15 de outubro de 2020

Como escolher um título para seu livro?

S
ó quem já passou por este drama sabe como é difícil escolher o título de um livro, ou peça de teatro, ou filme. 
E todo este drama não é à toa, afinal, o título e a capa são os fatores que mais influenciam na compra do livro, para leitores que não conhecem o autor.

O pior é que não existe uma regra para criar "bons títulos", até porque muitas vezes os títulos que quebram as regras óbvias acabam chamando a atenção e, com isso, se tornam mais atrativos.
Ou não!
Como falei, não há regras.

Mas se não há regras, de que adianta falarmos sobre isso?  Ora, basta nos inspirarmos nesta frase do romancista estadunidense John Steinbeck,g autor de livros como "As Vinhas de Ira" e "A Leste de Éden", e ganhador do Nobel de literatura em 1962:


"Ideias são como coelhos. Você consegue um par e aprende a lidar com elas, e muito rápido você terá uma dúzia" 


Portanto, ainda que não haja regras para criar o "título perfeito", ainda assim falarmos sobre o assunto com certeza o ajudará a chegar a um título que pode ser o perfeito para seu livro.

E desta vez vou precisar de ajuda de vocês, até para garantir a "variedade genética" destes "coelhos" que estou soltando aqui, o que com certeza tem o potencial de gerar uma descendência mais rica de ideias!

Vamos, então, a algumas coisas que andei pensando a este respeito. Se você está precisando definir o título do seu livro neste momento, sugiro ir anotando todas as palavras e ideias que aparecerem a cada ponto, porque mesmo que a ideia para seu título não nasça agora, tudo isso servirá de insumo para que sua criação, mais tarde. 

Como você resumiria seu livro em 30 palavras? E em 10? E em 5?

Qual é a essência de sua história? Veja bem, a essência não é O QUÊ você contou em seu livro, mas SOBRE O QUÊ se trata a história. Por exemplo, Huckleberry Finn, de Mark Twayn, não é um livro sobre dois amigos que sobem o rio Mississipi em uma balsa, é uma história de amizade e uma crítica á sociedade racista da época; Moby Dick, de Herman Melville,  não é uma obra sobre a caça de uma baleia, é um conto sobre quão longe a fúria e a vingança podem levar um homem.
Desta forma, busque resumir a essência de seu livro em poucas palavras, e vá ampliando este raciocínio até chegar ao coração de sua obra. 
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é um bom exemplo de título criado a partir desta ideia. 
Já os outros dois que mencionei são curiosos: O título é meramente o nome de um personagem. Hoje em dia, isto não se usa muito, mas sempre é mais uma ideia para colocar em seu "caldo"...

Qual o sentimento que seu livro desperta no leitor?

Nesta mesma linha da "essência" de que falei, uma outra possibilidade é buscar o sentimento principal que seu livro desperta. Paixão? Medo? Angústia? Anote em sua lista de ideias, e a partir do sentimento busque algum conjunto de palavras que desperte este sentimento no leitor. Por exemplo, a partir de "agonia", "incômodo" ou "dor", seria possível chegar a um título como Navalha na Carne, de Plínio Marcos.

Busque palavras de impacto 

A partir das ideias dos pontos anteriores, e dos próximos, busque sinônimos de alto impacto. Uma ótima ferramenta para isso, que sempre utilizo, é o Thesaurus do Word: Abra um novo documento, escreva a palavra que servirá de ponto de partida, e clique com o botão da direita do mouse sobre ela. Selecione no menu que aparece a opção "sinônimos e "Dicionário de Sinônimos", que o editor de texto irá abrir seu Thesaurus na lateral do documento. Aí, você pode fazer a festa, navegando por todas as palavras relacionadas, e a partir delas para outras, anotando todas as que têm o potencial de impressionar o leitor.  Por exemplo, a partir de "força" você encontra "impacto", "influência", "energia", "violência"... Ao selecionar "influência", você encontra "inspiração", "pressão", e por aí vai.

Use anacronismos e outras técnicas para despertar a curiosidade do leitor

Um título que traga ideias anacrônicas tem o potencial de despertar a curiosidade do leitor deste o primeiro momento.  Veja, por exemplo, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal AquinoA Cor do Invisível, de Mário Quintana, ou Até que a morte nos una, de Jonathan Tropper.
Mas nem só de anacronismos vivem bons títulos. A inglesa Catherine Webb, sob o pseudônimo de Claire North, criou alguns títulos memoráveis neste quesito, justamente por contarem tudo, e não contarem nada, a respeito de seu livros. Em português há dois que merecem destaque: A súbita aparição de Hope Arden e As quinze primeiras vidas de Harry August (aliás, lindamente escritos). E aí, despertaram sua curiosidade ou não?   

Quais os títulos de livros do seu gênero?  

Como em quase qualquer coisa na vida, uma boa e velha pesquisa de campo sempre ajuda a ter novas ideias. Vá a uma livraria, física ou virtual, e procure livros do mesmo gênero que o seu.  Quanto mais específicos para seu nicho, seu público-alvo, melhor.  
Anote todos os títulos que te impressionarem e coloque-os no caldo que estamos fazendo até agora!

Converse com leitores e escritores

Umas das melhores fontes de ideias - e validação do título - são aqueles que lerão seus livros. 
Hoje em dia é muito fácil fazer, inclusive, uma enquete no Instagram, Facebook ou outra ferramenta para que você tenha uma visão estatística sobre quais títulos de trabalho geram o maior impacto dos leitores.
No entanto, acredito que a conversa um-a-um ainda seja a mais rica, justamente porque dá ensejo ao nascimento de novas ideias.
Desta forma, assim que você pensar em algum título (que chamamos de "título de trabalho" até que o livro seja publicado), comece a  conversar e ajustar o título.
Por exemplo, o meu primeiro romance, O Nome da Águia, começou com o título de trabalho "A Guerra dos Filhos da Luz contra os Filhos das Trevas", título do famoso "rolo da guerra" encontrado entre os pergaminhos do Mar Morto, em 1947. Quando conversando com um possível leitor, ele me falou que este título parecia um título de um livro de Cordel, e como não era a associação que eu procurava, mudei o título para "Os 14 Messias", que me pareceu bastante bom até um segundo possível leitor comentar, ainda durante a escrita do livro, que seria interessante ter um elemento que aparecesse em todos os tempos da trama histórica do livro. Daí, um pouco mais de pesquisa me levou à Águia (nas bandeiras ou símbolos do Império Romano, Alemanha Nazista, na França de Napoleão, bandeira da Valáquia e outros momentos), que acabou me levando ao título final.   

Use poucas palavras - ou não!

 Bons títulos são como microcontos: impacto máximo em texto mínimo. Stephen King é mestre em títulos assim, como Louca Obsessão (Misery), Desespero e Insônia.
No entanto, há muitos títulos longos que acabam funcionando muito bem, muitas vezes até por conta da estranheza que causam.  Neste grupo os exemplos são muitos, como A Sociedade Literária da Torta de Casca de Batata, de Mary Ann Shaffer, A peculiar tristeza guardada num bolo de limão, de Aimee Bender, ou O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs.


Voltando então ao que falei logo de saída: Não, infelizmente não há regras fixas para criar títulos impactantes, que despertem a curiosidade do leitor.
O melhor que podemos fazer é juntar coelhos, ou melhor, ideias, a esperança de que deste caldo nasça aquele título perfeito.

Neste sentido, peço que traga seus coelhos para este caldo. 

Como você faz para escolher os títulos de seus livros?



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