bom"


Falkner, que entre outros prêmios ganhou o Nobel de Literartura em 1949, escrevia romances extremamente complexos, com diversas tramas intercaladas e grande aprofundamento na psiquê dos personagens, através da escrita por "fluxo de consciência".

Saindo um pouco do mundo da literatura, vamos a uma frase de Pablo Picasso:


"O pior inimigo da criatividade é o bom senso"


O que Falkner e Picasso têm em comum? Ambos são hoje reconhecidos como gênios, mas para conseguirem chegar ao sucesso precisaram abrir seus próprios caminhos e ignorar todos os que diziam, à época, que sua arte não era "vendável".

Vamos a um exemplo bem mais próximo de nossa realidade: o escritor brasileiro André Vianco.
Vianco, como a maioria dos escritores nacionais, começou como autor independente, publicando seus próprios livros e levando-os de livraria em livraria de São Paulo, convencendo gerentes a receberem seus livros e os colocarem em destaque, conversando com vendedores e algum eventual leitor interessado.  O que ele mais ouvia era: "não adianta insistir que os leitores de terror não gostam de autores nacionais, só leem Stephen King e outros do gênero".
Teimoso, ele acreditou em seu sonho e persistiu, e atualmente não só é um poucos dos autores nacionais que vivem exclusivamente de escrever, como também pavimentou a estrada para diversos outros autores de terror nacionais.
O primeiro elemento para apoiar a sua decisão sobre que rumo seguir é este: O mundo nunca foi mudado por aqueles que simplesmente seguem as regras.
 
"Ok", você pode dizer, "mas estes exemplos são exceções: a maioria dos autores que escrevem coisas que o mercado não aprova simplesmente não chega a ser conhecido".
Verdade.
Mas não é (só) a possibilidade de mudar o mundo que você deve levar em conta.
 
Um argumento bem mais prático é que você deve levar em conta que a "moda" dos gêneros de leitura é passageira - e passa rápido. Na onda de Harry Potter vieram diversos livros de crianças com magia; na onda de Crepúsculo nasceram múltiplos livros de amores e vampiros, na onda de 50 Tons de Cinza veio toda uma enxurrada de literatura hot.
 Em teoria, você pode ser capaz de navegar por diferentes estilos, mas esta abordagem têm diversos problemas.  Primeiro, os seus leitores nunca saberão o que esperar de você, e sem criar um público de fãs reais, você não consegue manter sua carreira de escritor.  E segundo, e mais importante, não adianta escrever um livro "da moda" quando a moda chega. Entre os tempos de verificar qual a moda, elaborar e escrever a história, conseguir uma editora e chegar às prateleiras são no mínimo 12 meses - e aí a moda já é outra. E isso supondo que você vai achar muito rapidamente uma editora interessada em investir em você e colocar seus livros nas prateleiras.
 
 O último argumento que gostaria de apresentar é o que me convenceu de vez que eu deveria escrever o que gosto, e não o que "o mercado pede". É uma frase do Confúcio, sábio chinês, que muitas vezes repito em minhas conversas:


"Aquele que descobre um trabalho de que ama, nunca mais trabalha na vida"


Ora, pense bem: Se você AMA escrever Ficção Científica, mas sabe que o mercado está no momento ruim para este tipo de livro, e aí decide escrever romances hot ou policiais, porque vendem melhor. 
Digamos (o que é difícil) que apesar de escrever algo que não saia direto de seu coração, ainda assim você consiga escrever bem o suficiente para conquistar alguns leitores.
Digamos ainda (e a incerteza aqui é tão grande quanto qualquer outra) que você faça um sucesso moderado que o estimule a continuar escrevendo, e que daqui duas décadas você já tenha 20 livros publicados e formado todo um público leitor.  
Sucesso?
Depende!
Se sua meta para atingir o sucesso era viver de escrever, parabéns, você conseguiu.
No entanto, se sua meta era escrever porque você AMA escrever, porque tem dentro de si uma necessidade grande de colocar para fora seus sonhos e mudar o mundo... Você poderá dizer que atingiu o sucesso?  Escrever "qualquer coisa" é um trabalho que você ama?
 
Se você escreve com o coração, quem ler vai reconhecer isso, e seus livros irão encontrar seu público. 
 
Persista, porque só existem dois tipos de escritores: os que fazem sucesso, e os que desistem antes!



Acompanhe minhas dicas para escritores no YouTube, e assine meu canal pEntor lá para não perder as novidades: https://bit.ly/AlexandreLobao 

Dúvidas, comentários, sugestões? Comente aqui, ou fale comigo em minhas redes sociais:

Gostou? este post!

Nenhum comentário: