ste assunto merece ser iniciado por um trecho do (maravilhoso) livro "A Verdade sobre o caso Harry Quebert", de Joël Dicker:
"- Harry, de quanto tempo precisamos para escrever um livro?
- Depende.
- Depende de quê?
- De tudo."
Para simplificar, vamos limitar um pouco este universo: falemos sobre romances para jovens adultos e adultos, ou roteiros de audiovisuais de longa metragem. Escrever livros infantis, por exemplo, é uma arte totalmente diferente, e com tempos totalmente diferentes - basta dizer que o incrível escritor e ser humano Jonas Ribeiro já passou dos 200 livros escritos, e ainda com muitos a anos de escrita pela frente.
E para simplificar ainda mais, vamos falar especificamente sobre o ato de escrever em si, em oposição ao ato de terminar o livro, que envolve todo o tempo e esforço para pensar na ideia, pesquisar, organizar a trama, criar os personagens etc., antes de começar a escrita; e a parte de realizar as múltiplas revisões direcionadas que precisam ser realizadas após o término da primeira versão.
Apenas para dar alguma ideia sobre estas etapas, a maioria dos escritores com quem conversei gasta mais tempo antes e depois de escrever do que efetivamente escrevendo. E aqui vão as primeiras dicas:
- Estabeleça prazos e metas para suas pesquisas e organização, para não correr o risco de ficar na etapa preparatória para sempre. Pesquisar é viciante, planejar as tramas e aprofundar os personagem idem, e o escritor desavisado muitas vezes gasta muito mais tempo que precisaria nisto.
- Crie uma lista de revisões a serem realizadas, uma de cada vez ("Cortar descrições / informações desnecessárias", "Revisar diálogos do protagonista", "Incluir participação do personagem de alívio cômico após momentos mais tensos", "Incluir sentidos (tato, olfato, paladar...) nos momentos que demandam maior imersão do leitor") e se atenha a ela. Escritores muitas vezes relutam em dar sua obra por concluída, adiando este momento indefinidamente, e definir esta lista ajuda a evitar isso.
"Há muita ignorância sobre quanto demora para escrever um romance. Há muita ignorância sobre quanto tempo o romance fica na sua cabeça antes de você começar a escrevê-la"
"Você senta na frente do teclado e coloca uma palavra depois da outra, até terminar. Simples assim, difícil assim"
Como medir o tamanho do livro
Para dar alguns exemplos concretos, vou mostrar alguns números de alguns de meus livros:
Livro |
Páginas |
Palavras |
|
no Word |
no livro
impresso |
||
O Nome da Águia (ed. Novo Século) |
287 |
319 |
73.500 |
O Nome da Águia (ed. Franco) |
287 |
283 |
73.500 |
As Incríveis Memórias de Samael Duncan (ed. Bagaço) |
140 |
229 |
46.500 |
Uhuru (ed. LGE) |
43 |
98 |
15.500 |
Uhuru ( |
43 |
76 |
15.500 |
Veja bem: Fazendo as contas dos exemplos acima, os livros após editados variaram entre 158 e 260 palavras por página. Além disso, o mesmo livro publicado por editoras diferentes acaba saindo com uma grande variação do número de páginas (mais de 20% em alguns casos).
Disso tiramos umas primeira lição importante: você não deve avaliar o tamanho de seu livro pelo número de páginas, mas pelo número de palavras.
Qual o tamanho ideal para um romance?
A partir da tabela podemos também ter uma noção aproximada do tamanho dos livros: um livro com 73.500 palavras terá algo em torno de 300 páginas (ou seja, um livro grande, que pode assustar possíveis editoras porque será mais caro); portanto se seu livro passar de 50.000 palavras, pode contar que uma das demandas iniciais da editora será cortar uma boa parte dele. O que é ótimo, porque sempre que você corta, o que resta é a essência da história, mais interessante e impactante.
Não é que exista um "tamanho ideal", mas esta noção de tamanho é muito importante, porque muitos escritores chegam a mim com livros de 100.000 palavras ou mais e não têm noção de que é demais, para um autor que esteja em início de carreira e procurando editoras.
E quanto tempo demora para escrever um romance?
"O tempo que se demora para escrever um livro depende de seu tamanho"
Parece simples demais? Sim, parece. Mas é verdade. Se você se organiza para escrever, já tem os personagens bem definidos, a trama bem elaborada, todas as cenas definidas, é tudo questão de lembrar a matemática do primeiro grau e calcular o tempo que se leva para terminar o livro a partir da sua produtividade e da quantidade média de palavras de cada cena.
Para isso, digamos que após organizar as tramas do livro você chegou a um total de 100 cenas. Com sua rotina de trabalho bem definida (outro requisito importante para quem ser escritor profissional), escreva algumas cenas, entre 5 e 10, e a partir daí verifique o número de palavras total e o tempo que você levou para escrevê-las. A partir disso, é possível extrapolar o tempo que você irá levar para concluir a primeira versão do livro.
Por exemplo, se você escreveu 10 cenas (de um total de 100) em 15 dias, e o total de palavras chegou a 7.000 palavras, então você deverá demorar 15 x 10 = 150 dias para terminar seu livro, e ele ficará com aproximadamente 70.000 palavras.
Se você acha que isso é "viagem", digo que não é: faço isso com todos meus livros, e todas as vezes que consegui entregar livros no prazo (já são 24 no total, sendo pelo menos 10 encomendados com prazo por alguma editora) é justamente porque fui capaz de calcular o tempo e tamanho aproximados do livro.
Caso você não planeje, "saia escrevendo" após definir personagens. ambiente e conflito (e você não está só: Stephen King e outros nomes de sucesso têm um processo similar a este), ainda assim você conseguirá ter uma boa ideia do tempo total que vai levar para terminar seu livro de acordo com sua evolução diária e a ideia (ainda que vaga) do tamanho que seu livro terá.
Sabendo projetar tempo e tamanho do livro, o que fazer agora?
Ainda melhor do que saber o tamanho e o tempo para terminar um livro seria saber como, e quanto tempo demora, para se escrever um bom livro.
"Existem três regras para escrever ficção. Infelizmente, ninguém sabe quais elas são"
Brincadeiras à parte, o que posso dizer quanto à qualidade do que se escreve é que, como em toda profissão, nada substitui o estudo e a prática.
Estude, pratique sempre, persista. Um dia você irá perceber que as coisas começam a fluir mais fácil, os caminhos parecem mais claros, as portas se abrem para você.
Neste momento, faça como eu: ajude quem está começando, porque você já vai ter a correta dimensão do tanto que coisas simples como estas têm o potencial de atormentar quem está no início da carreira.
Mantenha a corrente do bem!
Acompanhe minhas dicas para escritores no YouTube, e assine meu canal lá para não perder as novidades: https://bit.ly/AlexandreLobao
Dúvidas, comentários, sugestões? Comente aqui, ou fale comigo em minhas redes sociais:
- INSTAGRAM - https://www.instagram.com/alexandre.lobao.oficial
- FACEBOOK - https://www.facebook.com/AlexandreLobao/
- TWITTER - https://twitter.com/alexandrelobao
Nenhum comentário:
Postar um comentário